Funcionários de subprefeitura de SP dormiram no trabalho para evitar “algazarra” da greve

José Cruz /Agência Brasil

-

O subprefeito de São Paulo, que atraiu atenções na véspera da greve geral por anunciar que servidores dormiriam no trabalho, diz que apenas “colaborou” com o desejo dos funcionários.

“Eles só queriam trabalhar, não queriam algazarra“, afirmou à BBC Brasil Paulo Mathias, de 26 anos, administrador da região paulistana de Pinheiros. “A gente apenas colaborou, da forma como pode, para que eles pudessem trabalhar”, disse.

Na noite de quinta-feira, Mathias publicou vídeo no Facebook informando que seis funcionários tinham solicitado passar a noite na subprefeitura.

O grupo, afirmou, temia não conseguir voltar na manhã seguinte pelas interrupções no transporte público que a greve causaria.

Na gravação, em que os subordinados aparecem, mas não falam, o subprefeito afirma que a atitude dos subordinados o deixara “arrepiado” e “emocionado”.

“Somos a favor do direito à greve, mas não em dia de trabalho. Queria olhar para vocês e dizer: ‘Aqui na prefeitura de Pinheiros amanhã [sexta-feira] é dia de trabalho'”. O vídeo foi criticado por supostamente expor os funcionários e apresentar uma definição inusitada de paralisação trabalhista.

Mathias afirmou à BBC Brasil que se expressou mal. Disse ser contrário a manifestações, e não a greves, em dias de trabalho.

O gestor rebateu as críticas – que incluíram a presença de sindicalistas na subprefeitura protestando contra o que classificaram como trabalho escravo.

“[Na sexta-feira] chegaram aqui cerca de 20, 30 sindicalistas protestando contra trabalho escravo. Nunca vi trabalho escravo no qual as pessoas simplesmente querem trabalhar. É só isso. E ninguém obrigou ninguém“, afirmou Mathias.

O subprefeito reiterou que a ação não foi iniciativa da prefeitura, mas de funcionários – motoristas, marceneiros, membros da manutenção e da limpeza – com mais de 20 anos de experiência, que “não pediram suas aposentadorias”, “gostam de trabalhar” e “têm amor pelo que fazem”.

Histórico da medida

Mathias afirmou ter recebido, na tarde de quinta-feira (27), uma mensagem da chefe do setor administrativo informando que alguns funcionários dormiriam ali para não perder o dia seguinte de trabalho.

Àquela altura o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), já havia anunciado o desconto nos salários de contratados pelo município que aderissem à paralisação.

O subprefeito disse ter sido tocado pela iniciativa – “que gesto de cidadania, que exemplo de funcionalismo público” – e que por isso chamou os funcionários na mesma hora.

“Perguntei: ‘Vocês querem dormir aqui?’. Eles falaram: ‘Sim, porque a greve vai atrapalhar nossas vidas’.”

A administração montou uma estrutura para o pernoite: seis colchões, seis cobertores e uma pizza, dividida com Mathias. Todos jantaram juntos. “Foi muito bom, muito bacana“, diz o gestor.

Críticas

A publicação de Mathias no Facebook suscitou comentários como “explorador” e “escravocrata“, além de ícones expressando rejeição ao conteúdo. Para o subprefeito, as críticas vieram de uma “massa robótica acionada pelos sindicatos“.

“Entramos em alguns perfis para dar uma olhada. Tudo fake, a grande maioria tem um amigo, dois amigos. Você já percebe a coisa construída”, disse o subprefeito, que foi um dos coordenadores da campanha de Doria e presidiu o setor de juventude do PSDB paulista por duas gestões.

Em resposta às críticas, ele disse que a situaçãoque motivou a polêmica não foi causada por ele, mas por “quem está parando a cidade“.

“Infelizmente, [são] algumas pessoas que insistem em paralisar avenidas e causar transtorno na cidade, impossibilitando pessoas de bem, como eles [funcionários da subprefeitura], de trabalhar”, ponderou.

Nas redes sociais, críticos também questionaram o silêncio dos servidores durante a gravação. Para Mathias, porém, a presença dos servidores já era suficiente naquele momento.

“Só de estarem junto comigo no vídeo… são funcionários públicos concursados, não são comissionados. Então, trabalham aqui há muitos anos… não teria sentido, sabe? São pessoas que aderiram, que realmente quiseram fazer aquilo“, afirma.

Servidores

Após a entrevista com o subprefeito, a BBC Brasil tentou localizar o grupo que pernoitara no local, mas todos tinham sido chamados por Mathias. Enquanto aguardava os seis, a reportagem conversou com alguns de seus colegas. Na cozinha dos empregados, a caixa de pizza estava no lixo.

“Pois é, o pessoal dormiu aqui. Sou terceirizado, não tem como não trabalhar, não é? Até pensei em pedir para dormir também, mas aí acordei às 4h30 e vim“, disse um funcionário da equipe de manutenção.

Os servidores acabaram não aparecendo. “Talvez tenham ido almoçar”, palpitou o colega.

Meia hora depois, um novo vídeo apareceu na página de Paulo Mathias.

E começa assim:

“Meu nome é João, trabalho há 35 anos aqui na [sub]prefeitura de Pinheiros. Eu, com meus amigos, resolvemos conversar com o prefeito para posarmos aqui à noite, devido a essa greve do dia seguinte. Que eu moro longe, [em] Ibiúna, eu e meus amigos moramos longe. Então, o prefeito deu colchão, coberta, lanche, que nós não trabalhamos, mas posamos aqui à noite”, disse um dos funcionários.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …