É o fim: Microsoft encerra suporte oficial ao Windows Vista

Se você ainda usa um computador com Windows Vista, fique atento: a partir de hoje (11), a Microsoft encerra todo o suporte ao sistema operacional.

Isso significa que a plataforma não receberá mais nenhuma atualização daqui em diante, o que inclui patches de correção e updates de segurança.

Obviamente, máquinas equipadas com o software não deixarão de funcionar, mas o usuário precisa estar ciente de que o dispositivo estará mais suscetível a falhas e vírus, uma vez que essas vulnerabilidades não serão mais consertadas.

Até as linhas de suporte técnico ao programa foram finalizadas e, além disso, o Vista não é capaz de rodar programas e aplicativos mais recentes. Ou seja, caso você não tenha atualizado seu sistema para uma versão mais atual, agora talvez seja a hora.

A boa notícia é que poucos usuários ainda têm o Vista instalado em seus PCs, então o impacto será mínimo. De acordo com a empresa NetMarketshare, em março de 2015, a plataforma respondia por menos de 2% da fatia Windows do mercado.

O último levantamento da mesma companhia constatou que, até o momento, apenas 0,72% dos usuários possuem aparelhos com o Vista. Para efeito de comparação, o Windows XP, lançado em 2001, tem quase sete vezes mais utilizadores (7,44% do total).

Um histórico conturbado

Sucessor do popular XP, o Windows Vista foi lançado oficialmente em 30 de janeiro de 2007. Foi marcado por introduzir uma nova interface visual chamada Aero, na tentativa de modernizar o design do sistema.

O problema é que os aprimoramentos exigiam um computador bem mais potente, prejudicando principalmente aqueles que já tinham o XP – este, por sua vez, exigia especificações menos robustas.

Isso desencadeou diversos problemas de atualização por incompatibilidade dos drives, e muitas máquinas que conseguiam instalar o software operavam abaixo de sua performance original.

Outro constrangimento na história do Vista aconteceu logo no lançamento: o sistema tinha nada menos do que seis edições distintas. Havia as versões Starter, Home Basic, Home Premium, Business, Enterprise e Ultimate, cada uma com recursos diferentes.

Se para as empresas já era complicado adquirir um modelo específico para seus negócios, os usuários, então, ficavam confusos sobre qual atendia melhor suas necessidades, já que a Microsoft quase não especificava quais eram as diferenças entre as versões.

Também gerou controvérsias o Controle de Conta de Usuários (UAC, no inglês). Embora o Vista tenha recebido um upgrade generoso em recursos de segurança, o UAC não foi bem aceito pelos consumidores por exigir autorização para praticamente qualquer tarefa, até as mais básicas.

Além disso, a plataforma continha um mecanismo de DRM integrado que impedia arquivos protegidos de serem copiados.

Dezenas de atualizações futuras reduziram de forma considerável o efeito dessas restrições, mas o “estrago” já estava feito, causando o baixo nível de adoção do Windows Vista – ainda maior se comparado à popularidade de seus antecessores.

Felizmente, para a Microsoft, o Windows 7 não cometeu os mesmos erros e figura até como um dos sistemas operacionais mais famosos da companhia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …