Teólogos conservadores acusam o Papa Francisco de heresia e enviam “correção filial”

catholicism / Flickr

Papa Francisco

Um grupo de teólogos, sacerdotes e acadêmicos católicos conservadores acusaram o Papa Francisco de heresia, e enviaram uma carta na qual apresentam uma “correção filial” – algo que não acontecia há 700 anos.

O grupo de mais de sessenta teólogos, padres e acadêmicos conservadores acusaram o Papa Francisco de “propagação de heresias” ao manifestar, em texto divulgado em 2016, a abertura aos católicos divorciados para voltaram a se casar.

Em uma carta de 25 páginas enviada a Francisco no mês passado e obtida neste sábado pela agência Associated Press, os 62 signatários apresentaram uma “correção filial” – medida que não é usada desde 1333, ano em que o Papa João XXII “divulgou opiniões heréticas e foi corrigido pelos seus súditos”.

Segundo a RR, a “correção filial”, com 40 assinaturas de origem e mais 22 signatários que se uniram ao texto, foi também divulgada simultaneamente através de sites e blogs conservadores e linha tradicionalista.

Na missiva, o líder da Igreja Católica é acusado de propagar sete posições heréticas sobre o casamento, a vida moral e os sacramentos no seu documento Amoris Laetitia, publicado em 2016, e subsequentes “atos, palavras e omissões“.

De acordo com a missiva dos contestatários, “o pontífice apoiou direta ou indiretamente a crença de que a obediência à Lei de Deus pode ser impossível ou indesejável e que a igreja deve às vezes aceitar o adultério como um comportamento compatível com a vida de um católico praticante”.

Em setembro de 2016, quatro cardeais conservadores escreveram a Francisco pedindo esclarecimentos sobre o “Amoris Laetitia”, com cinco perguntas específicas que exigem apenas um “sim” ou um “não” como resposta para esclarecer o que consideram “dúvidas ou imprecisões no que diz respeito à integridade da fé católica”.

A carta agora enviada não foi assinada por nenhum cardeal.

O Papa Francisco não respondeu até o momento à nenhuma das missivas, razão que levou os 62 signatários a divulgar o documento.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fico imaginando o Papa pegando esta “correção filial” e fazendo uma cesta de 3 pontos no lixo! Kkkkkkkkk

    Os arrogantes (os “conservadores”, com aspas) se acham no direito de entender tudo, caso contrário tratam como heresia aquilo que não entendem ou que entendem errado. Enquanto que os ignorantes (os modernistas), que entendem menos ainda, acham que a Igreja mudou sua doutrina. Tem que ser muito santo mesmo este Papa para aguentar estes dois lados, o que ele tem feito com perfeição, graças a Deus! : ) É isso aí, Papa, ignora todo esse pessoal!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para …

EUA e Brasil querem barrar governo Maduro na Organização Pan-Americana da Saúde

Os Estados Unidos, o Brasil e outros 11 países rejeitaram nesta segunda-feira (28) a legitimidade do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A …

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …