Google deixa de espionar e-mails do Gmail para efeitos publicitários

Depois de muito ter sido acusada de espionar os e-mails dos usuários, o Google anuncia que deixará de o fazer para efeitos de publicidade direcionada.

As acusações de concorrentes como a Apple, sobre a empresa violar a privacidade dos usuários ao espionar e-mails, para lhes apresentar publicidade personalizada, parecem ter dado resultado, já que o Google anunciou que não vai continuar a analisar os e-mails do Gmail.

A análise já não era feita para os clientes com contas empresariais, mas a Google achou que não se justificava manter o sistema nas contas gratuitas do Gmail.

É uma medida positiva – o Google já sabe muito sobre nós, e não precisa ler nossos e-mails para isso. No entanto, é importante lembrar que a empresa continuará fazendo a análise dos e-mails para outros fins.

Por exemplo, a análise é essencial para que a empresa possa nos dar sugestões sobre datas de viagens ou reuniões que tenham sido referidas em e-mails, ou para fazer o tracking do processo de transporte de produtos que se compraram, e muitas outras coisas que a maioria dos usuários gostaria de continuar a desfrutar.

Mesmo sem utilizar a informação para efeitos de publicidade, isso não quer dizer que não continue a apresentar publicidade no Gmail, usando outros indicadores dos interesses dos usuários, como os sites visitados ou anúncios clicados.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …