Fundador da Ethereum prevê uma crise financeira até 2021

techcrunch / Flickr

Vitalik Buterin, fundador da Ethereum

Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, não é um entendido em economia global, mas prevê uma crise financeira até 2021.

Vitalik Buterin, o prodígio de programação de apenas 24 anos que inventou a plataforma Ethereum aos 19 anos, não é um especialista em economia global, mas isso não o impede de participar na acirrada competição entre economistas e historiadores para prever quando irá acontecer a próxima crise financeira.

Na quarta-feira (10), segundo o Observer, o fundador da Etherum escreveu no Twitter que “previa, oficialmente, uma crise financeira até 2021”. Além da linha do tempo extremamente específica, segundo a previsão de Buterin, a crise se aproxima a passos largos – a não ser que Buterin quisesse ter dito realmente isso.

Depois da “declaração chocante”, Buterin disse no mesmo tuíte que fez a previsão apenas para que pudesse ter a probabilidade (que estimava ser de 25%) de ser posteriormente creditado como “um guru que previu a última crise financeira“.

Foi uma piada inofensiva, mas, apesar disso, a segunda parte do tuíte do jovem empreendedor tem algum fundo de verdade, dado que todos estão muito ansiosos para saber quando irá acontecer uma nova crise financeira.

Nos Estados Unidos, a preocupação se intensificou depois de o mercado de ações ter visto uma queda repentina na quarta-feira, com o Dow Jones Industrial Average caindo 5%.

No início do ano, o historiador econômico Niall Ferguson, que previu com precisão a crise financeira de 2008, disse ao Wealth Report que a próxima crise chegará mais cedo do que a maioria das pessoas pensa. “O período pós-crise acabou. Estamos caminhando agora para um novo período pré-crise”, disse.

Ainda assim, a previsão mais precisa até agora foi feita pelo diretor de investimentos da Pacific Investment Management Co., Marc Seidner. Em agosto, disse haver 70% de chance de uma recessão atingir os mercados globais nos próximos cinco anos.

O seu motivo era muito semelhante ao de Fergusson: uma reversão das políticas monetárias pós-2008. “A flexibilização quantitativa foi uma maré que levantou todos os barcos. Se tentássemos procurar análogos históricos para o ambiente atual em termos de política monetária e possível desenrolar no futuro, não há nenhum”, afirmou.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …

Professora diz aos alunos que o Papai Noel não existe (e é demitida)

Uma professora substituta, em uma cidade norte-americana, já não vai voltar a ser chamada para dar aulas – além do Papai Noel, ela também “matou” o Coelhinho da Páscoa e a Fada do Dente. Por todo …

Maior quebra-cabeças do mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …

O melhor amigo do homem é a solução para a depressão

Há muito tempo se ouve pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão. De acordo com um novo estudo, realizado por …

O arroz “esconde” um perigo para o corpo humano

O arroz, grão amplamente utilizado por todo o mundo como parte essencial da dieta alimentar humana, pode acumular grandes quantidades de arsênico e outras toxinas, a maioria das quais entra no corpo durante a digestão. A …

Teste experimental detecta câncer em apenas 10 minutos

Cientistas australianos desenvolveram um novo teste capaz de detectar câncer em apenas 10 minutos, utilizando o DNA obtido através de uma amostra de sangue. A detecção precoce tem melhorado significativamente o prognóstico do câncer. Por esse …