Há uma cidade na França onde é proibido morrer em casa

P.poschadel / Wikimedia

Igreja de Saint-Remi, em Laigneville, a cerca de uma hora de Paris

Igreja de Saint-Remi, em Laigneville, a cerca de uma hora de Paris

O prefeito de uma cidadezinha francesa, situada a cerca de uma hora de Paris, decretou que é proibido morrer em casa. Uma decisão “absurda”, como o próprio admite, mas por uma boa causa.

Estamos falando de Laigneville, uma localidade do departamento do Oise, na região da Picardia, com cerca de cinco mil habitantes, onde, a partir de agora, é proibido morrer em casa.

O decreto assinado pelo prefeito Christophe Dietrich surge depois do caso de um idoso que faleceu em casa e cuja morte só foi confirmada por um médico cinco horas depois.

Como um cadáver não pode ser removido do local enquanto não for emitido o certificado de óbito, estamos perante uma situação “perigosa e indigna”, conforme lamenta Dietrich em uma publicação no Facebook.

Assim, o prefeito resolveu tomar uma medida “absurda” para alertar as autoridades para a falta de médicos na região, uma vez que este tipo de situação vem se repetindo.

“Considerando a falta de médicos e considerando a impossibilidade de poder constatar um óbito de forma decente, assinei, nesta manhã, um decreto que interdita os habitantes de Laigneville de morrerem em suas casas”, escreve no Facebook.

Vão me dizer que isso é totalmente absurdo! Efetivamente é! É tanto como o absurdo da situação com que temos sido confrontados”, acrescenta o prefeito que diz ter feito vários apelos ao Governo sem ter obtido resposta.

A cidadezinha só tem dois médicos que estão próximos da aposentadoria.

Alguns médicos aproveitam para criticar o prefeito, considerando sua reação “excessiva” e frisando que deveria antes “se perguntar porque é que os médicos não ficam” na localidade, cita o jornal Le Parisien.

Já Christophe Dietrich sugere ao Governo algumas medidas para resolver o problema, como decretar uma quota de médicos por número de habitantes ou obrigar os jovens diplomados a permanecerem na região de formação, durante os primeiros anos do exercício da atividade.

// ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

-

Hospital brasileiro adquire seu segundo robô cirurgião

O Hospital 9 de julho, de São Paulo, adquiriu segunda unidade de robô que realiza cirurgias complexas. O robô chamado “Da Vinci” auxilia os profissionais de saúde durante as cirurgias videolaparoscópicas robô-assistida. Entretanto, todo controle do …

-

Cientistas descobrem novo mecanismo para crescimento de cabelos

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco, nos EUA, descobriram que células T regulatórias, um tipo de célula imunológica geralmente associada ao controle da inflamação, desencadeia diretamente células-tronco na pele para promover o crescimento …

O terrorista suicida de Manchester, Salman Abedi

Polícia de Manchester revela fotografia do terrorista na noite do atentado

A polícia britânica revelou imagens das câmeras de vigilância, nas quais aparece o suposto autor do atentado terrorista de Manchester, Salman Abedi, informou o jornal Manchester Evening News. Segundo a polícia, as imagens foram registradas algumas horas …

-

Casa Branca estuda que advogados supervisionem tuítes de Trump

Casa Branca estuda pôr em mãos de advogados a supervisão das polêmicas mensagens que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publica na sua conta do Twitter habitualmente, segundo informou "The Wall Street Journal". Este jornal, …

"Gabriel e a Montanha", Fellipe Gamarano Barbosa (2017)

Filme brasileiro “Gabriel e a montanha” recebe dois prêmios em Cannes

Produção conquistou o Prêmio Revelação France 4, por criatividade e inovação, além da premiação oferecida pela Fundação Gan, de apoio à distribuição. O longa-metragem “Gabriel e a montanha”, de Fellipe Barbosa, recebeu, nesta quinta-feira (25), dois …

Nova camada de placas tectônicas foi descoberta abaixo de Tonga, no Pacífico

Placas tectônicas recém-descobertas podem explicar terremotos misteriosos no Pacífico

Dentro do manto terrestre, uma imensa camada rochosa que fica entre a crosta e o núcleo da Terra, há uma nova camada de placas tectônicas, diz um novo estudo da Universidade de Houston, no Texas. E …

Airlander 10, o “bumbum voador gigante”

Maior aeronave do mundo registra terceiro voo bem sucedido

O Airlander 10, maior aeronave do mundo, conseguiu completar seu terceiro voo bem sucedido. Apelidado de "bumbum gigante", o híbrido de avião e dirigível ficou no ar por cerca de 180 minutos nesta sexta-feira (26). De …

-

Cérebro começa a devorar literalmente a si mesmo se não dormimos o suficiente

De acordo com um estudo da Universidade Politécnica de Marche, na Itália, nossos cérebros literalmente começam a devorar a si mesmos quando não dormimos o suficiente. A razão pela qual dormimos vai além de repor nossos …

Mulher gorda talvez obesa a ler na feira do livro do metro em São Paulo

Cientistas produzem anticorpo que pode impedir aumento de peso na menopausa

Um grupo internacional de cientistas dos EUA, Holanda, China e Reino Unido, conseguiu selecionar um anticorpo que aumenta a massa óssea e reduz a gordura corporal de cobaias na menopausa. Segundo os especialistas, após a menopausa …

-

China deixa de ser nação mais populosa do mundo

A Índia pode já ter superado a China como o país mais populoso do mundo. Entretanto, estas conclusões provocam dúvidas entre os demógrafos. O acadêmico Yi Fuxian, pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, disse na …