Nesta quarta-feira (29), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse não haver impedimento para um candidato réu em ação penal assumir a Presidência da República.
Na semana passada, outros dois ministros da Corte, Celso de Mello e Marco Aurélio Mello, afirmaram que a questão está em aberto.
Para Gilmar, a opinião pública está “muito assanhada em querer que um juiz defina questões que passam pelo processo democrático. Pela Constituição, o presidente da República não poderá, depois de recebida a denúncia, continuar no cargo. Qualquer outra situação é um devaneio”, disse ele nesta quarta.
Em dezembro de 2016, ao julgar o afastamento de Renan Calheiros (MDB-AL) do comando do Senado, o STF firmou o entendimento de que réus em ação penal não podem substituir o presidente da República. No entanto, a Corte ainda não firmou entendimento para o caso de um candidato ser eleito presidente.
O ministro criticou a judicialização da política: “Judicializando isso tudo, vocês vão entregar o poder a quem? Vamos conseguir um impedimento para todos. Aí um juiz deixa a caneta cair, recebeu a denúncia e então agora pode ser um impedimento. Será que a gente não desconfia que estamos, na verdade, sendo desautorizados?”, criticou o ministro.
E prosseguiu. “Não estamos percebendo isso, que estamos tentando interferir demais na política? Será que nós somos tolos? Mais um pouco e descobrimos: o Brasil não pode ter presidente”, afirmou o ministro.
Ciberia // Revista Fórum
Boa tarde!
Esse Gilmar Mendes e uma piada, ele brinca com a cara do povo brasileiro.
Gilmar Mendes não é um tolo, muito antes pelo contrário…
RÉU??? Condenado em segunda instancia é réu? Ele esta mais condenado do que a maioria dos condenados no Brasil. Esse cara tinha que ser fuzilado. Ele é uma vergonha para nosso país.
Este é o STF que temos gentinha.
Este ministro da Suprema Troca de Favores esta de gozação. Ele pensa que é Deus? Onde ficam as Leis para essa pessoa? Por essa é por outras que o Brasil é motivo de chacota mundo à fora.
Eu já o apelidei de Gilmar “Óleo de Rícino” Mendes. Tudo que cai na mão é solto.
Enquanto se corta verba para pesquisas, os membros do MALDITO TRIUNVIRATO DO MAL que legislam em causa própria se auto concedem um aumentozinho de 16% nos seus salários milionários. O povo passa fome, sofre pelo desemprego enquanto este vermes surfam com o nosso suado dinheirinho. Que tal eles criarem também o AUXILIO CAIXÃO FUNERAL, caixão este com direito a gavetas para eles levarem o dinheiro que tanto amam para os quintos dos infernos e o apresentarem e oferecem ao capeta?
um filha da puta