Momentos finais do submarino ARA San Juan não foram milissegundos, mas horas

(dv) Armada Argentina / EFE / EPA

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina

A comissão oficial que investiga o desaparecimento do submarino argentino concluiu que o veículo apresentou uma série de problemas durante um longo período de tempo.

O relatório da comissão oficial que investigou o desaparecimento do submarino argentino ARA San Juan, integrada pelos contra-almirantes Adolfo Trama e Alexandre Kenny e o capitão Jorge Bergallo – pai de um dos tripulantes desaparecidos –, foi tornado público na semana passada.

Os três especialistas designados pelo Ministério da Defesa do país sul-americano concluem que os momentos finais do submarino foram marcados por uma série de acontecimentos ao longo de várias horas. Desta forma, desmentem a hipótese inicial, segundo a qual uma explosão teria destruído o submarino em 40 milissegundos.

Segundo o diário La Nación, os membros da comissão chegaram à conclusão depois de analisar outros casos semelhantes ocorridos antes, dialogar com os responsáveis pelos consertos no submarino, assim como com outros especialistas internacionais e com a Organização do Tratado de Proibição de Ensaios Nucleares, que detectou a “anomalia hidroacústica” no dia 15 de novembro, o último dia que teve contato com o ARA San Juan.

Nova teoria

Os especialistas clarificaram que a possibilidade de comprovar definitivamente a hipótese só seria possível se o submarino fosse encontrado, ou seus destroços. No entanto, deram explicações sobre o que consideram ter acontecido, revela a RT.

Em primeiro lugar, teria sido declarado um incêndio na proa, no tanque de baterias, quando entrou água no veículo através do snorkel. A situação obrigou o ARA San Juan a subir para a superfície durante uma tempestade na noite de 14 de novembro. O processo para parar a fumaça e o hidrogênio pode ter se prolongado durante horas num contexto complicado devido às condições climáticas.

Uma vez solucionado (parcialmente) o problema, o veículo voltou a submergir para alcançar a base naval do Mar de Prata e continuar com os reparos. No entanto, nesse momento pode ter começado um novo incêndio.

Isso teria feito com que a tripulação perdesse o controle do submarino, que então teria afundado. Nesse contexto, teria sido produzida a explosão detectada por vários sensores internacionais que, para os especialistas do Ministério da Defesa, se tratou de uma implosão provocada pela pressão da água em tamanha profundidade.

Opções descartadas

Nesse sentido, as teorias que falavam de falhas prévias ou da possibilidade de que tivesse sido abatido por outra embarcação na superfície foram descartadas.

Assim, foi também descartada a ideia de que o submarino poderia ter sofrido um ataque com torpedos, já que o registro da explosão não coincide com esse tipo de ação.

Ao analisar as coordenadas que a tripulação deu, os especialistas puseram à parte a possibilidade de que o submarino tivesse navegado para perto das ilhas Malvinas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …