Depois de muito ter sido acusada de espionar os e-mails dos usuários, o Google anuncia que deixará de o fazer para efeitos de publicidade direcionada.
As acusações de concorrentes como a Apple, sobre a empresa violar a privacidade dos usuários ao espionar e-mails, para lhes apresentar publicidade personalizada, parecem ter dado resultado, já que o Google anunciou que não vai continuar a analisar os e-mails do Gmail.
A análise já não era feita para os clientes com contas empresariais, mas a Google achou que não se justificava manter o sistema nas contas gratuitas do Gmail.
É uma medida positiva – o Google já sabe muito sobre nós, e não precisa ler nossos e-mails para isso. No entanto, é importante lembrar que a empresa continuará fazendo a análise dos e-mails para outros fins.
Por exemplo, a análise é essencial para que a empresa possa nos dar sugestões sobre datas de viagens ou reuniões que tenham sido referidas em e-mails, ou para fazer o tracking do processo de transporte de produtos que se compraram, e muitas outras coisas que a maioria dos usuários gostaria de continuar a desfrutar.
Mesmo sem utilizar a informação para efeitos de publicidade, isso não quer dizer que não continue a apresentar publicidade no Gmail, usando outros indicadores dos interesses dos usuários, como os sites visitados ou anúncios clicados.
Ciberia // ZAP