Hacker tenta envenenar abastecimento de água em cidade dos EUA

Um hacker teve acesso ao sistema de água de uma cidade na Flórida e tentou incluir uma quantidade “perigosa” de um produto químico, dizem autoridades.

O hacker aumentou a quantidade de hidróxido de sódio (soda cáustica) no sistema de tratamento de água de Oldsmar, mas um colaborador flagrou e reverteu a ação.

Soda cáustica é usada em pequenas quantidades para controlar a acidez, mas uma grande quantidade poderia causar grandes problemas na água, de acordo com a BBC.

Nenhuma prisão ainda foi feita e não se sabe se o hack foi feito de dentro ou de fora dos EUA.

Um computador que controla o sistema de tratamento de água de Oldsmar foi acessado remotamente na sexta-feira.

Um operador da fábrica flagrou uma tentativa de acessar o sistema, mas assumiu que era seu supervisor, informou o Tampa Bay Times.

Mas outra tentativa foi feita no início da tarde e desta vez o hacker acessou o software de tratamento e aumentou o teor de hidróxido de sódio de cem partes por milhão para 11.100 ppm.

O operador reduziu imediatamente ao nível normal.

Hidróxido de sódio é o ingrediente principal em produtos químicos desentupidores de ralo. É extremamente corrosivo e pode causar irritação na pele e nos olhos, juntamente com perda temporária de cabelo.

Ingerir a substância pode causar ferimentos na boca, garganta e estômago e induzir vômitos, náuseas e diarreia.

O xerife do condado de Pinellas, Bob Gualtieri, disse: “Eu não sou químico. Mas posso dizer que o que sei é… [que] colocar essa quantidade dessa substância na água potável, não é uma coisa boa”.

Mas ele acrescentou: “Em nenhum momento houve um efeito adverso significativo na água que está sendo tratada. O importante é que o público nunca esteve em perigo”.

A estação de tratamento de Oldsmar fornece água para empresas e cerca de 15 mil moradores.

O programa de acesso remoto ao sistema de água foi temporariamente desativado.

Imagine o horror enquanto este trabalhador assistia seu próprio cursor do mouse sendo movido pela tela por uma mão invisível. Em seguida, vê-lo ajustar os mostradores eletrônicos para envenenar a água.

Talvez mais aterrorizante seja que não é a primeira vez que isso acontece.

Em 2016, um relatório de segurança da Verizon detalhou um ataque semelhante a outra estação de tratamento de água dos EUA. E em 2020 houve vários cortes mal sucedidos no abastecimento de água israelense.

Este último ataque na Flórida é outro exemplo de avisos de especialistas em segurança que há anos alertam que instalações de “infraestrutura nacional crítica” estão se tornando alvos.

Água, eletricidade, usinas nucleares e transporte estão sendo sondados por vulnerabilidades o tempo todo, não apenas por causa do potencial de interrupção em massa, mas também porque comumente usam sistemas de TI desatualizados.

Até agora, todos os ataques ao abastecimento de água foram evitados.

Mas, como o prefeito Seidel afirmou em sua coletiva de imprensa, este é um evento que “coloca todos em alerta: esses tipos de maus atores estão lá fora e isso está acontecendo”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …