Blockchain para dummies: finalmente, uma explicação simples

O que é um blockchain e como funciona?  O canal Savjee no Youtube, fez um excelente vídeo simplificado explicando como funciona uma cadeia de blocos, ou seja, a blockchain usada no bitcoin.

Hoje em dia cadeias de blocos estão bastante populares. Mas o que é uma cadeia de blocos? Como ela funciona, quais problemas elas solucionam e como são usadas? O canal Savjee no Youtube fez um vídeo que explica de uma forma simples.

Como o nome indica, um blockchain é uma cadeia de blocos que contém informações. Esta técnica foi originalmente descrita em 1991 por um grupo de pesquisadores e foi originalmente destinada a carimbo de data digital de documentos para que não seja possível retroceder ou manipula-los. Quase como um tabelião.

No entanto ele quase não foi utilizado até que fosse adaptado por Satoshi Nakamoto em 2009 para criar a moeda digital criptográfica Bitcoin.

Uma cadeia de blocos é um livro razão distribuído que é completamente aberto a qualquer pessoa. Elas têm uma propriedade importante: uma vez que os dados foram gravados dentro de uma cadeia de blocos, torna-se difícil mudar isso.

Então, como isso funciona?

Bem, vamos olhar mais de perto um bloco. Cada bloco contém alguns dados, o hash do bloco e o hash do bloco anterior. Os dados armazenados dentro de um bloco dependem do tipo de cadeia de blocos.

A cadeia de blocos do Bitcoin por exemplo armazena detalhes sobre uma transação, como o remetente, receptor e a quantidade de moedas. Um bloco também possui um hash. Você pode comparar um hash a uma impressão digital. Ele identifica um bloco e todo seu conteúdo e é sempre único, assim como uma impressão digital.

Uma vez que o bloco é criado, seu hash será calculado. Mudar algo dentro do bloco fará com que o hash mude. Então, em outras palavras: hashes são muito úteis quando você quer detectar mudanças para bloquear.

Se a impressão digital de um bloco mudar, ele não é mais o mesmo bloco. O terceiro elemento dentro de cada bloco é o hash do bloco anterior. Isto cria efetivamente uma cadeia de blocos e é essa técnica que faz uma blockchain tão segura.

Vamos dar um exemplo. Temos aqui uma cadeia de 3 blocos. Como você pode ver, cada bloco tem um hash e o hash do bloco anterior. Então, o bloco número 3 aponta para o bloco número 2 e o número 2 aponta para o número 1.

Agora o primeiro bloco possui um bit especial, ele não pode apontar para blocos anteriores porque é o primeiro. Vamos chamar este bloco de genesis. Agora, vamos dizer que você manipula o segundo bloco. Isso faz com que o hash do bloco também mude.

kizmet / Flickr

Na blockchain cada bloco tem seu próprio hash e o hash do bloco anterior

Por sua vez, isso fará com que o bloco 3 e todos os blocos seguintes sejam inválidos porque eles não armazenam um hash válido do bloco anterior. Então, mudar um único bloco tornará todos os blocos seguintes inválidos. Mas o uso de hashes não é suficiente para prevenir adulterações.

Os computadores nos dias de hoje são muito rápidos e podem calcular centenas de milhares de hashes por segundo. Você pode efetivamente manipular um bloco e recalcular todos os hashes dos blocos para tornar sua cadeia de blocos válida novamente.

Então, para mitigar isto, a cadeia de blocos tem algo chamado prova de trabalho. É um mecanismo que desacelera a criação de novos blocos. No caso do Bitcoins: demora cerca de 10 minutos para calcular a prova de trabalho necessária e adicionar um novo bloco na cadeia.

Este mecanismo torna muito difícil a manipulação dos blocos, porque se você manipular 1 bloco, você precisará recalcular a prova de trabalho para todos os blocos seguintes. Portanto, a segurança de uma cadeia de blocos vem do uso criativo do hashing e do mecanismo da prova de trabalho.

Mas há mais um modo que garante a segurança da cadeia de blocos e é por serem distribuídas. Em vez de usar uma central para gerenciar, as cadeias de blocos, usa-se uma rede ponto-a-ponto e qualquer pessoa pode participar.

Quando alguém se junta a esta rede, ele recebe uma cópia completa da cadeia de blocos. O nó pode usar isso para verificar se tudo ainda está em ordem.

Agora, vamos ver o que acontece quando alguém cria um novo bloco. Este novo bloco é enviado a todos na rede. Cada nó então verifica o bloco criado para certificar que não tenha sido adulterado. Se tudo der certo, cada nó adiciona este bloco à sua própria cadeia de blocos.

Todo nó nessa rede cria consenso. Eles concordam sobre quais blocos são válidos e quais não são. Os blocos que foram adulterados serão rejeitados por outros nós da rede. Então, para manipular com sucesso uma cadeia de blocos, você precisará manipular todos os blocos da cadeia, refazer a prova do trabalho para cada bloco e assumir o controle de mais de 50% da rede ponto-a-ponto.

Só então o seu bloco adulterado será aceito por todos os outros. Isso é quase impossível de fazer. Cadeia de blocos também estão em constante evolução. Um dos desenvolvimentos mais recentes é a criação dos contratos inteligentes.

Estes contratos são programas simples armazenados na cadeia de blocos e podem ser usados para trocar moedas automaticamente com base em certas condições.

A criação da tecnologia blockchain atingiu interesse de muitas pessoas. Logo, outros perceberam que a tecnologia poderia ser usada para outras coisas, como armazenar registros médicos, criar um tabelião digital ou mesmo cobrar impostos.”

Então agora você sabe o que é um blockchain, como ela funciona no nível básico e que problemas ela resolve.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …