Astrônomos encontram o “elo perdido” dos buracos negros – no meio da Via Láctea

Perto do coração da Via Láctea há evidências da existência de um buraco negro com massa 100 mil vezes maior que o Sol e que está escondido em uma nuvem molecular de gás.

O “elo perdido” dos buracos negros estava afinal “escondido” numa nuvem de poeira galática no meio da Via Láctea.

Segundo um estudo publicado nesta segunda-feira na revista Nature Astronomy, este pode ser o primeiro buraco negro de massa intermediária localizado pelos astrônomos e talvez proporcione informações importantes sobre como podem ter sido criados os buracos negros supermassivos.

Os cientistas sabem que buracos negros enormes, com massa até 10 bilhões de vezes maior que a do Sol, ficam no centro das galáxias, entre elas a Via Láctea, mas desconhecem como conseguem tamanha quantidade de massa, especialmente quando parece que existem desde que o universo era relativamente jovem – algumas centenas de milhões de anos.

De acordo com o estudo, esse enigma poderia ser resolvido se existissem buracos negros de poucas centenas de milhares de massas solares – como se fossem sementes para seus equivalentes com massa muito maior.

No entanto, até agora esse tipo de buraco negro de massa intermediária não pôde ser detectado e atualmente há “poucos candidatos convincentes” para serem incluídos nessa categoria.

O professor Tomoharu Oka, da Universidade Keio, Japão, e sua equipe utilizaram o sistema ALMA, Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array, composto por 66 radiotelescópios e situado no deserto do Atacama, no Chile, para observar uma nuvem de gás molecular a 195 anos-luz do centro da Via Láctea.

Os especialistas fizeram simulações para concluir que a cinemática do gás nessa nuvem só poderia ser explicada pela presença de um buraco negro de massa intermediária escondido em seu interior.

Além disso, descobriram que a emissão de gás por parte dessa nuvem se parece em uma versão em menor escala do buraco negro supermassivo estático no centro da nossa galáxia.

A partir de agora o trabalho focará em fazer um acompanhamento desta nova fonte e confirmar a sua natureza, além de continuar empregando essa técnica para descobrir outros buracos negros de massa intermediária.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Eduardo Bolsonaro desiste de ser embaixador nos EUA

Filho do presidente anuncia decisão após conquistar liderança do PSL na Câmara e em meio à incerteza sobre apoio de senadores à sua indicação à embaixada. Deputado diz que fica no Brasil para defender pauta …

Após coletes amarelos, Macron enfrenta crise e onda de suicídios no meio rural

Agricultores franceses protestaram nesta terça-feira em toda a França contra o que chamam de “agribashing”, ou, em tradução livre da expressão em inglês, uma "agressão violenta" (“bashing”) contra o setor. O fenômeno se repetiu na Alemanha, …

Sujar-se de terra é o mais moderno e eficaz antidepressivo de acordo com este estudo

Com a depressão já diagnosticada como a doença do século XXI, em um mundo cada vez mais tomado por medicamentos como a agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetine – entre tantos outros – , a …

Patenteado material que permite ocultar objetos e é chamado capa de invisibilidade

A empresa canadense fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionado ao Quantum Stealth. O material também é chamado de “capa de invisibilidade”. O inventor dos quatro pedidos …

Netanyahu desiste de formar governo em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renunciou, nesta segunda-feira (21), à tarefa de formar um novo governo. O presidente Reuven Rivlin informou que entregará a missão ao opositor Benny Gantz. O primeiro-ministro anunciou a decisão nas redes …

'Nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder', diz Joice sobre governo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) declarou nesta segunda-feira (22) que "nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder" como existe no governo do presidente Jair Bolsonaro. Após ser retirada da função de …

"Táxis de cocaína" são problema crescente em Berlim

Aumento do número de veículos que entregam drogas diretamente na casa dos usuários preocupa a polícia berlinense. A cocaína perde apenas para a heroína como causa de mortes relacionadas a drogas na capital alemã. A polícia …

A casa da Barbie existe na vida real – e você pode se hospedar lá

Possivelmente a mais célebre e vendida boneca do mundo, a Barbie costumava sugerir uma vida de luxo e deleite ao imaginário da criançada que cresceu – e ainda cresce – inventando uma vida enquanto brinca …

Eleição na Bolívia: Resultados parciais indicam 2º turno inédito entre Evo Morales e Carlos Mesa

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com …

Voo mais longo e sem escalas da história pousou em Sydney

O voo mais longo e sem escalas da história pousou nesse domingo (20) em Sydney, 19 horas e 16 minutos após a decolagem, em Nova York. Foi um teste da companhia australiana Qantas, que pretende …