Escola na Espanha ensina a ser pastor

As gerações mais novas ouvem repetidamente dizer que a agricultura e a pecuária não são profissões do futuro, mas a Escola de Pastores da Catalunha nasceu há dez anos para contrariar essa afirmação.

A Escola de Pastores da Catalunha nasceu há dez anos e é direcionada a um público jovem, entre 12 e 35 anos, e recebe anualmente dezenas de candidaturas.

Em entrevista ao P3, o fotógrafo Joan Alvado informa que os aspirantes a pastores chegam de toda a Catalunha, “mas também de todo o território espanhol”. “A maioria, no entanto, tem cerca de 30 anos e frequenta a escola por sentir vocação para a pastorícia”.

Entre 2010 e 2014, o fotógrafo acompanhou o percurso dos estudantes da escola, período que resultou no fotolivro Escola de Pastors, que foi publicado recentemente. “Comecei a fotografá-los quando frequentavam o estágio curricular, mas nos últimos anos comecei a acompanhar alguns dos pastores que conseguiam estabelecer seu próprio projeto.”

O trabalho fotográfico de Alvado tem um propósito: passar a mensagem da regeneração e rejuvenescimento do setor agrícola na Espanha.

“A profissão de pastor é sempre entendida como nostálgica, à beira da extinção. Um pastor não é visto como alguém que tenha um emprego, muito menos um emprego com futuro ou atrativo para os jovens. Por isso, na primeira vez em que ouvi falar da escola, fiquei surpreendido por perceber que existe interesse de tantos jovens no setor. Foi algo inesperado”, contou o fotógrafo.

No início do projeto, ele temeu que o tema fosse entendido como de interesse local, mas rapidamente percebeu que a história que conta em fotografias tem uma dimensão universal. “A maior parte das pessoas vive nas cidades, mas mantém um vínculo familiar com o mundo rural que não ultrapassa as duas gerações. Esta é uma história que tem a capacidade de nos tocar emocionalmente por esse motivo e eu acho isso muito bonito.”

Joan Alvado não frequenta a escola, mas nunca esqueceu esse laço pessoal, motivo pelo qual dedicou seu fotolivro ao avô, que é pastor.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Apple quer proibir lançamento de livro que revela segredos comerciais da empresa

O livro alemão App Store Confidential, de Tom Sadowski, é uma publicação temida pela Apple. Isso porque o autor foi o líder de desenvolvimento da loja de aplicativos da Gigante de Cupertino na Alemanha, Áustria …

Chineses acusam governo de usar epidemia de coronavírus para prender dissidentes

No momento em que a China enfrenta a epidemia do COVID-19 que já causou 2 mil mortes e infectou 74 mil pessoas no país, o mundo se pergunta se a crise reforça ou, pelo …

Suíça quer devolver dinheiro ganho com tráfico de escravizados para as Américas

O horror do tráfico de pessoas escravizadas entre os séculos XVI e XIX para os EUA, Caribe, América Latina e principalmente o Brasil teve mais responsáveis do que nos dita a história. E a Suíça …

Reino Unido pós-Brexit fecha portas para imigrantes pouco qualificados

No Reino Unido pós-Brexit, os estrangeiros que quiserem obter um visto de trabalho no país vão ter que provar muitas habilidades. Os candidatos receberão pontos de acordo com seu nível de inglês, diploma e profissão …

Síria realiza primeiro voo comercial entre Damasco e Aleppo desde 2013

Diretores de aeroportos da Síria mencionam o trabalho realizado no aeroporto de Aleppo para permitir o feito, realizado graças à vitória do Exército sírio e esforço dos operários. A Síria realizou seu primeiro voo comercial em …

Mudanças climáticas ameaçam futuro das crianças do mundo, diz ONU

Estudo de Nações Unidas, Unicef e revista 'The Lancet' aponta ações de sustentabilidade insuficientes. Países ricos fracassam em prover meio ambiente favorável, apesar de melhor ponto de partida. Países de todo o mundo estão fracassando em …

Bug no sistema do McDonald's forneceu lanches de graça sem limite de quantidade

Imagine você poder realizar quantos pedidos quiser no McDonald's e não ter que arcar com um só centavo para isso. Bem, essa mamata virtual era o que vinha acontecendo no sistema da multinacional de fast-food …

Governo chinês está até "queimando" dinheiro para combater o coronavírus

A briga do governo chinês contra o Covid-19 (também conhecido como "novo coronavírus") tem colocado diversos órgãos governamentais em alerta, e o governo da China parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença …

Maior organização de escoteiros dos EUA declara falência após processos de abuso sexual

O grupo Boys Scouts of America, principal movimento de escoteiros dos Estados Unidos, apresentou um pedido de falência nesta terça-feira (18), em um esforço para salvaguardar as indenizações às vítimas de abuso sexual, afirma um …

Ações humanas alteram dispersão de sementes na Amazônia, aponta estudo

Análise de mais de 26 mil árvores demonstra que atividades como queimadas e desmatamento abalam o equilíbrio entre fauna e flora. Com degradação, restam animais pequenos na floresta, que espalham sementes menores. Quando se fala em …