IAAF impediu publicação de estudo sobre doping de atletas

ciamabue / Flickr

Mariya Savinova celebra sua Medalha de Ouro no 800m nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Não está na lista de atletas suspeitos.

Mariya Savinova celebra sua Medalha de Ouro no 800m nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Não está na lista de atletas suspeitos.

A IAAF, Associação Internacional de Federações de Atletismo, impediu a publicação de um estudo no qual até um terço dos atletas de elite do mundo confessava ter violado regras antidoping, afirmou o jornal britânico The Sunday Times em sua edição deste domingo.

Segundo a reportagem, a acusação partiu de pesquisadores ligados à Universidade de Tubingen, na Alemanha, a quem os atletas teriam feito a confissão em 2011.

A IAAF alegou que não divulgou a pesquisa porque as discussões sobre sua publicação ainda estavam “em andamento”.

Em nota enviada ao jornal, a universidade informou que o “estudo é um projeto de pesquisa científica independente e que não havia sido comissionado pela IAAF”.

“A decisão da IAAF de atrasar sua publicação por tanto tempo sem qualquer justificativa plausível é um grave atentado à liberdade de expressão”.

O órgão esportivo, no entanto, limitou-se a afirmar que “as discussões ainda estão em andamento com a equipe de pesquisadores e o Wada (Agência Mundial Antidoping, o outro parceiro do projeto) sobre a publicação do material”.

Quatro anos atrás, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tubingen entrevistou centenas de atletas durante o campeonato mundial, em Daegu, na Coreia do Sul.

Segundo a reportagem do Sunday Times, o estudo concluiu que 29% a 34% dos 1,8 mil atletas haviam violado as regras antidoping nos 12 meses anteriores.

Um mês depois de coletar a informação, os pesquisadores foram obrigados a assinar um acordo de confidencialidade pelo qual não poderiam falar publicamente sobre o assunto, acrescentou o jornal.

O Sunday Times e a emissora alemã ARD/WDR tiveram acesso a uma cópia integral do estudo.

“Essas descobertas demonstram que o doping está consideravelmente difundido entre os atletas de elite, e permanece em grande parte sem ser aferido apesar dos atuais testes biológicos”, conclui a pesquisa.

Filipe Oliveira / Flickr

-

Os investigadores foram impedidos de discutir o trabalho que tinham feito

“Testes suspeitos”

As descobertas são similares às revelações que o jornal fez há cerca de 15 dias, quando teve acesso aos resultados de 12 mil exames de sangue de 5 mil atletas.

Dois especialistas antidoping de renome constataram que, entre 2001 e 2012, um terço das medalhas, incluindo 55 ouros, foram conquistados em provas de resistência nas Olimpíadas e nos Campeonatos Mundiais por atletas com “testes suspeitos”.

Na ocasião, a IAAF afirmou que as descobertas continham afirmações imprecisas.

O estudo da universidade de Tubingen foi financiado através de um aporte de 50 mil libras (R$ 273 mil) da Wada que pretendia descobrir a extensão do uso de drogas e métodos para melhorar o desempenho. A pesquisa foi conduzida por 10 cientistas, incluindo dois britânicos.

Embora não tenha tido qualquer envolvimento direto com o estudo, a IAAF podia vetar a publicação como contrapartida por ter permitido o acesso dos pesquisadores aos atletas em Daegu.

Alguns dos dados chegaram a ser publicados pelo jornal americano The New York Times há dois anos, mas a IAAF conseguiu barrar a publicação do estudo completo, informou o Sunday Times.

O responsável pela pesquisa, Rolf Ulrich, da Universidade de Tubingen, afirmou ao jornal britânico que ele e seus colegas foram impedidos de discutir o trabalho que haviam realizado.

Questionado sobre por que o estudo jamais foi publicado, ele disse: “Por causa do impedimento da IAAF. Eles controlam a Wada e, por isso, bloquearam o acesso ao material”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …