Funcionários de subprefeitura de SP dormiram no trabalho para evitar “algazarra” da greve

José Cruz /Agência Brasil

-

O subprefeito de São Paulo, que atraiu atenções na véspera da greve geral por anunciar que servidores dormiriam no trabalho, diz que apenas “colaborou” com o desejo dos funcionários.

“Eles só queriam trabalhar, não queriam algazarra“, afirmou à BBC Brasil Paulo Mathias, de 26 anos, administrador da região paulistana de Pinheiros. “A gente apenas colaborou, da forma como pode, para que eles pudessem trabalhar”, disse.

Na noite de quinta-feira, Mathias publicou vídeo no Facebook informando que seis funcionários tinham solicitado passar a noite na subprefeitura.

O grupo, afirmou, temia não conseguir voltar na manhã seguinte pelas interrupções no transporte público que a greve causaria.

Na gravação, em que os subordinados aparecem, mas não falam, o subprefeito afirma que a atitude dos subordinados o deixara “arrepiado” e “emocionado”.

“Somos a favor do direito à greve, mas não em dia de trabalho. Queria olhar para vocês e dizer: ‘Aqui na prefeitura de Pinheiros amanhã [sexta-feira] é dia de trabalho'”. O vídeo foi criticado por supostamente expor os funcionários e apresentar uma definição inusitada de paralisação trabalhista.

Mathias afirmou à BBC Brasil que se expressou mal. Disse ser contrário a manifestações, e não a greves, em dias de trabalho.

O gestor rebateu as críticas – que incluíram a presença de sindicalistas na subprefeitura protestando contra o que classificaram como trabalho escravo.

“[Na sexta-feira] chegaram aqui cerca de 20, 30 sindicalistas protestando contra trabalho escravo. Nunca vi trabalho escravo no qual as pessoas simplesmente querem trabalhar. É só isso. E ninguém obrigou ninguém“, afirmou Mathias.

O subprefeito reiterou que a ação não foi iniciativa da prefeitura, mas de funcionários – motoristas, marceneiros, membros da manutenção e da limpeza – com mais de 20 anos de experiência, que “não pediram suas aposentadorias”, “gostam de trabalhar” e “têm amor pelo que fazem”.

Histórico da medida

Mathias afirmou ter recebido, na tarde de quinta-feira (27), uma mensagem da chefe do setor administrativo informando que alguns funcionários dormiriam ali para não perder o dia seguinte de trabalho.

Àquela altura o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), já havia anunciado o desconto nos salários de contratados pelo município que aderissem à paralisação.

O subprefeito disse ter sido tocado pela iniciativa – “que gesto de cidadania, que exemplo de funcionalismo público” – e que por isso chamou os funcionários na mesma hora.

“Perguntei: ‘Vocês querem dormir aqui?’. Eles falaram: ‘Sim, porque a greve vai atrapalhar nossas vidas’.”

A administração montou uma estrutura para o pernoite: seis colchões, seis cobertores e uma pizza, dividida com Mathias. Todos jantaram juntos. “Foi muito bom, muito bacana“, diz o gestor.

Críticas

A publicação de Mathias no Facebook suscitou comentários como “explorador” e “escravocrata“, além de ícones expressando rejeição ao conteúdo. Para o subprefeito, as críticas vieram de uma “massa robótica acionada pelos sindicatos“.

“Entramos em alguns perfis para dar uma olhada. Tudo fake, a grande maioria tem um amigo, dois amigos. Você já percebe a coisa construída”, disse o subprefeito, que foi um dos coordenadores da campanha de Doria e presidiu o setor de juventude do PSDB paulista por duas gestões.

Em resposta às críticas, ele disse que a situaçãoque motivou a polêmica não foi causada por ele, mas por “quem está parando a cidade“.

“Infelizmente, [são] algumas pessoas que insistem em paralisar avenidas e causar transtorno na cidade, impossibilitando pessoas de bem, como eles [funcionários da subprefeitura], de trabalhar”, ponderou.

Nas redes sociais, críticos também questionaram o silêncio dos servidores durante a gravação. Para Mathias, porém, a presença dos servidores já era suficiente naquele momento.

“Só de estarem junto comigo no vídeo… são funcionários públicos concursados, não são comissionados. Então, trabalham aqui há muitos anos… não teria sentido, sabe? São pessoas que aderiram, que realmente quiseram fazer aquilo“, afirma.

Servidores

Após a entrevista com o subprefeito, a BBC Brasil tentou localizar o grupo que pernoitara no local, mas todos tinham sido chamados por Mathias. Enquanto aguardava os seis, a reportagem conversou com alguns de seus colegas. Na cozinha dos empregados, a caixa de pizza estava no lixo.

“Pois é, o pessoal dormiu aqui. Sou terceirizado, não tem como não trabalhar, não é? Até pensei em pedir para dormir também, mas aí acordei às 4h30 e vim“, disse um funcionário da equipe de manutenção.

Os servidores acabaram não aparecendo. “Talvez tenham ido almoçar”, palpitou o colega.

Meia hora depois, um novo vídeo apareceu na página de Paulo Mathias.

E começa assim:

“Meu nome é João, trabalho há 35 anos aqui na [sub]prefeitura de Pinheiros. Eu, com meus amigos, resolvemos conversar com o prefeito para posarmos aqui à noite, devido a essa greve do dia seguinte. Que eu moro longe, [em] Ibiúna, eu e meus amigos moramos longe. Então, o prefeito deu colchão, coberta, lanche, que nós não trabalhamos, mas posamos aqui à noite”, disse um dos funcionários.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …