EUA admitem usar força militar contra a Coreia do Norte

Pete Marovich / POOL / EPA

-

O presidente norte-americano avisou nesta quinta-feira (6) a Coreia do Norte de que considera “algumas coisas bem severas” em resposta ao lançamento sem precedentes de um míssil com a capacidade de atingir os EUA.

Em visita à Polônia, antes de se deslocar ao encontro do G20, que decorre neste fim de semana em Hamburgo (Alemanha), o presidente dos EUA apelou ainda a todos os países para confrontarem Pyongyang com o seu “comportamento muito, muito mau”, de acordo com a agência Associated Press.

Donald Trump se encontrará em Hamburgo com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, que tem se oposto ao reforço das sanções econômicas e a eventuais ações militares contra Pyongyang.

Nas primeiras declarações públicas desde que a Coreia do Norte testou pela primeira vez um míssil balístico intercontinental, Trump se isentou de comentar quaisquer pormenores sobre que resposta pode ser esperada por parte dos EUA, mas considerou o incidente como “uma ameaça”, deixando claro que será “confrontada com muita força”.

“É uma vergonha que eles se comportem desta maneira. Estão se comportando de uma maneira muito, muito perigosa, e alguma coisa tem que ser feita em relação a isso”, afirmou o chefe de Estado norte-americano, sem especificar.

Os EUA têm considerado um conjunto de novas sanções, medidas econômicas e outras, em resposta ao teste na última terça-feira do míssil intercontinental pela Coreia do Norte – avanço tecnológico que Washington considera como um aumento significativo da ameaça por parte de Pyongyang.

Na reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, realizada nesta quarta-feira (5), Nikki Haley, embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, afirmou que, “se tiver de ser”, o país não exclui a possibilidade de recorrer às suas “forças militares consideráveis”, cita o semanário Expresso.

Outra alternativa seria cortar os laços comerciais com países que continuem a negociar com a Coreia do Norte em violação das resoluções da ONU impostas ao país. “Iremos dar atenção a qualquer país que opte por fazer negócios com este regime fora da lei”, disse Haley.

A China apelou que sejam evitados os “discursos e atos” suscetíveis de agravar as tensões na península coreana, em reação à defesa por parte dos EUA e da França de novas sanções contra Pyongyang propostas nas Nações Unidas.

“Apelamos a todas as partes a que deem prova de contenção, evitando os discursos e atos suscetíveis de agravarem as tensões e a trabalharem em conjunto para diminuírem as tensões”, declarou o porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Geng Shuang, citado pela agência France-Presse.

A China reiterou que critica claramente o lançamento histórico do míssil intercontinental e apelou “firmemente à Coreia do Norte para respeitar as resoluções da ONU”, mas recordou também que “a manutenção da paz e a estabilidade na península serve os interesses comuns de todas as partes”, acrescentou o porta-voz.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …