Homens mais altos do mundo herdaram genes de caçadores de mamutes

Os homens mais altos do mundo, que residem em países como Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Croácia e Holanda, carregam a herança genética de caçadores de mamutes do Paleolítico, apurou uma nova investigação científica.

A pesquisa, realizada por investigadores da Universidade Masaryk, na República Tcheca, analisou em particular 3207 estudantes homens da Bósnia e Herzegovina, com idades entre os 17 e os 20 anos.

“Juntamente com os holandeses, os montenegrinos e os croatas, os homens da Herzegovina (183.4 cm) podem ser vistos como os mais altos do mundo“, realçam os autores do artigo publicado no jornal Royal Society Open Science.

Estes cientistas concluíram que, “uma vez que os padrões nutricionais e as condições sócio-econômicas ainda são profundamente sub-ótimas, a mais provável explicação para esta altura excepcional reside em fatores genéticos específicos associados com a propagação do haplogrupo I-M170 [do cromossoma] Y”.

A amostra mais antiga deste grupo genético pertence a “um indivíduo que viveu há 33 mil anos no sul da Itália”, explica o pesquisador que liderou o estudo, Pavel Grasgruber, citado pelo Seeker.

Segundo o cientista, os homens de países como Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Croácia e Holanda, que são, em média, mais altos do que a maioria da restante população da Terra, têm traços genéticos que remontam à cultura Gravetiana do Paleolítico Superior que existiu há entre 50 mil a 10 mil anos na Europa.

“A Gravetiana é a cultura pré-histórica mais importante do Paleolítico Superior na Europa e é, por vezes, chamada de ‘cultura dos caçadores de mamutes’“, sublinha Grasgruber.

Estes caçadores pré-históricos teriam crescido até os 1,80m, algo que não é assim tão alto para os padrões atuais, mas que constitui uma altura surpreendente para o Paleolítico. Os seus contemporâneos Maias, por exemplo, tinham em média 1,60 metros.

Pavel Grasgruber acredita que o crescimento dos caçadores de mamutes está associado a uma combinação de vários fatores de estilo de vida e de nutrição, como o consumo de carne e à falta de população.

“Temos razões para acreditar que o grande jogo da especialização na caça associado ao excedente de proteínas de alta qualidade e à baixa densidade populacional tenha criado condições ambientais que levaram à seleção de homens excepcionalmente altos“, salienta o cientista.

Ao que tudo indica, a força evolutiva que provocou essa altura excepcional fez sentir os seus efeitos no tempo até os dias de hoje – através da herança genética que explica porque são os homens dos Balcãs os mais altos do mundo.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …

Coronavírus: Exportações devem cair mais de 20% na América Latina, diz ONU

As exportações da América Latina e do Caribe podem cair mais de 20% em 2020 devido às consequências da pandemia do coronavírus, que também terá um impacto negativo nas importações, disse uma agência da …

O que é nitrato de amônio, que pode provocar explosões como a de Beirute?

A recente tragédia no país árabe trouxe de novo à tona preocupações sobre o armazenamento do perigoso material, tornando necessário saber como esses incidentes ocorrem para os prevenir. A explosão de nitrato de amônio em Beirute, …

Astrônomos descobrem nuvens gigantes "escondidas" em Vênus há 35 anos

Uma equipe de astrônomos encontrou nuvens venenosas, com gotas de ácido sulfúrico em sua formação, em meio à densa atmosfera de Vênus. Curiosamente, essas nuvens já estavam presente na atmosfera venusiana há pelo menos 35 anos, …

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …