José Cruz/ ABr

Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse ser uma lenda urbana a afirmação de que ele tem lado – referindo-se ao momento político brasileiro.
“Essa é uma lenda urbana. Eu tenho relacionamento com todos os partidos. Dialoguei muito, e tranquilamente, com o então presidente Lula. A despeito das diferenças, tínhamos até uma relação de frequência, de amizade. Dizem: ‘ah, esteve cinco ou seis vezes com o Temer’. Eu recebi outro dia o pessoal do PCdoB. E perguntei ‘como vai nosso partido?’”, declarou na entrevista publicada hoje pelo periódico.
No texto, Gilmar tenta justificar o voto que salvou Temer da cassação, além de fazer piada com a memória alheia.
A Revista Fórum lembra de crises que Gilmar teria criado nos governos Lula e Dilma. Cita como exemplo o uso de seus encontros com o ex-presidente para denunciar em entrevista à Veja que sofrera pressão de Lula em relação ao mensalão em um encontro com o ex-ministro Nelson Jobim. Jobim e o ex-presidente o desmentiram.
Além do famoso grampo sem áudio, em que afirmou ter sido gravado pelo governo em conversa com o ex-senador Demóstenes Torres, gravação que nunca apareceu.
E depois se soube que Demóstenes fazia parte de esquema criminoso e conversava sempre com um ministro do Supremo. Ou mais recentemente, nas gravações com o senador Aécio Neves, em que Gilmar faz pressão sobre outro senador.
Mesmo no julgamento no TSE, Gilmar admitiu que foi ele quem manteve o processo enquanto Dilma era presidente.
“De fato, contribuí, evitei que houvesse o arquivamento dessa ação e contribuí para o aprimoramento do sistema. Todo esse debate que estamos tendo, modéstia às favas, é graças a essa insistência. Claro que contei com a solidariedade dos colegas, mas não tivesse eu levantado o debate, muito provavelmente, teríamos chancelado, como chancelamos muitos agravos regimentais no sentido do desprovimento”, disse.
“Portanto, modéstia às favas, mais uma vez, esse é um voto histórico, que permitiu que se abrisse essa caixa de segredos“, declarou.