Fóssil do mais antigo mamífero do país é encontrado no interior de SP

FAPESP

A paleontóloga Mariela Cordeiro de Castro segura o minúsculo dente de Brasilestes

A descoberta do mais antigo mamífero conhecido do Brasil foi anunciada hoje (30) pela equipe do professor Max Langer, da Universidade de São Paulo (USP).

Chamado de Brasilestes stardusti, o animal viveu entre 87 milhões e 70 milhões de anos atrás no fim da Era Mesozoica, onde hoje é o noroeste do estado de São Paulo. Trata-se do único mamífero brasileiro que, sabe-se até o momento, conviveu com os dinossauros.

O mamífero foi descrito a partir de um único fóssil, um dente pré-molar de 3,5 milímetros. “O dente de Brasilestes é pequeno e se encontra incompleto, pois lhe faltam as raízes”, disse a paleontóloga Mariela Cordeiro de Castro à Agência Fapesp.

Pequeno mas nem tanto. Apesar de só ter 3,5 milímetros, o dente do Brasilestes é três vezes maior do que quase todos os dentes conhecidos de mamíferos do Mesozoico, período geológico aproximadamente entre 245 e 65 milhões de anos atrás”, disse Mariela Castro.

No tempo dos dinossauros, a maioria dos mamíferos tinha o tamanho de camundongos. O Brasilestes era bem maior: do tamanho de um gambá”, explicou a pesquisadora.

Camila Alli Chair

Brasilestes stardusti: o nome do gênero combina a palavras Brasil e λησ τη σ (grego para ladrão), e o epíteto da espécie é uma referência ao personagem fictício Ziggy Stardust, homenageando o artista David Bowie, falecido no mesmo ano da descoberta. A ilustração que brinca com uma das imagens mais icônicas do cantor – o raio colorido na face que apareceu na capa de um dos seus álbuns – é um trabalho da paleoartista Camila Alli Chair

O dente fossilizado foi encontrado em rochas da Formação Adamantina (formação geológica localizada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul e formada por arenitos, siltitos e argilitos) que afloram no meio de um pasto na Fazenda Buriti, em General Salgado (SP).

A equipe disse que os depósitos de General Salgado são bem conhecidos e que lá foram encontrados vários crocodilos mesozoicos. Como nunca antes tinham sido encontrados fósseis de mamíferos mesozoicos no Brasil, isso pode significar que tais fósseis são raros ou de difícil preservação, segundo a equipe de pesquisadores.

O trabalho contou com apoio da Fapesp e integra o projeto A Origem e Irradiação dos Dinossauros no Gondwana (Neotriássico – Eojurássico).

O nome da nova espécie é uma homenagem ao roqueiro inglês David Bowie, morto em janeiro de 2016, um mês após a descoberta do fóssil. Brasilestes stardusti faz alusão a Ziggy Stardust, personagem vindo do espaço que Bowie criou para o disco conceitual The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, de 1972.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …