Vulcão Etna desliza lentamente em direção ao Mar Mediterrâneo

Cirimbillo / Wikimedia

Vulcão Etna em erupção anterior

O vulcão mais ativo da Europa, o italiano Etna, está deslizando para o mar. Um novo estudo revela um movimento médio de 14 milímetros por ano.

Sem percebermos e muito lentamente, o vulcão mais ativo da Europa escorrega em direção ao mar. Embora seja uma situação que requer atenção, não é motivo para alarde.

A conclusão surge em um estudo recente, publicado na edição de abril do Bulletin of Volcanology. De acordo com a pesquisa, o Etna desliza em direção ao Mediterrâneo a um ritmo de, em média, 14 milímetros por ano.

A equipe, liderada por cientistas britânicos, afirma que o deslocamento poderia gerar perigos em toda a estrutura do vulcão no futuro. “Diria que não há atualmente motivo para alarde, mas é algo que temos de estar atentos, especialmente para ver se há alguma aceleração no movimento”, explica John Murray, líder da equipe, à BBC.

É através de uma rede de estações GPS de alta precisão, erguida na montanha, que Murray consegue controlar o comportamento do vulcão, já que são esses aparelhos que permitem registrar mudanças milimétricas na forma do cone vulcânico.

Os pesquisadores recolheram os dados entre 2001 e 2012, e perceberam que a montanha se desloca a caminho da cidade costeira de Giarre, a cerca de 15 quilômetros do Etna, na Sicília. Esse ritmo se traduz em 1,4 metro a cada cem anos, ou seja, só daqui a mais de 1,5 milhões de anos os habitantes de Giarre poderiam ver o Etna.

Os registros geológicos mostram que esses vulcões deslizantes têm tendência a colapsos por seções, havendo o risco de, em uma erupção, haver um colapso de uma parte do cone, causado deslizamentos de terra. No entanto, essas situações são raras e podem levar séculos para atingir um estado crítico.

A preocupação dos cientistas centra-se na atividade eruptiva. Agora, os pesquisadores têm que analisar as deformações que os movimentos de magma causam na montanha, já que uma erupção pode acontecer quando o magma sobe e a deforma.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …