Museu francês descobre que mais da metade de seu acervo é falso

Wikimedia

“Vue d’Elne” (1900), trabalho do pintor francês Étienne Terrus

Mais de 80 obras expostas em museu dedicado ao francês Étienne Terrus, em Elne, nunca foram pintadas pelo artista. Segundo especialista, alguns quadros retratavam edifícios construídos após a morte do pintor.

O museu Étienne Terrus, no sul da França, descobriu que metade das obras de sua coleção é falsa, informou o site do canal de TV francês France 3. Segundo o site, a polícia da região investiga um amplo tráfico de obras de pintores locais, depois da descoberta de 82 cópias no museu, que fica na pequena cidade de Elne, na região oriental dos Pireneus.

O escândalo foi descoberto pelo historiador de arte Eric Forcada, que, após reformas no museu francês, começou a suspeitar da veracidade de algumas das pinturas da coleção.

O elemento-chave, segundo a emissora de rádio local France Bleu, foi que alguns desses quadros retratavam edifícios construídos somente após a morte de Terrus, em 1922.

Diante da suspeita, uma comissão de especialistas foi criada para analisar todo o acervo do museu, concluindo mais tarde que 82 das obras – cerca de 60% do total – não poderiam ser atribuídas ao pintor.

A Câmara Municipal de Elne, uma pequena cidade na Catalunha francesa, apresentou uma denúncia por falsificação e estimou que o prejuízo causado pelas obras ilegítimas tenha sido de 160 mil euros.

As pinturas, desenhos e aquarelas foram adquiridos ao longo de duas décadas pelo município para integrarem o museu Terrus, dedicado ao artista que nasceu e morreu na cidade.

Eu me coloco no lugar dos visitantes que pagaram pelo ingresso e viram obras falsas. É inaceitável”, declarou o prefeito de Elne, Yves Barniol. A entrada no museu custa 3 euros.

Segundo a rádio France Bleu, a investigação aberta pelas autoridades francesas contra o tráfico de obras de arte inclui outros artistas, e o prejuízo pode se estender por toda a região.

Étienne Terrus nasceu em 1857 e morreu em 1922 em Elne, embora tenha vivido maior parte da vida em Roussillon, também no departamento francês dos Pirineus Orientais. Amigo próximo do pintor Henri Matisse, seus pincéis costumam retratar as paisagens da região.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19: EUA autorizam 3ª dose da vacina da Pfizer para idosos e grupos de risco

Os Estados Unidos autorizaram nesta quarta-feira a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 da Pfizer para maiores de 65 anos, pessoas com alto risco de contrair uma forma grave da …

Ministério da Saúde recua e volta a recomendar vacinação de adolescentes

O Ministério da Saúde recuou nesta quarta-feira (22/09) e voltou a recomendar a vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a covid-19, uma semana após ter recomendado a suspensão. "Concluímos que os benefícios da vacinação de adolescentes …

Queiroga testa positivo para covid-19 e fica em Nova York

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para covid-19 durante a viagem a Nova York, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, e ficará em isolamento na cidade, comunicou nesta quarta-feira (21/09) a Presidência da …

Vulcão em erupção nas Canárias: o cenário 'desolador' enfrentado por moradores afetados pelo Cumbre Vieja

Juan Vicente Rodríguez ainda não chegou às lágrimas, mas ele garante que no final "todos vão acabar chorando". Morador da ilha canária La Palma, Rodríguez observa nas redondezas os rios de lava do vulcão Cumbre Vieja …

Anistia Internacional acusa empresas farmacêuticas de deixar países pobres sem vacinas anticovid

A ONG Anistia Internacional divulgou um relatório nesta quarta-feira acusando os grandes grupos farmacêuticos que produzem vacinas contra a Covid-19 de alimentar uma crise de direitos humanos sem precedentes. Por essa razão, a entidade …

Descobrem na Espanha dezenas de pegadas de espécie extinta de elefantes

Paleontólogos descobriram em Huevla, na Espanha, em um sítio da época do Pleistoceno Superior, trilhas e rastros de elefantes recém-nascidos e juvenis atribuídos a elefantes de presas retas (Palaeoloxodon antiquus). Os elefantes de presas retas são …

Na ONU, Bolsonaro defende ineficaz "tratamento precoce"

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta terça-feira (21/09) seu discurso de abertura da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas para defender o desacreditado "tratamento precoce" promovido pelo seu governo, que consiste num coquetel de drogas ineficazes …

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …

Morcegos das cavernas de Laos podem revelar origem da COVID-19

Descobriu-se que os morcegos que habitam as cavernas do norte de Laos transportam um coronavírus que compartilha uma característica importante com o SARS-CoV-2, dando pistas aos cientistas para desvendar a causa da COVID-19. Uma equipe de …