Arqueólogos turcos acreditam ter encontrado o túmulo do Papai Noel

The Museum of Saint Nicholas

Túmulo de São Nicolau no Museu do Papai Noel, em Demre, na Turquia, pode conter restos mortais de padre anônimo

Arqueólogos turcos acreditam ter descoberto a verdadeira sepultura de São Nicolau, o santo mais conhecido como Papai Noel, debaixo de uma igreja na província de Antalya, no sul da Turquia.

Segundo o jornal turco Daily Sabah, uma equipe de arqueólogos conduzia pesquisas digitais por baixo da superfície da Igreja de São Nicolau, em Demre, na província de Antalya, na Turquia, quando encontrou uma seção especial que contém um relicário com uma sepultura.

No chamado Museu do Papai Noel, uma antiga igreja em Demre, considerada o local de nascimento de São Nicolau, há um sarcófago que os arqueólogos acreditavam ser o do santo. Mas especialistas turcos alegam que os vestígios mortais no sarcófago pertencem, na verdade, a um padre anônimo.

A sepultura na Igreja de Demre pode então, acreditam os arqueólogos envolvidos na pesquisa, revelar os verdadeiros restos mortais de São Nicolau.

O responsável da Autoridade dos Monumentos de Antalya, Cemil Karabayram, salienta à imprensa turca que “o santuário não está danificado, mas é bastante difícil chegar a ele, já que há mosaicos no chão”.

Assim, seria preciso escalar cada azulejo, um a um, e removê-los como um todo em um molde, explica Karabayram, acrescentando que a Autoridade dos Monumentos procura agora pesquisadores especializados para realizar o resto do trabalho no terreno, para aprofundar as pesquisas sob a superfície.

São Nicolau, que morreu no ano 343 d.C., teria sido sepultado na Igreja de Demre. Segundo uma teoria defendida por alguns historiadores, no século XI seus restos mortais foram levados para a Itália, durante as Cruzadas, e estariam guardados na Basílica de São Nicolau, em Bari.

Entretanto, na Turquia, especialistas defendem que os restos mortais levados para a Itália pertencem a um padre desconhecido, e a nova sepultura encontrada poderia agora validar a ideia.

São Nicolau era conhecido pela generosidade para com as crianças, sendo venerado como santo pelos cristãos, e tendo dado origem à figura contemporânea do famoso Papai Noel.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem venera os “santos” são os católicos, não os cristãos.
    E que diferença fará para a vida do cidadão comum saber se o túmulo é ou não é do Nicolau? Vai melhorar alguma coisa?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …