A 68ª edição dos Emmy, os prêmios de televisão dos Estados Unidos, premiou no domingo, pelo segundo ano consecutivo, “Game of Thrones” como melhor série dramática e “Veep” como melhor série de comédia.
O épico da HBO “Guerra dos Tronos”, baseado nos livros de George R. R. Martin, venceu 12 dos galardões atribuídos pela Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos, igualando o recorde atingido em 2015, quando foi a série premiada numa única edição.
Os novos galardões elevaram o total de Emmys de “Game of Thrones” para 38, superando a sitcom Frasier – que conta no currículo com 37 prêmios Emmy – como a série mais premiada na história da cerimônia.
Por seu lado, “Veep” renovou seu reinado na comédia com o segundo Emmy consecutivo, deixando para trás séries como “Black-ish”, “Master of None”, “Modern Family”, “Silicon Valley”, “Transparent” e “Unbreakable Kimmy Schmidt”.
Nas categorias de interpretação, Tatiana Maslany venceu o Emmy para melhor atriz dramática com “Orphan Black”, uma série de que disse estar orgulhosa de fazer parte porque coloca “as mulheres no centro”.
Rami Malek, protagonista de “Mr. Robot”, emergiu como melhor ator dramático. Em um discurso emocionado, agradeceu ao criador da série, Sam Esmail, que disse ser um “verdadeiro visionário”.
Julia Louis-Dreyfus recebeu seu quinto Emmy consecutivo como melhor atriz de comédia em “Veep” e Jeffrey Tambor repetiu o galardão como melhor intérprete cômico em “Transparent”.
“O Caso O. J. Simpson” conquistou a maioria dos prêmios na sua categoria, como o de melhor minissérie, melhor ator (Courtney B. Vance), melhor atriz (Sarah Paulson) e melhor ator coadjuvante (Sterling K. Brown).
A 68ª edição dos prêmios Emmy decorreu no teatro Microsoft de Los Angeles e foi apresentada pelo humorista Jimmy Kimmel.
// ZAP