Engenheiros dos EUA desenvolvem software para combater escassez de água

Engenheiros da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, apresentaram nesta sexta-feira uma nova ferramenta digital para combater a seca e potencializar o uso de água reaproveitada e da chuva.

A iniciativa, batizada como AquaCharge, pretende ajudar a resolver o problema de escassez de água através da otimização do uso de águas residuais e para reaproveitar a água resultante da chuva e do derretimento de neve.

“Uma ferramenta como esta permite que as comunidades compreendam melhor o potencial de um sistema no qual as águas pluviais e a água reaproveitada se transformam em reserva de água subterrânea”, explicou à Agência Efe Jon Bradshaw, um dos engenheiros que integram o projeto.

Para o professor Richard Luthy, diretor da iniciativa, a ideia de reaproveitar a água não é nova, já que estes sistemas são utilizados ao longo de todo o território americano. Não obstante, o software permite combinar estes sistemas com o único enfoque de reabastecer as águas subterrâneas com águas residuais que já estão tratadas para o consumo humano.

Uma das maiores preocupações de estados como a Califórnia é que os aquíferos subterrâneos estão secando, o que agrava ainda mais a escassez de água.

Este, no entanto, não é apenas um problema do estado mais populoso do país, já que, segundo dados do Escritório Governamental de Contabilidade dos EUA para o ano 2024, pelo menos 40 estados terão problemas com o abastecimento de água.

Bradshaw afirma que iniciativas como a AquaCharge permitem que as comunidades se preparem melhor para as secas futuras e os efeitos da mudança climática.

O pesquisador ressaltou que o uso de água reaproveitada está crescendo no mundo todo, mas é necessário melhorar os sistemas de uso e reutilização da água.

A Califórnia, por exemplo, reaproveita atualmente cerca de 15% de suas águas residuais disponíveis. O estado quer dobrar e até triplicar esse número até 2030 e o novo software poderia ajudá-los a chegar a estes níveis, e até superá-los, garantiu Luthy.

A Sociedade Americana de Engenheiros Civis recentemente homenageou os desenvolvedores deste projeto, que ainda não tem data de lançamento.

// EFE

DEIXE UMA RESPOSTA:

Estudante brasileira está viajando para a NASA após descobrir novos asteroides

Estudante do Colégio CPM, a jovem Mylena Peixoto, de 16 anos, está de partida rumo à NASA, nos Estados Unidos, após ter descoberto a existência de cinco novos asteroides que orbitam entre Marte e Júpiter. A …

Coca-Cola irá pagar mais de R$ 3 milhões para quem ajudar a resolver um de seus maiores problemas

Um milhão de dólares, ou mais de 3 milhões de reais. É o que a Coca-Cola vai pagar para quem ajudar a maior fabricante de refrigerantes do mundo a superar um de seus maiores problemas: …

Buracos negros supermaciços se alimentam de medusas cósmicas

Observações de “galáxias medusas” obtidas com o VLT (Very Large Telescope) do ESO revelaram um modo que não se sabia anteriormente para alimentar buracos negros. Parece que o mecanismo que produz os tentáculos de gás e …

Adolescente convence prefeito nos EUA a obrigar casas a terem painéis solares

Com apenas 16 anos de idade, a adolescente Delaney Reynolds ouviu falar na lei aprovada na cidade de São Francisco, na Califórnia, que obriga novos prédios a instalar painéis solares ou telhados verdes. Logo pensou …

Crianças armadas saqueiam supermercado na Venezuela

Cerca de 20 crianças armadas saquearam nesta quinta-feira (17) um pequeno supermercado na localidade de Lecherías, a 325 quilômetros de Caracas. As crianças, que segundo a imprensa local têm idades entre 7 e 13 anos, entraram …

Investigações apontam que Vaccarezza recebeu 430 mil dólares em propinas

O ex-deputado federal Cândido Vaccarezza recebeu cerca de US$ 430 mil em propina por cada contrato celebrado entre a Petrobras e a Sargeant Marine, entre 2010 e 2013, segundo a investigação da Polícia Federal (PF) …

Governo amplia público-alvo de vacinas de HPV para adultos até 26 anos

Municípios que tenham vacina de HPV em estoque com prazo de validade até setembro poderão, a partir desta sexta-feira (18), aplicá-la em homens e mulheres com até 26 anos. Terminado o estoque que está prestes …

Polícia detém suspeito de esfaqueamento em massa na Finlândia

Um homem ainda não identificado esfaqueou várias pessoas nesta sexta-feira (18) em uma praça no centro da cidade finlandesa de Turku, no sudoeste do país. Duas pessoas morreram e outras seis ficaram feridas, informou a polícia …

Matou (quase) todos: quatro dos cinco terroristas na Espanha foram mortos pela mesma agente

Podia ser apenas um filme de ação, mas aconteceu mesmo: sem olhar a medos, uma agente da polícia catalã disparou contra os terroristas quando eles se dirigiam a ela com facas, machados, machetes, cutelos e …

Lula inicia caravana pelo Nordeste com discurso voltado para as eleições

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018 e admitiu seu desejo de disputar o pleito, iniciou nesta quinta-feira (17) uma caravana …