França devolve 26 obras de arte ao Benim

France 24 / YouTube

26 obras de arte deixarão a França a 9 de Novembro rumo ao Benim, de onde são originárias e onde foram apreendidas há mais de um século. Uma cerimónia teve lugar no museu parisiense de Quai Branly, confirmando a devolução dos tesouros reais de Abomey.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, receberá o seu homólogo Patrice Talon algumas horas antes das obras partirem a 9 de Novembro rumo ao Benim num avião de carga.

Entretanto estes tesouros reais de Abomey foram concentrados numa exposição do Museu Quai Branly, em Paris, visitada nesta quarta (27 de Outubro) pelo chefe de Estado da França, mas também pelos ministros da cultura e dos negócios estrangeiros do Benim, respectivamente, Jean-Michel Abimbola, e Aurélien Agbénonc.

Emmanuel Macron saudou um momento “particularmente emocionante” nesta “cerimónia de adeus” enquanto o chefe da diplomacia do Benim saudava esta “página das relações entre a França e o Benim” que agora se abre.

As obras em causa foram saqueadas do palácio de Abomey pelas tropas coloniais francesas em 1892.

Macron tinha-se comprometido em Novembro de 2017 numa universidade da capital do Burkina Faso a fazer o necessário para garantir em 5 anos a devolução do património africano em França ao continente negro.

Foi feito um inventário e um relatório alusivos, foi necessário, mesmo, alterar a lei em Dezembro passado por forma a abrir-se uma excepção ao carácter inalienável das obras nas colecções públicas.

No Benim as obras irão ficar armazenadas numa primeira fase, depois serão apresentadas noutros locais de forma perene: no antigo forte português de Ouidah e a casa do governador, locais históricos da escravatura e da colonização europeias, junto à costa, enquanto se aguarda pela construção de um novo museu em Abomey.

E isto segundo afirmou Emmanuel Kasarhérou, director do museu parisiense de Quai Branly.

Segundo a agência AFP, citando peritos, entre 85 a 90% do património africano estaria fora do continente. Desde 2019, para além do Benim, seis outros países: Senegal, Costa do Marfim, Etiópia, Chade, Mali e Madagáscar formularam pedidos de devolução.

Pelo menos 90.000 objectos de arte da África ao sul do Sahara constam de colecções públicas francesas, das quais 70.000 estariam no Museu Quai Branly, incluindo 46.000 que chegaram durante o período colonial.

As obras devem viajar dentro de dias e serão recolhidas, numa primeira fase, pelo Museu de Ouidah, no Benim. O respectivo conservador Calixte Biah, em entrevista a Sébastien Jedor fala em “momento histórico”.

“Tratam-se de obras excepcionais, de elevado requinte, produtos terminados de elevado valor, peças que nos foram retiradas há mais de 100 anos”.

“E quando se tem a sorte de receber as ditas obras é um acontecimento histórico. É um sentimento de orgulho, não só para os cidadãos do Benim, e também me parece, de forma mais alargada, para todos os africanos. ”

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …