Extrato tóxico usado em flechas venenosas pode ser o futuro da contracepção masculina

Não há escassez de pesquisa científica para tentar encontrar uma forma eficaz e segura de contracepção masculina, mas há dúvidas de que exista alguma droga candidata com um histórico tão mortal como esta nova descoberta.

Uma equipe de cientistas norte-americanos identificou um produto químico que pode servir como contraceptivo masculino em um extrato de planta de guerreiros africanos e que era tradicionalmente usada por caçadores como um veneno que para os corações nas suas flechas. O estudo foi publicado no início do mês no Journal of Medicinal Chemistry.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Minnesota e a Universidade de Kansas disse que o ouabaína, uma substância tóxica derivada de dois tipos de plantas africanas – e também produzida em mamíferos em quantidades mais baixas – pode servir de base para uma pílula masculina que funcione.

Na sua forma original, ouabaína pode ser encontrada em raízes, caules, folhas e sementes das plantas Acokanthera schimperiStrophanthus gratus do leste de África – uma descoberta feita por guerreiros etiopianos há mais de dois milênios.

Assim como seus homólogos do Quênia, Tanzânia, Ruanda e Somália, os caçadores e guerreiros da Etiópia extraíam substância venenosa fervendo a planta e mergulhando as pontas das setas no líquido concentrado que restava.

Alguns milhares de anos depois, os cientistas europeus no século XVIII descobriram que o extrato agia como glicosídeo cardíaco – um composto que aumenta a força da batida do coração enquanto reduz a taxa de contrações.

Por causa disso, em doses muito baixas, a ouabaína foi usada preventivamente para tratar condições como a hipertensão e arritmia, apesar de ser considerada uma substância perigosa e, atualmente, não ser aprovada para uso nos EUA.

Apesar disso, o veneno perigoso pode estar prestes a regressar à medicina – pelo menos de uma forma mais segura – graças ao potencial do extrato de afetar a fertilidade masculina.

Estudos anteriores mostram que a ouabaína consegue travar a fertilidade no homem, mas por causa da capacidade da substância de “confundir” nossos corações, nunca foi considerada suficientemente segura para ser utilizada como contraceptivo.

Agora, a equipe de cientistas fez experiências em ratos, do sexo masculino, para demonstrar que, depois de adulterar o arranjo molecular do extrato, um análogo da ouabaína modificado continua a conseguir travar a fertilidade dos animais, apesar de ser não tóxica, não afetando o coração ou outras partes do corpo.

Ao remover um grupo de açúcar do produto químico e substituir seu grupo lactona por um grupo triazole, a ouabaína, quando administrada em ratos, foram anuladas células de esperma dos animais e reduziu a mobilidade dos espermatozoides (capacidade de nadar).

Ele visa o esperma, ligando-se fortemente a uma subunidade nas células chamadas Na, K-ATPase α4, interrompendo a mobilidade espermática suficientemente para produzir infertilidade masculina.

É um resultado promissor que fornece outra via de pesquisa para uma pílula masculina humana, especialmente porque a pesquisa até agora sugere que o efeito é reversível – a redução da motilidade observada nos animais não foi permanente.

Ainda estamos muito longe dessa substância modificada ser testada em humanos, mas se o teste futuro oferecer resultados igualmente positivos, isso pode acontecer um dia – caso em que o futuro do controle da natalidade pode estar nas flechas venenosas do passado.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …