Facebook vai remover postagens conspiratórias sobre o Coronavírus

A disseminação de notícias falsas e conspiratórias sobre o Coronavírus despertou a atenção do Facebook e a empresa vai agir. A rede social disse que seus verificadores de fatos vão minar alegações falsas sobre o vírus e removerão algumas postagens que impulsionam teorias conspiratórias.

“Começaremos a remover conteúdo com alegações falsas ou teorias de conspiração que foram denunciadas pelas principais organizações globais e autoridades locais de saúde que possam causar danos às pessoas que acreditam nelas. Estamos fazendo isso como uma extensão de nossas políticas existentes para remover conteúdo que pode causar danos físicos”.

O foco são postagens com reivindicações que são projetadas para desencorajar o tratamento ou tomar as devidas precauções. Isso inclui posts relacionados às curas falsas ou métodos de prevenção absurdos – como a que diz que beber alvejante cura o Coronavírus – ou publicações que criam confusão sobre os recursos de saúde disponíveis”, disse o Facebook, em seu comunicado.

A empresa também estará “realizando varreduras proativas para encontrar e remover o máximo possível desse conteúdo” no Instagram, onde bloqueará hashtags associadas a informações incorretas ou falsas. O Facebook não indicou exatamente quanto conteúdo ele removeria sob suas novas regras, mas as teorias da conspiração sobre o vírus estão a todo vapor nas redes sociais, não apenas nas que a gigante comanda.

Essa medida pode ser considerada bem significativa, pois o Facebook, por via de regra, quase nunca remove publicações do feed, mesmo que já tenham sido desmascaradas pela mídia ou por ele próprio. É bom lembrar que a rede social não teve a mesma postura quando o assunto era direcionado às conspirações contra a vacina.

É uma medida significativa para o Facebook que, geralmente, se recusa a remover as teorias da conspiração, mesmo que tenham sido desmascaradas pelos verificadores de fatos da empresa. Talvez o fato de concorrentes enormes como Twitter e Google já terem anunciados medidas parecidas possa ter “acelerado” Mark Zuckerberg e seus técnicos a fazerem o mesmo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …

Presidente russo Vladimir Putin anuncia registro de 1ª vacina contra COVID-19

Nesta terça-feira (11), o presidente Vladimir Putin anunciou o registro da primeira vacina russa contra a COVID-19. "Tanto quanto sei, nesta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a COVID-19", disse o …

O planeta anão Ceres é um Oceano, afirmam cientistas

O planeta anão Ceres — há muito considerado uma estéril rocha espacial — é um mundo oceânico com reservatórios de água marinha sob sua superfície, descobriu uma grande missão de exploração que divulgou seus resultados …

Líder da oposição de Belarus deixa o país

Ministro da Lituânia afirma que Svetlana Tikhanovskaya "está em segurança” no país vizinho. Regime de Alexander Lukansheko, no poder desde 1994, vem reprimindo protestos que acusam governo de fraudar eleições. O ministro das Relações Exteriores da …

Jovem negro é morto no dia do aniversário por PM que achou que ele fosse atirar

Nesse domingo (9), Rogério Ferreira da Silva Júnior comemorava o seu aniversário de 19 anos dando um rolê de moto. Enquanto passava pela Avenida dos Pedrosos, na Zona Sul de São Paulo, foi perseguido por …

Bill Gates opina sobre compra do TikTok pela Microsoft: “cálice envenenado”

Embora esteja afastado desde março do conselho de diretores da Microsoft, Bill Gates, cofundador e atual consultor de tecnologia da companhia, não deixa de estar atento às recentes notícias de que a gigante de Redmond …

Plataforma de gelo no Canadá quebra e cria iceberg pouco menor que Vitória, do Espírito Santo

Após um aquecimento de cerca de 9 ºC nas últimas décadas, a Milne, considerada "a última plataforma de gelo completa" no mundo, perdeu uma grande parte, formando um iceberg. Uma das maiores plataformas de gelo no …

Cientistas propõe adicionar drogas psicoativas na água potável

Pesquisadores do Reino Unido propuseram uma idéia radical para reduzir a taxa de suicídios: incluir o medicamento psicoativo lítio — um estabilizador de humor — na água potável da população. Parece uma idéia completamente radical, mas …

Magnata da mídia é preso em Hong Kong

Jimmy Lai, crítico do regime de Pequim e proprietário de jornal pró-democracia, foi detido com base em nova lei de segurança nacional imposta pela China. O empresário Jimmy Lai, uma das figuras mais influentes do movimento …