Astrônomos farão grande anúncio global “inovador” sobre buracos negros

ESO/M. Kornmesser

Astrônomos de uma rede intergovernamental de pesquisa farão um grande anúncio no próximo 10 de abril sobre buracos negros, de acordo com o Observatório Europeu do Sul.

Considerando que o Telescópio Event Horizon está em uma missão para capturar a 1.ª imagem de um buraco negro, esta pode ser a descoberta da qual os astrônomos vão falar.  Se for isso, pela primeira vez, seremos capazes de “ver” o buraco negro no centro da nossa, ou no da nossa vizinha cósmica mais próxima, a galáxia elíptica Messier 87.

Buracos negros são essencialmente invisíveis. Sua imensa gravidade absorve qualquer matéria circundante, incluindo a luz. Isso torna a tarefa de realmente enxergar um buraco negro complemente impossível. No entanto, na extremidade da poderosa gravidade desse objeto fica o seu “horizonte de eventos”.

O material que se acumula nessa região gira em torno do buraco negro emitindo radiação de alta energia – e essa nós podemos ver. Nos últimos 13 anos, o Telescópio Event Horizon (que é na verdade uma rede de observatórios de rádio em todo o planeta) tem tentado criar a imagem de dois buracos negros – Sagitário A*, no centro da Via Láctea, e o buraco negro no centro de Messier 87 – a partir desse horizonte de eventos.

Santo Graal

Estes observatórios em todo o mundo concentram seu olhar nas localizações do buraco negro e capturam individualmente sinais de rádio emitidos pelos horizontes de eventos.

Os dados capturados são digitalizados e armazenados em discos rígidos, que são enviados fisicamente às instituições participantes para análise. Como cada telescópio é sincronizado com um relógio incrivelmente preciso, os dados podem ser correlacionados e costurados e, eventualmente – este é o santo graal -, produzir uma imagem do horizonte de eventos de um buraco negro.

A última coleta de dados ocorreu há dois anos, em abril de 2017. Desde então, os astrônomos vêm “montando” o quebra-cabeças. Agora, muitos suspeitam que o anúncio dos próximos dias nos dará a primeira visão real de um buraco negro.

Pode não ser isso, mas um “resultado inovador” que será transmitido simultaneamente em seis locais e quatro idiomas diferentes em todo o mundo certamente nos deixa animados com as possibilidades. O anúncio oficial terá início às 10h00 (horário de Brasília) do dia 10 de abril.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …

Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país. O …

Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% …

Júpiter é tão grande que quase virou um sol

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Assim, bem maior mesmo. Do tipo se você pegar todos os outros planetas e juntar suas massas, não chega nem aos pés dele. Nem mesmo metadinha. Esse gigante …

União Europeia pede que EUA reconsiderem sua decisão de cortar relações com a OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de relações internacionais da União Europeia, Josep Borrell, pediram neste sábado (30) que os Estados Unidos “reconsiderem a decisão anunciada” de romper …

Astronautas da NASA chegam à ISS em nave da SpaceX e entram para a história

Depois de viajarem pelo espaço por 19 horas, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Crew Dragon alguns minutos antes do previsto. O lançamento histórico aconteceu …

Nova Zelândia se encontra em cima de enorme bolha de lava, segundo pesquisa

Durante os anos 70, pesquisadores propuseram a teoria de que o interior do planeta se agita lentamente como uma bolha de lava. Estas bolhas flutuantes surgem como plumas do manto derretido do centro da Terra, onde …