Teólogos conservadores acusam o Papa Francisco de heresia e enviam “correção filial”

catholicism / Flickr

Papa Francisco

Um grupo de teólogos, sacerdotes e acadêmicos católicos conservadores acusaram o Papa Francisco de heresia, e enviaram uma carta na qual apresentam uma “correção filial” – algo que não acontecia há 700 anos.

O grupo de mais de sessenta teólogos, padres e acadêmicos conservadores acusaram o Papa Francisco de “propagação de heresias” ao manifestar, em texto divulgado em 2016, a abertura aos católicos divorciados para voltaram a se casar.

Em uma carta de 25 páginas enviada a Francisco no mês passado e obtida neste sábado pela agência Associated Press, os 62 signatários apresentaram uma “correção filial” – medida que não é usada desde 1333, ano em que o Papa João XXII “divulgou opiniões heréticas e foi corrigido pelos seus súditos”.

Segundo a RR, a “correção filial”, com 40 assinaturas de origem e mais 22 signatários que se uniram ao texto, foi também divulgada simultaneamente através de sites e blogs conservadores e linha tradicionalista.

Na missiva, o líder da Igreja Católica é acusado de propagar sete posições heréticas sobre o casamento, a vida moral e os sacramentos no seu documento Amoris Laetitia, publicado em 2016, e subsequentes “atos, palavras e omissões“.

De acordo com a missiva dos contestatários, “o pontífice apoiou direta ou indiretamente a crença de que a obediência à Lei de Deus pode ser impossível ou indesejável e que a igreja deve às vezes aceitar o adultério como um comportamento compatível com a vida de um católico praticante”.

Em setembro de 2016, quatro cardeais conservadores escreveram a Francisco pedindo esclarecimentos sobre o “Amoris Laetitia”, com cinco perguntas específicas que exigem apenas um “sim” ou um “não” como resposta para esclarecer o que consideram “dúvidas ou imprecisões no que diz respeito à integridade da fé católica”.

A carta agora enviada não foi assinada por nenhum cardeal.

O Papa Francisco não respondeu até o momento à nenhuma das missivas, razão que levou os 62 signatários a divulgar o documento.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fico imaginando o Papa pegando esta “correção filial” e fazendo uma cesta de 3 pontos no lixo! Kkkkkkkkk

    Os arrogantes (os “conservadores”, com aspas) se acham no direito de entender tudo, caso contrário tratam como heresia aquilo que não entendem ou que entendem errado. Enquanto que os ignorantes (os modernistas), que entendem menos ainda, acham que a Igreja mudou sua doutrina. Tem que ser muito santo mesmo este Papa para aguentar estes dois lados, o que ele tem feito com perfeição, graças a Deus! : ) É isso aí, Papa, ignora todo esse pessoal!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …