“Rastros de vida” em Vênus podem ter se originado de erupções vulcânicas

Um grupo de pesquisadores sugeriu que a suposta fosfina (gás tóxico produzido quase exclusivamente por microrganismos anaeróbicos) detectada na atmosfera de Vênus poderia ter se originado na erupção de vulcões ativos.

“A fosfina não nos fala da biologia de Vênus […] Nos fala de geologia. A ciência aponta para um planeta que possui um vulcanismo explosivo ativo hoje ou talvez em um passado muito recente”, afirmou Jonathan Lunine, chefe do departamento de Astronomia da Universidade de Cornell e coautor do novo estudo, publicado pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Durante muito tempo, a comunidade científica questionou a existência de vulcões ativos em Vênus, e o fato de que a atmosfera do planeta seja tão densa tem dificultado a observação tectônica.

Até agora, as melhores imagens da superfície de Vênus foram obtidas pelas sondas do programa soviético Venera, entre as décadas de 1960 e 1980, além de alguns escaneamentos de radar feitos pela sonda Magalhães na década de 1990.

No entanto, com a análise de dados recompilados pelo telescópio James Clerk Maxwell, a rede de telescópios chilenos ALMA e a sonda Magalhães, os pesquisadores detectaram características geológicas que indicariam atividade vulcânica em Vênus.

O estudo sugere que o manto profundo do planeta poderia conter alguns compostos de fósforo, chamados fosfetos, que seriam expelidos à atmosfera através dos vulcões do planeta, e para isso seriam necessárias erupções tão fortes como as do vulcão Krakatoa ou de Yellowstone.

Uma vez na atmosfera, “os fosfetos reagiriam com o ácido sulfúrico que há na camada pulverizada e produziriam a fosfina”.

“Concluímos que o vulcanismo poderia fornecer uma quantidade adequada de fosfeto para produzir fosfina”, observaram os pesquisadores.

No entanto, estes argumentos não convenceram Clara Sousa-Silva, astroquímica quântica portuguesa do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, que assegura que “a reação dos fosfetos minerais com ácido sulfúrico concentrado não geraria necessariamente fosfina […] Um resultado provável da reação dos fosfetos com o ácido sulfúrico concentrado seria uma reação de oxidação e não a produção de fosfina”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA e Reino Unido teriam dado 'luz verde' a Israel para retaliar Irã após ataque a petroleiro

Irã rejeitou o envolvimento do país no ataque contra o petroleiro Mercer Street no mar Arábico que ocorreu na quinta-feira (29), condenando as acusações lançadas pelo governo israelense. Tel Aviv teria recebido "luz verde" de Washington …

Incêndios causam mortes e devastação no sul da Europa

A União Europeia EU) enviou ajuda para a Turquia nesta segunda-feira (02/08), e voluntários se juntaram a bombeiros na luta contra fortes incêndios que já duram seis dias e mataram oito pessoas no país. Em …

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …

Cientistas transformaram água pura em metal pela primeira vez

Cientistas transformaram, pela primeira vez, água pura em metal. A pesquisa poderia permitir um estudo detalhado das condições de extrema alta pressão dentro de grandes planetas. A água pura é um isolante quase perfeito. Sim, a …

Imagens do satélite Amazonia-1 já estão disponíveis — e qualquer um pode acessar

O Ministério da Ciência e Tecnologia comunicou, nesta semana, que as imagens do Amazonia-1 já podem ser acessadas pelo público. O satélite Amazonia-1 foi lançado em fevereiro de 2021 e, desde então, já avançou por etapas importantes, …