Explosão “letal” teria destruído submarino argentino em 40 milissegundos

Juan Kulichevsky / Wikimedia

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina

Há uma nova teoria sobre o desaparecimento do submarino argentino ARA San Juan, de que não há sinal há 26 dias. Um especialista da Inteligência Naval dos EUA acredita que ele sofreu uma explosão “letal” que matou a tripulação instantaneamente.

A nova teoria, que assenta na ideia de que um evento fulminante causou a implosão do submarino, aparece em um relatório da Inteligência Naval dos EUA, conforme reporta o site de notícias argentino Todo Noticias.

O relatório, elaborado pelo ex-perito da marinha norte-americana, Bruce Rule, que tem mais de 40 anos de experiência na análise de sinais acústicos, se debruça sobre a “anomalia hidroacústica” detectada pela Organização do Tratado de Proibição Completa dos Ensaios Nucleares, no dia em que o submarino desapareceu e na zona da sua última posição conhecida.

A teoria de Bruce Rule é que o submarino sofreu “um colapso letal” que liberou uma “energia semelhante a uma explosão de 5.700 quilos de TNT“, conforme cita o Todo Noticias.

O perito acredita que o incidente fulminante se deu a 390 metros de profundidade, resultado de um evento que teria danificado o casco interior que protegia o submarino da pressão do mar. A água teria, então, entrado no submarino a uma velocidade de aproximadamente 2.900 quilômetros por hora.

“O casco interior foi destruído em aproximadamente 40 milissegundos“, considera Rule, segundo frisa a publicação. O especialista diz ainda que os 44 tripulantes “não se afogaram, nem experimentaram dor”, mas que “morte foi instantânea“.

O submarino teria caído então até o fundo do mar a uma velocidade de 18 a 24 quilômetros por hora, ainda segundo o mesmo perito.

A Marinha argentina reage com cautela sobre a nova versão. “Não descartamos nada, mas não deixa de ser uma análise de um especialista acústico em função do primeiro relatório”, que menciona a “anomalia hidroacústica”, constata o porta-voz da Marinha argentina, Enrique Balbi.

As buscas pelo submarino continuam, sem data para acabar, mas nenhum vestígio foi encontrado até agora.

“É como tentar encontrar um cigarro de 6 centímetros em um campo de futebol“, explica Enrique Balbi.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …