Europa pede o fim da obsolescência programada

O Parlamento Europeu publicou uma série de recomendações aos fabricantes de equipamentos, principalmente dispositivos móveis e eletrônicos, para lutar contra a obsolescência programada.

As sugestões fazem parte de discussões que estão em andamento pelas autoridades do continente e querem lançar um olhar mais aprofundado sobre as relações entre fabricantes e consumidores.

O principal alerta às empresas do setor é com relação às garantias para os clientes de que eles estão adquirindo produtos de alta qualidade e longa duração, cujo reparo, se necessário, pode ser feito de maneira fácil.

Essa noção vem de uma pesquisa citada pelo Parlamento Europeu, que apontou que 77% dos consumidores europeus prefeririam consertar seus aparelhos do que comprar novos.

Entretanto, esse mesmo percentual aponta que isso nem sempre é possível. Eles são “desencorajados” a fazer isso por diversos fatores, desde o alto custo de alguns consertos, dificuldade de acesso a peças, componentes fixos ao corpo dos dispositivos até a dificuldade em encontrar assistências técnicas.

Além disso, o Parlamento Europeu afirma que os fabricantes devem ser obrigados a indicar aos consumidores por quanto tempo aquele dispositivo irá durar e de que maneira ele pode ser consertado.

As sugestões ainda não têm peso de norma, mas podem se transformar nisso no futuro próximo, caso as autoridades percebam que as recomendações não estão sendo seguidas e as reclamações de usuários continuem a se acumular.

O relatório dos legisladores trata apenas de questões relacionadas a hardware. Outro ponto importante da obsolescência programada, as atualizações de software e o fato de celulares antigos simplesmente deixarem de ser compatíveis com algumas tecnologias com o passar dos anos, não foram abordados.

Entre as recomendações do Parlamento estão o estabelecimento de normas técnicas de durabilidade e resistência, para garantir que os aparelhos aguentem quedas e outros acidentes, além de um incentivo à produção e uso de componentes mais robustos.

Aqui, as autoridades desejam fomentar também o mercado de venda de aparelhos usados e de segunda mão, dando acesso a equipamentos de alta tecnologia às camadas mais pobres.

Além disso, existem indicações quanto a evitar o uso de baterias, displays e outros componentes essenciais que precisam ser soldados às placas, a não ser que essa necessidade exista por questões de segurança.

Na outra ponta, o Parlamento indica que as empresas facilitem o acesso às peças de reposição, inclusive para profissionais independentes, aumentando a concorrência nesse mercado e reduzindo a dependência dos clientes dos meios oficiais.

A União Europeia disse ainda pretender criar uma definição geral de “obsolescência planejada”, de forma a coibir tentativas, pelos fabricantes, de forçar a compra de novos equipamentos.

Isso seria feito por meio de testes e regulamentações que ainda devem ser estudadas, com medidas que penalizem as empresas que incorrerem nesse tipo de prática.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …