Estrutura de 25 mil anos tem características peculiares

(dr) Pryor et al., Antiquity, 2020

Kostenki 11, na Rússia

A estrutura encontrada deve ter sido importante para aqueles que a construíram, uma vez que exigiu tempo e esforço. Essa é a percepção do arqueólogo da Universidade de Exeter, Alexander Pryor. Ele é o autor líder de estudo publicado no Antiquity.

O exemplo de arquitetura do período glacial foi descoberta na Rússia, em Kostenki, em 2014. Na região há cerca de 70 estruturas desse tipo agrupados em torno do Rio Dom.

O que não se sabe é o motivo de caçadores-coletores, de 25 mil anos atrás, precisando aguentar as baixíssimas temperaturas (que chegavam a -20ºC ou menos), realizarem essa obra de aproximadamente 12,5 metros de diâmetro. A estrutura circular foi construída com ossos de ao menos 60 mamutes-lanosos.

As pistas deixadas no local sugerem que era destinado a processamento e armazenagem de alimento. Dentro da estrutura foram encontrados vestígios de fogueiras e restos de comida, inclusive legumes. E na parte externa foram encontrados fossos com ossos de mamutes.

Há ainda quem acredite que o lugar também apresenta elementos de rituais. Embora Pryor não tenha certeza do que poderia ser, como a vida humana está muito ligada a rituais, para ele é razoável que a estrutura tenha sido construída com as duas finalidades: ritual e atividades ligadas ao sustento.

Mamutes e construções

Estruturas similares, com uso de ossos de mamutes, foram encontradas por arqueólogos em diversos lugares do Leste Europeu, mas em escala bem menor. Além disso, esses sítios tem até 22 mil anos. Em geral, os pesquisadores consideram que essas estruturas tenham sido destinadas à moradia, para aguentar a temperatura no período glacial.

Essa estrutura se destaca pelo tamanho e por isso são feitas especulações em relação a sua função que não deve ter sido de moradia. Pryor diz não conseguir imaginar como essa estrutura teria sido coberto, devido ao tamanho.

Outra diferença da nova estrutura é o fato de ter pouca evidência de outros animais. Lá são encontrados, quase exclusivamente, restos de mamute. Enquanto os outros locais apresentam vestígios de outros animais, o que sugere que eles viviam do que pudessem encontrar na área.

Além disso, esse é o segundo círculo de ossos de mamute onde é identificada a queima de madeira. Mas essa estrutura é aproximadamente 5 mil mais antiga do que a outra.

Essa é a primeira vez que é descoberto componente de alimento vegetal nessas estruturas, de acordo com Pryor. Ainda não foram identificadas espécies específicas. As plantas podem ter tido sido utilizadas para venenos, medicamentos, corda e tecido. Também foram identificadas pequenas sementes carbonizadas. Não se sabe se elas foram trazidas por humanos ou acabaram no local por acaso.

Grande esforço

Ainda tem destaque a quantidade de ossos utilizados na estrutura, o que sugere que tenha ocorrido uma combinação de caça com retirada de locais onde houve morte em massa. A continuidade dos estudos pode dar mais pistas sobre a origem desses ossos. A estrutura completa apresenta divisões de áreas com paredes, fossas, lareiras, espaços de trabalho, de despejo e para matar os animais.

Há evidências de fonte natural de água na área, que permaneceria líquida durante o inverno. Essa água teria atraído animais e também os humanos para o local. Assim, a equipe de Pryor teoriza que esse fator possa ter influenciado a escolha da região para estabelecer a estrutura.

Ainda há muitos questionamentos a serem respondidos em relação a essa estrutura e sua função continua um mistério. Mas ela já dá pistas sobre como os ancestrais humanos se adaptaram à mudança climática no período mais dura do último ciclo glacial, de acordo com Pryor. Além de indicar como se adaptaram ao uso do que tinham à disposição.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …