Teólogos conservadores acusam o Papa Francisco de heresia e enviam “correção filial”

catholicism / Flickr

Papa Francisco

Um grupo de teólogos, sacerdotes e acadêmicos católicos conservadores acusaram o Papa Francisco de heresia, e enviaram uma carta na qual apresentam uma “correção filial” – algo que não acontecia há 700 anos.

O grupo de mais de sessenta teólogos, padres e acadêmicos conservadores acusaram o Papa Francisco de “propagação de heresias” ao manifestar, em texto divulgado em 2016, a abertura aos católicos divorciados para voltaram a se casar.

Em uma carta de 25 páginas enviada a Francisco no mês passado e obtida neste sábado pela agência Associated Press, os 62 signatários apresentaram uma “correção filial” – medida que não é usada desde 1333, ano em que o Papa João XXII “divulgou opiniões heréticas e foi corrigido pelos seus súditos”.

Segundo a RR, a “correção filial”, com 40 assinaturas de origem e mais 22 signatários que se uniram ao texto, foi também divulgada simultaneamente através de sites e blogs conservadores e linha tradicionalista.

Na missiva, o líder da Igreja Católica é acusado de propagar sete posições heréticas sobre o casamento, a vida moral e os sacramentos no seu documento Amoris Laetitia, publicado em 2016, e subsequentes “atos, palavras e omissões“.

De acordo com a missiva dos contestatários, “o pontífice apoiou direta ou indiretamente a crença de que a obediência à Lei de Deus pode ser impossível ou indesejável e que a igreja deve às vezes aceitar o adultério como um comportamento compatível com a vida de um católico praticante”.

Em setembro de 2016, quatro cardeais conservadores escreveram a Francisco pedindo esclarecimentos sobre o “Amoris Laetitia”, com cinco perguntas específicas que exigem apenas um “sim” ou um “não” como resposta para esclarecer o que consideram “dúvidas ou imprecisões no que diz respeito à integridade da fé católica”.

A carta agora enviada não foi assinada por nenhum cardeal.

O Papa Francisco não respondeu até o momento à nenhuma das missivas, razão que levou os 62 signatários a divulgar o documento.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fico imaginando o Papa pegando esta “correção filial” e fazendo uma cesta de 3 pontos no lixo! Kkkkkkkkk

    Os arrogantes (os “conservadores”, com aspas) se acham no direito de entender tudo, caso contrário tratam como heresia aquilo que não entendem ou que entendem errado. Enquanto que os ignorantes (os modernistas), que entendem menos ainda, acham que a Igreja mudou sua doutrina. Tem que ser muito santo mesmo este Papa para aguentar estes dois lados, o que ele tem feito com perfeição, graças a Deus! : ) É isso aí, Papa, ignora todo esse pessoal!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …