Astrônomos encontram o “elo perdido” dos buracos negros – no meio da Via Láctea

Perto do coração da Via Láctea há evidências da existência de um buraco negro com massa 100 mil vezes maior que o Sol e que está escondido em uma nuvem molecular de gás.

O “elo perdido” dos buracos negros estava afinal “escondido” numa nuvem de poeira galática no meio da Via Láctea.

Segundo um estudo publicado nesta segunda-feira na revista Nature Astronomy, este pode ser o primeiro buraco negro de massa intermediária localizado pelos astrônomos e talvez proporcione informações importantes sobre como podem ter sido criados os buracos negros supermassivos.

Os cientistas sabem que buracos negros enormes, com massa até 10 bilhões de vezes maior que a do Sol, ficam no centro das galáxias, entre elas a Via Láctea, mas desconhecem como conseguem tamanha quantidade de massa, especialmente quando parece que existem desde que o universo era relativamente jovem – algumas centenas de milhões de anos.

De acordo com o estudo, esse enigma poderia ser resolvido se existissem buracos negros de poucas centenas de milhares de massas solares – como se fossem sementes para seus equivalentes com massa muito maior.

No entanto, até agora esse tipo de buraco negro de massa intermediária não pôde ser detectado e atualmente há “poucos candidatos convincentes” para serem incluídos nessa categoria.

O professor Tomoharu Oka, da Universidade Keio, Japão, e sua equipe utilizaram o sistema ALMA, Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array, composto por 66 radiotelescópios e situado no deserto do Atacama, no Chile, para observar uma nuvem de gás molecular a 195 anos-luz do centro da Via Láctea.

Os especialistas fizeram simulações para concluir que a cinemática do gás nessa nuvem só poderia ser explicada pela presença de um buraco negro de massa intermediária escondido em seu interior.

Além disso, descobriram que a emissão de gás por parte dessa nuvem se parece em uma versão em menor escala do buraco negro supermassivo estático no centro da nossa galáxia.

A partir de agora o trabalho focará em fazer um acompanhamento desta nova fonte e confirmar a sua natureza, além de continuar empregando essa técnica para descobrir outros buracos negros de massa intermediária.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Este é o único restaurante possível em tempos de coronavírus

Um restaurante sueco encontrou uma maneira criativa de promover o isolamento social sem fechar as portas. No meio do campo, o estabelecimento serve apenas um cliente por vez em uma experiência que contrasta com opções …

'É cada vez mais difícil acreditar que Bolsonaro chegue ao final do mandato', vê historiador José Murilo de Carvalho

A gravidade da crise causada pelo novo coronavírus no Brasil ficou mais evidente quando o país atravessou pela primeira vez, na terça-feira (19/05), a barreira de mil mortes por covid-19 registradas em 24h, segundo dados …

Estudo indica razão bizarra para a existência de barba nos homens

Humanos são bastante diferentes dos outros grandes primatas no que se refere ao pelo corporal: de forma geral temos bem menos que eles, especialmente as mulheres. Os homens, por outro lado, conseguem produzir uma barba longa, …

EUA querem fechar brecha em regra que bloqueia fornecimento de chips para Huawei

Reguladores dos EUA querem fechar uma brecha na nova regra que bloqueia o fornecimento global de chips para a Huawei. Recentemente, a fabricante chinesa também teve a sua presença prorrogada por mais um ano na …

Objetos escondidos por prisioneiros são descobertos em Auschwitz

Talheres e outros itens encontrados num duto de chaminé de um dos blocos daquele que foi o maior campo de extermínio nazista podem revelar detalhes sobre a vida no local, onde mais de um milhão …

Troca de ministros é exemplo de 'simplificação da política' de Bolsonaro

Constantes mudanças de ministro feitas por Jair Bolsonaro têm "impacto político importante", mas "simplificação da política" praticada pelo presidente o "mantém no cargo", disse sociólogo à Sputnik Brasil. Para Dario Sousa e Silva, professor da Universidade …

Pinguins fazem tour exclusivo em museu fechado por causa do coronavírus

Por todo o mundo a pandemia do novo coronavírus e a quarentena fecharam as portas dos museus, deixando as obras de arte solitárias nos corredores esvaziados das instituições, que já há meses não recebem visitantes. Enquanto …

Esse pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes

De acordo com publicação da Universidade de Utah, o coronavírus pode causar conjuntivite em casos raros e não parece ser o único sintoma de Covid-19, sendo acompanhada de febre, tosse e falta de ar. Mas …

Spotify reforça ambição de expandir para além do streaming de música

O Spotify teve uma alta em suas ações nessa terça-feira (19), depois de anunciar que terá, com exclusividade, um dos maiores podcasters do mundo na sua plataforma. "The Joe Rogan Experience", um podcast no estilo …

Israel é alvo de ciberataques generalizados

Vários websites de Israel foram atingidos nesta quinta-feira (21) por um ataque cibernético coordenado, com suas páginas principais sendo substituídas por imagens da capital, Tel Aviv, e de outras cidades israelenses em chamas. De acordo com …