EUA esperam associação ativa com governo de Bolsonaro

Fernando Frazão / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

O assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, afirmou depois de se reunir no Rio de Janeiro com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, que seu país espera uma “associação ativa com o Brasil” durante o novo governo.

O assessor de Donald Trump disse que aproveitou o encontro para estender o convite que o presidente dos EUA fez para que Jair Bolsonaro o visite em Washington a fim de debater sobre uma maior cooperação entre os dois países.

“Tivemos uma ampla e produtiva discussão com o presidente eleito do Brasil e com sua equipe de segurança”, disse Bolton em mensagem no Twitter, depois de uma reunião na qual nenhuma das partes deu declarações à imprensa.

Bolsonaro também se pronunciou pelo Twitter e disse que o encontro foi produtivo, mas também não se referiu ao que foi discutido.

“Uma reunião muito produtiva e agradável com o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton. Estive acompanhado de nosso futuro ministro da Defesa (General Fernando), Relações Exteriores (Ernesto Araújo) e com o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (General Heleno)”, disse Bolsonaro em sua mensagem.

Heleno, colaborador próximo do presidente eleito, afirmou que os dois países precisam estreitar seus vínculos para aproveitar “a proximidade geográfica e geopolítica”. “Temos que nos aproximar. Isso parece muito importante”, afirmou o general da reserva do Exército.

Junto a Bolsonaro também estavam um de seus filhos, o senador eleito Flavio Bolsonaro, e o atual ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes.

Bolton compareceu ao encontro acompanhado pelo diretor para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional, Mauricio Claver-Carone; o diretor para o Brasil, David Schnier; o encarregado de Negócios, Bill Popp; e o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Garrett Marquis.

O assessor americano chegou à residência de Bolsonaro no Rio às 6h45 para um encontro de pouco mais de uma hora, no qual as duas delegações se sentaram à mesa para um café da manhã, tiveram uma reunião mais reservada e posaram para fotógrafos e cinegrafistas oficiais.

Bolton fez uma breve escala no Rio de Janeiro em sua viagem rumo a Buenos Aires, onde participará a partir de amanhã da Cúpula do G20 como integrante da delegação de Trump.

Apesar de nenhuma das partes ter divulgado o assunto da conversa, tanto Bolsonaro como Bolton tinham antecipado nas redes sociais que abordariam temas como a situação de Venezuela e Cuba, a segurança regional e a influência econômica e política da China nos países da América Latina.

Desde que foi eleito, Bolsonaro não escondeu seu interesse em se aproximar dos EUA.

Trump, por sua vez, foi o primeiro chefe de Estado a parabenizá-lo por sua vitória nas eleições, em uma conversa na qual disse esperar uma maior aproximação entre ambos os países, especialmente em assuntos comerciais e de cooperação militar.

Na última terça-feira, Bolton disse que a eleição de Bolsonaro é uma “oportunidade histórica” para Brasil e EUA e afirmou que os dois presidentes já começaram a desenvolver “uma relação pessoal”.

“Vemos isto como uma oportunidade histórica para que Brasil e EUA trabalhem juntos em uma série de áreas, como economia, segurança, entre outras”, afirmou Bolton.

ZAP // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …