Algas marinhas mortas, encontradas aos montes nas praias, são a solução pra tirar do cenário o lixo que os farofeiros deixam nas areias diariamente, pois um estudante universitário alemão criou um material de embalagem completamente biodegradável, feito inteiramente de águas marinhas.
O projeto é de Felix Pöttinger, da Royal College of Art, em Londres, e o nome do produto é POC. O rapaz garante que o material tem propriedades antibacterianas. Isso ajuda a manter a comida seca e fresca.
Ele espera que o POC seja usado para reduzir os resíduos de embalagens de alimentos e plásticos. “É um material desperdiçado naturalmente e pesquisas anteriores mostraram que é altamente resistente contra o mofo”, explica.
A alga é misturada com uma substância das folhas, antes de ser comprimida em um molde. O material é então assado até secar. As propriedades químicas também fornecem benefícios adicionais – ajudando a alimentar bactérias.
Futuro
Já que o material também é completamente renovável, Felix acredita que poderia substituir as embalagens plásticas de alimentos no futuro.
“Estou usando apenas as fibras de algas mortas que aparecem nas praias da costa do Mediterrâneo, então não há processo de colheita industrial para prejudicar a população delas ou qualquer ser vivo”, garante Felix.
O estudante planeja agora montar uma empresa para testar o produto para que possa cumprir as normas de embalagem de alimentos da União Européia.