Estudo fornece indícios da existência de vulcões ativos em Vênus

Nova pesquisa liderada pela Associação de Universidades para Pesquisa Espacial (USRA), mostra que o fluxo de lava em Vênus é recente, sugerindo que o planeta ainda pode estar vulcanicamente ativo. Se isso for comprovado, Vênus seria o único planeta no Sistema Solar além da Terra a ter erupções recentes.

Estudar a atividade vulcânica em Vênus pode nos ajudar a melhor compreender como acontece o resfriamento de planetas, e porque nosso vizinho Marte não tem.

Imagens de radar registradas na década de 1990 pela sonda Magellan da NASA revelaram que Vênus é um planeta de vulcões e extensos fluxos de lava. Entre 2006 e 2014, a sonda Venus Express, da Agência Espacial Europeia, mediu a quantia de luz infravermelha emitida de parte da superfície de Vênus durante a noite.

Os pesquisadores deste novo trabalho publicado na revista Science Advances compararam estes dados para identificar fluxos atuais de lava na superfície de Vênus. Até agora, a duração das erupções vulcânicas do planeta não eram bem conhecidas.

O autor principal do trabalho Justin Filiberto, juntamente com sua equipe, recriou em laboratório a atmosfera quente e cáustica para investigar como os mineiras do planeta reagem e mudam com o tempo. Filiberto é cientista do Instituto Planetário e Lunar em Houston, Texas (EUA).

Os resultados mostraram que a olivina, um mineral abundante no basalto e que compõe 90% da superfície de Vênus, reage rapidamente com a atmosfera e em poucas semanas fica com a superfície coberta com minerais de óxido de ferro: hematita e magnetita.

Esta capa com hematita foi visualizada em Vênus da mesma forma que foi observada em laboratório, mas com uma existência um pouco mais prolongada, de poucos anos. Portanto o mineral indica a presença de vulcões ativos no vulcão.

Ainda não temos a confirmação irrefutável desta informação. Isto seria uma descoberta importantíssima, afinal de contas Vênus é nosso vizinho e é muito semelhante à Terra em tamanho e densidade. Caso não haja vulcões ativos por lá, por que eles seriam ativos aqui?

Missões futuras para a vizinhança de Vênus devem facilitar a observação do fluxo de lava e oferecer evidências concretas sobre suas atividades.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas revelam misterioso fenômeno que pode ser causador do crescimento do oceano Atlântico

O Pacífico continua sendo o maior oceano do nosso planeta, mas o Atlântico está ganhando terreno e mar à medida que se expande por cerca de quatro centímetros anualmente. O deslocamento glacial lento dos oceanos acontece …

A cidade mais antiga das Américas - com a mesma idade do Egito faraônico - está sendo invadida

Tendo sobrevivido por 5 mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob ameaça de posseiros alegando que a pandemia coronavírus os deixou sem outra opção a não ser ocupar a cidade sagrada. A …

Greve global pelo clima está marcada para o dia 19 de março

As mudanças climáticas costumam ser tratadas como uma pauta menos urgente e com maior prazo para ser resolvida, mas a verdade é que, pela gravidade do quadro e pela totalidade de sua abrangência, ela é …

Farmacêutico dos EUA que danificou centenas de doses da Moderna declarou-se culpado

O farmacêutico que tentou sabotar quase 600 doses da vacina da Moderna do Aurora Medical Center, no estado norte-americano de Wisconsin, se declarou culpado. O farmacêutico norte-americano Steven Brandenburg, de 46 anos, se declarou culpado por …

Cepa brasileira eleva preocupação mundial com mutações do coronavírus

A variante do coronavírus do Amazonas, assim conhecida por ter sido detectada pela primeira vez em pessoas que estiveram no estado brasileiro, ao lado de cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul, …

AstraZeneca nega que venderá vacinas ao setor privado

A farmacêutica soltou um comunicado após o governo federal brasileiro ter dado aval para empresas privadas adquirirem um lote de 33 milhões de doses do imunizante. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a possibilidade. A …

Islândia começa a emitir 'passaportes de vacinação' em meio à polêmica na UE

A Islândia emitiu seus primeiros "certificados" de vacinação destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas contra a Covid-19, os chamados "passaportes de vacinação", segundo informações das autoridades nesta terça-feira. Ela se tornou um …

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus. O ministro da …

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …