Teólogos conservadores acusam o Papa Francisco de heresia e enviam “correção filial”

catholicism / Flickr

Papa Francisco

Um grupo de teólogos, sacerdotes e acadêmicos católicos conservadores acusaram o Papa Francisco de heresia, e enviaram uma carta na qual apresentam uma “correção filial” – algo que não acontecia há 700 anos.

O grupo de mais de sessenta teólogos, padres e acadêmicos conservadores acusaram o Papa Francisco de “propagação de heresias” ao manifestar, em texto divulgado em 2016, a abertura aos católicos divorciados para voltaram a se casar.

Em uma carta de 25 páginas enviada a Francisco no mês passado e obtida neste sábado pela agência Associated Press, os 62 signatários apresentaram uma “correção filial” – medida que não é usada desde 1333, ano em que o Papa João XXII “divulgou opiniões heréticas e foi corrigido pelos seus súditos”.

Segundo a RR, a “correção filial”, com 40 assinaturas de origem e mais 22 signatários que se uniram ao texto, foi também divulgada simultaneamente através de sites e blogs conservadores e linha tradicionalista.

Na missiva, o líder da Igreja Católica é acusado de propagar sete posições heréticas sobre o casamento, a vida moral e os sacramentos no seu documento Amoris Laetitia, publicado em 2016, e subsequentes “atos, palavras e omissões“.

De acordo com a missiva dos contestatários, “o pontífice apoiou direta ou indiretamente a crença de que a obediência à Lei de Deus pode ser impossível ou indesejável e que a igreja deve às vezes aceitar o adultério como um comportamento compatível com a vida de um católico praticante”.

Em setembro de 2016, quatro cardeais conservadores escreveram a Francisco pedindo esclarecimentos sobre o “Amoris Laetitia”, com cinco perguntas específicas que exigem apenas um “sim” ou um “não” como resposta para esclarecer o que consideram “dúvidas ou imprecisões no que diz respeito à integridade da fé católica”.

A carta agora enviada não foi assinada por nenhum cardeal.

O Papa Francisco não respondeu até o momento à nenhuma das missivas, razão que levou os 62 signatários a divulgar o documento.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fico imaginando o Papa pegando esta “correção filial” e fazendo uma cesta de 3 pontos no lixo! Kkkkkkkkk

    Os arrogantes (os “conservadores”, com aspas) se acham no direito de entender tudo, caso contrário tratam como heresia aquilo que não entendem ou que entendem errado. Enquanto que os ignorantes (os modernistas), que entendem menos ainda, acham que a Igreja mudou sua doutrina. Tem que ser muito santo mesmo este Papa para aguentar estes dois lados, o que ele tem feito com perfeição, graças a Deus! : ) É isso aí, Papa, ignora todo esse pessoal!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …