Gilmar Mendes diz que afirmação de que ele tem lado é “lenda urbana”

José Cruz/ ABr

-

Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse ser uma lenda urbana a afirmação de que ele tem lado – referindo-se ao momento político brasileiro.

Essa é uma lenda urbana. Eu tenho relacionamento com todos os partidos. Dialoguei muito, e tranquilamente, com o então presidente Lula. A despeito das diferenças, tínhamos até uma relação de frequência, de amizade. Dizem: ‘ah, esteve cinco ou seis vezes com o Temer’. Eu recebi outro dia o pessoal do PCdoB. E perguntei ‘como vai nosso partido?’”, declarou na entrevista publicada hoje pelo periódico.

No texto, Gilmar tenta justificar o voto que salvou Temer da cassação, além de fazer piada com a memória alheia.

A Revista Fórum lembra de crises que Gilmar teria criado nos governos Lula e Dilma. Cita como exemplo o uso de seus encontros com o ex-presidente para denunciar em entrevista à Veja que sofrera pressão de Lula em relação ao mensalão em um encontro com o ex-ministro Nelson Jobim. Jobim e o ex-presidente o desmentiram.

Além do famoso grampo sem áudio, em que afirmou ter sido gravado pelo governo em conversa com o ex-senador Demóstenes Torres, gravação que nunca apareceu.

E depois se soube que Demóstenes fazia parte de esquema criminoso e conversava sempre com um ministro do Supremo. Ou mais recentemente, nas gravações com o senador Aécio Neves, em que Gilmar faz pressão sobre outro senador.

Mesmo no julgamento no TSE, Gilmar admitiu que foi ele quem manteve o processo enquanto Dilma era presidente.

“De fato, contribuí, evitei que houvesse o arquivamento dessa ação e contribuí para o aprimoramento do sistema. Todo esse debate que estamos tendo, modéstia às favas, é graças a essa insistência. Claro que contei com a solidariedade dos colegas, mas não tivesse eu levantado o debate, muito provavelmente, teríamos chancelado, como chancelamos muitos agravos regimentais no sentido do desprovimento”, disse.

“Portanto, modéstia às favas, mais uma vez, esse é um voto histórico, que permitiu que se abrisse essa caixa de segredos“, declarou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …