IAAF impediu publicação de estudo sobre doping de atletas

ciamabue / Flickr

Mariya Savinova celebra sua Medalha de Ouro no 800m nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Não está na lista de atletas suspeitos.

Mariya Savinova celebra sua Medalha de Ouro no 800m nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Não está na lista de atletas suspeitos.

A IAAF, Associação Internacional de Federações de Atletismo, impediu a publicação de um estudo no qual até um terço dos atletas de elite do mundo confessava ter violado regras antidoping, afirmou o jornal britânico The Sunday Times em sua edição deste domingo.

Segundo a reportagem, a acusação partiu de pesquisadores ligados à Universidade de Tubingen, na Alemanha, a quem os atletas teriam feito a confissão em 2011.

A IAAF alegou que não divulgou a pesquisa porque as discussões sobre sua publicação ainda estavam “em andamento”.

Em nota enviada ao jornal, a universidade informou que o “estudo é um projeto de pesquisa científica independente e que não havia sido comissionado pela IAAF”.

“A decisão da IAAF de atrasar sua publicação por tanto tempo sem qualquer justificativa plausível é um grave atentado à liberdade de expressão”.

O órgão esportivo, no entanto, limitou-se a afirmar que “as discussões ainda estão em andamento com a equipe de pesquisadores e o Wada (Agência Mundial Antidoping, o outro parceiro do projeto) sobre a publicação do material”.

Quatro anos atrás, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tubingen entrevistou centenas de atletas durante o campeonato mundial, em Daegu, na Coreia do Sul.

Segundo a reportagem do Sunday Times, o estudo concluiu que 29% a 34% dos 1,8 mil atletas haviam violado as regras antidoping nos 12 meses anteriores.

Um mês depois de coletar a informação, os pesquisadores foram obrigados a assinar um acordo de confidencialidade pelo qual não poderiam falar publicamente sobre o assunto, acrescentou o jornal.

O Sunday Times e a emissora alemã ARD/WDR tiveram acesso a uma cópia integral do estudo.

“Essas descobertas demonstram que o doping está consideravelmente difundido entre os atletas de elite, e permanece em grande parte sem ser aferido apesar dos atuais testes biológicos”, conclui a pesquisa.

Filipe Oliveira / Flickr

-

Os investigadores foram impedidos de discutir o trabalho que tinham feito

“Testes suspeitos”

As descobertas são similares às revelações que o jornal fez há cerca de 15 dias, quando teve acesso aos resultados de 12 mil exames de sangue de 5 mil atletas.

Dois especialistas antidoping de renome constataram que, entre 2001 e 2012, um terço das medalhas, incluindo 55 ouros, foram conquistados em provas de resistência nas Olimpíadas e nos Campeonatos Mundiais por atletas com “testes suspeitos”.

Na ocasião, a IAAF afirmou que as descobertas continham afirmações imprecisas.

O estudo da universidade de Tubingen foi financiado através de um aporte de 50 mil libras (R$ 273 mil) da Wada que pretendia descobrir a extensão do uso de drogas e métodos para melhorar o desempenho. A pesquisa foi conduzida por 10 cientistas, incluindo dois britânicos.

Embora não tenha tido qualquer envolvimento direto com o estudo, a IAAF podia vetar a publicação como contrapartida por ter permitido o acesso dos pesquisadores aos atletas em Daegu.

Alguns dos dados chegaram a ser publicados pelo jornal americano The New York Times há dois anos, mas a IAAF conseguiu barrar a publicação do estudo completo, informou o Sunday Times.

O responsável pela pesquisa, Rolf Ulrich, da Universidade de Tubingen, afirmou ao jornal britânico que ele e seus colegas foram impedidos de discutir o trabalho que haviam realizado.

Questionado sobre por que o estudo jamais foi publicado, ele disse: “Por causa do impedimento da IAAF. Eles controlam a Wada e, por isso, bloquearam o acesso ao material”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …