Habitantes de uma ilha no Pacífico têm DNA de espécie humana desconhecida

(dr) Graham Crumb / imagicity.com

-

Traços de uma espécie humana ainda não identificada foram encontrados no DNA de melanésios, aqueles que vivem no Pacífico Sul, em locais como Papua-Nova Guiné, Fiji e Ilhas Salomão.

De acordo com modelos genéticos, a espécie provavelmente não é neandertal ou denisovan, mas sim um terceiro tipo que ainda não conhecíamos.

“Ou estamos deixando passar uma população ou não estamos entendendo alguma coisa sobre suas relações”, diz Ryan Bohlender, geneticista estatístico da Universidade de Texas, nos Estados Unidos, citado pelo Science Alert.

Bohlender e sua equipe têm investigado as porcentagens de DNA de hominídeos extintos que os seres humanos modernos ainda carregam hoje. Eles relatam terem encontrado discrepâncias em análises anteriores que sugerem que a nossa descendência dos neandertais e dos denisovans não é a história inteira.

Os cientistas acreditam que entre 100 mil e 60 mil anos atrás, nossos ancestrais migraram da África e fizeram o primeiro contato com outra espécie hominídea que habitava a massa de terras da Eurásia.

Este contato deixou marcas em nossa espécie que ainda podem ser vistas hoje, com Europeus e Asiáticos carregando variantes genéticas do DNA neandertal em seus genomas.

Apesar de nossa relação com os neandertais ser muito pesquisada, a nossa interação com os denisovans ainda é pouco clara.

Isso acontece porque temos muitos fósseis neandertais em bom estado na Europa e Ásia, mas tudo o que encontramos dos denisovans são ossos dos dedos e alguns dentes localizados em uma caverna da Sibéria em 2008.

Bohlender e sua equipe descobriram que europeus e chineses carregam quantidades similares de DNA neandertal: 2,8%. Europeus não têm traços de ancestralidade denisovan, e chineses têm apenas 0,1%.

Já os melanésios têm 1,11% de DNA denisovan, muito menos que entre 3 a 6% que eram esperados pelos pesquisadores. Isso abriu espaço para a hipótese de que há um terceiro grupo de hominídeos que pode ter se reproduzido com os ancestrais dos melanésios.

A hipótese é sustentada por um estudo do Museu de Arte Natural da Dinamarca, que analisou o DNA de 83 australianos aborígenes e 25 habitantes de Papua-Nova Guiné.

O resultado revelou que o DNA desses grupos era muito semelhante ao dos denisovans, mas com distinção suficiente para sugerir que poderia ter vindo de um terceiro, ainda não identificado, hominídeo.

Esta hipótese ainda precisa ser muito estudada antes de ser comprovada, mas ela indica que as nossas interações com seres humanos antigos são muito mais complexas do que pensamos inicialmente.

O trabalho de Bohlender foi apresentado em outubro de 2016 em um encontro da American Society of Human Genetics no Canadá.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …