Blockchain para dummies: finalmente, uma explicação simples

O que é um blockchain e como funciona?  O canal Savjee no Youtube, fez um excelente vídeo simplificado explicando como funciona uma cadeia de blocos, ou seja, a blockchain usada no bitcoin.

Hoje em dia cadeias de blocos estão bastante populares. Mas o que é uma cadeia de blocos? Como ela funciona, quais problemas elas solucionam e como são usadas? O canal Savjee no Youtube fez um vídeo que explica de uma forma simples.

Como o nome indica, um blockchain é uma cadeia de blocos que contém informações. Esta técnica foi originalmente descrita em 1991 por um grupo de pesquisadores e foi originalmente destinada a carimbo de data digital de documentos para que não seja possível retroceder ou manipula-los. Quase como um tabelião.

No entanto ele quase não foi utilizado até que fosse adaptado por Satoshi Nakamoto em 2009 para criar a moeda digital criptográfica Bitcoin.

Uma cadeia de blocos é um livro razão distribuído que é completamente aberto a qualquer pessoa. Elas têm uma propriedade importante: uma vez que os dados foram gravados dentro de uma cadeia de blocos, torna-se difícil mudar isso.

Então, como isso funciona?

Bem, vamos olhar mais de perto um bloco. Cada bloco contém alguns dados, o hash do bloco e o hash do bloco anterior. Os dados armazenados dentro de um bloco dependem do tipo de cadeia de blocos.

A cadeia de blocos do Bitcoin por exemplo armazena detalhes sobre uma transação, como o remetente, receptor e a quantidade de moedas. Um bloco também possui um hash. Você pode comparar um hash a uma impressão digital. Ele identifica um bloco e todo seu conteúdo e é sempre único, assim como uma impressão digital.

Uma vez que o bloco é criado, seu hash será calculado. Mudar algo dentro do bloco fará com que o hash mude. Então, em outras palavras: hashes são muito úteis quando você quer detectar mudanças para bloquear.

Se a impressão digital de um bloco mudar, ele não é mais o mesmo bloco. O terceiro elemento dentro de cada bloco é o hash do bloco anterior. Isto cria efetivamente uma cadeia de blocos e é essa técnica que faz uma blockchain tão segura.

Vamos dar um exemplo. Temos aqui uma cadeia de 3 blocos. Como você pode ver, cada bloco tem um hash e o hash do bloco anterior. Então, o bloco número 3 aponta para o bloco número 2 e o número 2 aponta para o número 1.

Agora o primeiro bloco possui um bit especial, ele não pode apontar para blocos anteriores porque é o primeiro. Vamos chamar este bloco de genesis. Agora, vamos dizer que você manipula o segundo bloco. Isso faz com que o hash do bloco também mude.

kizmet / Flickr

Na blockchain cada bloco tem seu próprio hash e o hash do bloco anterior

Por sua vez, isso fará com que o bloco 3 e todos os blocos seguintes sejam inválidos porque eles não armazenam um hash válido do bloco anterior. Então, mudar um único bloco tornará todos os blocos seguintes inválidos. Mas o uso de hashes não é suficiente para prevenir adulterações.

Os computadores nos dias de hoje são muito rápidos e podem calcular centenas de milhares de hashes por segundo. Você pode efetivamente manipular um bloco e recalcular todos os hashes dos blocos para tornar sua cadeia de blocos válida novamente.

Então, para mitigar isto, a cadeia de blocos tem algo chamado prova de trabalho. É um mecanismo que desacelera a criação de novos blocos. No caso do Bitcoins: demora cerca de 10 minutos para calcular a prova de trabalho necessária e adicionar um novo bloco na cadeia.

Este mecanismo torna muito difícil a manipulação dos blocos, porque se você manipular 1 bloco, você precisará recalcular a prova de trabalho para todos os blocos seguintes. Portanto, a segurança de uma cadeia de blocos vem do uso criativo do hashing e do mecanismo da prova de trabalho.

Mas há mais um modo que garante a segurança da cadeia de blocos e é por serem distribuídas. Em vez de usar uma central para gerenciar, as cadeias de blocos, usa-se uma rede ponto-a-ponto e qualquer pessoa pode participar.

Quando alguém se junta a esta rede, ele recebe uma cópia completa da cadeia de blocos. O nó pode usar isso para verificar se tudo ainda está em ordem.

Agora, vamos ver o que acontece quando alguém cria um novo bloco. Este novo bloco é enviado a todos na rede. Cada nó então verifica o bloco criado para certificar que não tenha sido adulterado. Se tudo der certo, cada nó adiciona este bloco à sua própria cadeia de blocos.

Todo nó nessa rede cria consenso. Eles concordam sobre quais blocos são válidos e quais não são. Os blocos que foram adulterados serão rejeitados por outros nós da rede. Então, para manipular com sucesso uma cadeia de blocos, você precisará manipular todos os blocos da cadeia, refazer a prova do trabalho para cada bloco e assumir o controle de mais de 50% da rede ponto-a-ponto.

Só então o seu bloco adulterado será aceito por todos os outros. Isso é quase impossível de fazer. Cadeia de blocos também estão em constante evolução. Um dos desenvolvimentos mais recentes é a criação dos contratos inteligentes.

Estes contratos são programas simples armazenados na cadeia de blocos e podem ser usados para trocar moedas automaticamente com base em certas condições.

A criação da tecnologia blockchain atingiu interesse de muitas pessoas. Logo, outros perceberam que a tecnologia poderia ser usada para outras coisas, como armazenar registros médicos, criar um tabelião digital ou mesmo cobrar impostos.”

Então agora você sabe o que é um blockchain, como ela funciona no nível básico e que problemas ela resolve.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20

Em 1904, surgia nas proximidades de Berlim a primeira escola ao ar livre do mundo. A Waldschule für kränkliche Kinder havia sido criada por Walter Spickendorff em conjunto com o pediatra Bernhard Bendix e o …

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …

Mark Zuckberg abre guerra contra seus funcionários ao não banir posts de Trump

E eis que Mark Zuckerberg terá semanas agitadas pela frente no que se refere à administração de seus funcionários. Isso porque o CEO e co-fundador do Facebook afirmou na última terça-feira que não fará nada …

Em 24 horas ocorrem 11 terremotos na área do Parque de Yellowstone

O parque nos EUA, conhecido por suas características geotérmicas e vida selvagem, está situado em cima de um supervulcão que, se entrar em erupção, pode causar enorme devastação na Terra. Em 24 horas, em uma área …

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …