A escravidão ainda existe: imigrantes africanos estão à venda por R$ 285

United Nations Photo / Flickr

Muitos imigrantes que chegam à Líbia com o sonho de atravessarem o Mediterrâneo em direção à Europa acabam vendidos como escravos. A CNN esteve em um leilão de pessoas e falou com um jovem que foi vendido como escravo.

A CNN denuncia venda de imigrantes africanos na Líbia depois de receber um vídeo onde se veem vários homens sendo leiloados. As autoridades locais prometeram investigar a situação.

O canal norte americano disse ter passado vários meses verificando a autenticidade das imagens.

Um dos homens que aparece no vídeo foi vendido por 1.200 dinares líbios (R$ 285). O homem que faz a venda não aparece no vídeo. que tem pouca qualidade, apenas se vê sua mão, em cima do ombro do – a partir daquele momento – escravo.

Com uma equipe no local, a emissora conseguiu chegar a um leilão em uma localidade a cerca de 30 minutos de Trípoli, explicando que ocorrem entre uma e duas vezes por mês em diversas cidades.

Alguém quer um cavador? Este é um cavador, um homem grande forte, ele cava”, diz o vendedor. Aos poucos, vão aumentando as ofertas: “500, 550, 600, 650, 700…”. Em poucos minutos, o homem é vendido e entregue ao novo “dono”, não passa de “mercadoria”, como aliás, fazem questão de afirmar.

A maioria destes homens são imigrantes, que fugiram dos países devido a conflitos e à pobreza. Chegam até a Líbia na esperança de atravessar o Mediterrâneo e chegarem à Europa.

Com o aumento da fiscalização por parte da guarda costeira, porém, há cada vez menos embarcações se aventurando pelo mar, levando a cada vez mais pessoas retidas em terra. Isso levou os contrabandistas a começarem a vender os eventuais passageiros.

De acordo com a CNN, há imigrantes e refugiados oriundos da África subsaariana que são leiloados por 400 dólares, caso não consigam pagar o resgate exigido pelas redes de tráfico. Estes grupos, em vez de garantirem a entrada dos imigrantes em solo europeu, os exploram ao limite para fazer mais algum dinheiro.

O responsável pelo centro de detenção, local onde os imigrantes ficam retidos por não conseguirem chegar a solo europeu, assumiu que já ouviu rumores de vendas de escravos, mas nunca assistiu à nada.

Não acontece à nossa frente, não há provas”, afirmou. O tenente Naser Hazam, da Agência Anti-Imigração Ilegal, também disse nunca ter assistido a um leilão de escravos, mas confirmou que existem gangues que fazem contrabando de pessoas no país.

“Alguns relatos são verdadeiramente terríveis e os mais recentes relatos de ‘mercados de escravos’ para imigrantes podem ser acrescentados à longa lista de horrores“, referiu, emm comunicado, Mohammed Abdiker, diretor de operações da Organização Internacional para a Migração.

De acordo com a mesma organização, a violência da viagem pelo norte de África levou quase 9 mil imigrantes a optarem por voltar para casa – por mais terríveis que os conflitos nestes locais possam ser.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …