Arqueólogos turcos acreditam ter encontrado o túmulo do Papai Noel

The Museum of Saint Nicholas

Túmulo de São Nicolau no Museu do Papai Noel, em Demre, na Turquia, pode conter restos mortais de padre anônimo

Arqueólogos turcos acreditam ter descoberto a verdadeira sepultura de São Nicolau, o santo mais conhecido como Papai Noel, debaixo de uma igreja na província de Antalya, no sul da Turquia.

Segundo o jornal turco Daily Sabah, uma equipe de arqueólogos conduzia pesquisas digitais por baixo da superfície da Igreja de São Nicolau, em Demre, na província de Antalya, na Turquia, quando encontrou uma seção especial que contém um relicário com uma sepultura.

No chamado Museu do Papai Noel, uma antiga igreja em Demre, considerada o local de nascimento de São Nicolau, há um sarcófago que os arqueólogos acreditavam ser o do santo. Mas especialistas turcos alegam que os vestígios mortais no sarcófago pertencem, na verdade, a um padre anônimo.

A sepultura na Igreja de Demre pode então, acreditam os arqueólogos envolvidos na pesquisa, revelar os verdadeiros restos mortais de São Nicolau.

O responsável da Autoridade dos Monumentos de Antalya, Cemil Karabayram, salienta à imprensa turca que “o santuário não está danificado, mas é bastante difícil chegar a ele, já que há mosaicos no chão”.

Assim, seria preciso escalar cada azulejo, um a um, e removê-los como um todo em um molde, explica Karabayram, acrescentando que a Autoridade dos Monumentos procura agora pesquisadores especializados para realizar o resto do trabalho no terreno, para aprofundar as pesquisas sob a superfície.

São Nicolau, que morreu no ano 343 d.C., teria sido sepultado na Igreja de Demre. Segundo uma teoria defendida por alguns historiadores, no século XI seus restos mortais foram levados para a Itália, durante as Cruzadas, e estariam guardados na Basílica de São Nicolau, em Bari.

Entretanto, na Turquia, especialistas defendem que os restos mortais levados para a Itália pertencem a um padre desconhecido, e a nova sepultura encontrada poderia agora validar a ideia.

São Nicolau era conhecido pela generosidade para com as crianças, sendo venerado como santo pelos cristãos, e tendo dado origem à figura contemporânea do famoso Papai Noel.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem venera os “santos” são os católicos, não os cristãos.
    E que diferença fará para a vida do cidadão comum saber se o túmulo é ou não é do Nicolau? Vai melhorar alguma coisa?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …