Vulcão Etna desliza lentamente em direção ao Mar Mediterrâneo

Cirimbillo / Wikimedia

Vulcão Etna em erupção anterior

O vulcão mais ativo da Europa, o italiano Etna, está deslizando para o mar. Um novo estudo revela um movimento médio de 14 milímetros por ano.

Sem percebermos e muito lentamente, o vulcão mais ativo da Europa escorrega em direção ao mar. Embora seja uma situação que requer atenção, não é motivo para alarde.

A conclusão surge em um estudo recente, publicado na edição de abril do Bulletin of Volcanology. De acordo com a pesquisa, o Etna desliza em direção ao Mediterrâneo a um ritmo de, em média, 14 milímetros por ano.

A equipe, liderada por cientistas britânicos, afirma que o deslocamento poderia gerar perigos em toda a estrutura do vulcão no futuro. “Diria que não há atualmente motivo para alarde, mas é algo que temos de estar atentos, especialmente para ver se há alguma aceleração no movimento”, explica John Murray, líder da equipe, à BBC.

É através de uma rede de estações GPS de alta precisão, erguida na montanha, que Murray consegue controlar o comportamento do vulcão, já que são esses aparelhos que permitem registrar mudanças milimétricas na forma do cone vulcânico.

Os pesquisadores recolheram os dados entre 2001 e 2012, e perceberam que a montanha se desloca a caminho da cidade costeira de Giarre, a cerca de 15 quilômetros do Etna, na Sicília. Esse ritmo se traduz em 1,4 metro a cada cem anos, ou seja, só daqui a mais de 1,5 milhões de anos os habitantes de Giarre poderiam ver o Etna.

Os registros geológicos mostram que esses vulcões deslizantes têm tendência a colapsos por seções, havendo o risco de, em uma erupção, haver um colapso de uma parte do cone, causado deslizamentos de terra. No entanto, essas situações são raras e podem levar séculos para atingir um estado crítico.

A preocupação dos cientistas centra-se na atividade eruptiva. Agora, os pesquisadores têm que analisar as deformações que os movimentos de magma causam na montanha, já que uma erupção pode acontecer quando o magma sobe e a deforma.

Ciberia // ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

48 políticos investigados na Lava Jato perderão foro privilegiado se não se reelegerem

Quarenta e oito políticos com foro privilegiado que estão sendo investigados ou foram denunciados na operação Lava Jato correm o risco de ter seus casos enviados à primeira instância caso não consigam se reeleger em …

Droga que recupera movimentos é testada em humanos no Rio

Pesquisadores brasileiros começam a selecionar pacientes para testar uma droga que seria capaz de recuperar movimentos, ou seja, regenerar nervos danificados em pessoas paralisadas. A ideia é aplicar a polilaminina em pacientes com lesões na medula …

Tribunal reacende polêmica da selfie do macaco Naruto

A 9ª Corte de Apelação, dos Estados Unidos, acaba de reacender a polêmica do processo da selfie do macaco Naruto. O órgão garante que ainda julgará uma decisão final sobre o assunto, mesmo que já tenha …

Monte de Saint-Michel é evacuado devido a alerta de segurança

O histórico Monte de Saint-Michel, no litoral oeste da França, foi evacuado neste domingo pela Gendarmaria, informou a imprensa local que apontar para a presença de um indivíduo com atitude ameaçante. O jornal regional "Ouest-France" afirmou …

Cientistas criam vidro que converte energia solar em eletricidade

Cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, criaram um painel de vidro fotovoltaico, capaz de absorver a luz solar, transformando-a em energia elétrica, que poderá substituir os tradicionais painéis solares. Uma equipe de cientistas que trabalha …

Ingressos para 1° filme em cinema na Arábia Saudita esgotam em 1 minuto

Os ingressos colocados à venda para a primeira projeção pública de um filme na Arábia Saudita desde os anos 80 esgotaram "em menos de um minuto", e além disso, somente 300 sortudos puderam estar presentes …

Países comemoram suspensão de testes nucleares pela Coreia do Norte

A Coreia do Sul, a China, os EUA e o Reino Unido foram algumas das potências mundiais que celebraram a decisão da Coreia do Norte de fechar seu centro de testes nucleares. A suspensão dos testes …

NASA começará a construir estação espacial lunar já no ano que vem

Na última quinta-feira (19), um porta-voz da NASA anunciou que a agência espacial já está entrando em contato com empresas parceiras para construir uma nave que será chamada de Lunar Orbital Platform-Gateway. Essa nave se tornará …

Segredo que alimenta o inferno explosivo de Yellowstone é desvendado

Simulações em supercomputadores ofereceram uma nova explicação para a geologia subjacente às atividades sísmicas recentes dos corpos de magma do Parque Yellowstone, nos Estados Unidos. O supervulcão de Yellowstone é o mais bonito barril de pólvora …

Arqueólogas iniciam estudo da ilha escocesa chamada de "Egito do Norte"

Uma equipe internacional de arqueólogas iniciou o maior projeto de pesquisa na ilha escocesa de Rousay, conhecida como "Egito do Norte", onde foram identificados mais de cem locais arqueológicos, que poderiam revelar informações sobre o …