Índio vive sozinho há 22 anos na Amazônia; e está muito bem, obrigado

Foram registradas novas imagens do índio que vive sozinho há 22 anos, na Amazônia, depois de a comunidade a que pertencia ter sido dizimada em um ataque de fazendeiros.

Segundo a TSF, o índio vive sozinho há 22 anos, caça e planta o que come e conta apenas com a companhia da natureza e dos animais selvagens da Amazônia. As novas imagens desse eremita foram divulgadas, na quarta-feira (18), pela equipe que segue seus passos desde 1996.

O homem, que já deve ter cerca de 50 anos, aparece nas imagens meio nu, cortando uma árvore com um machado e aparenta estar com boa saúde.

“Ele está muito bem, caça, mantém algumas plantações de papaia e milho. Tem boa saúde e está em boa forma física fazendo todos aqueles exercícios”, explica Altair Algayer, coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) no estado da Rondônia, citado pelo The Guardian.

Conhecido como o “índio do buraco”, os pesquisadores acreditam que se trata do único sobrevivente de uma tribo isolada de seis pessoas que foi dizimada, em 1995, em um ataque de fazendeiros. Foi visto pela primeira vez em 1996 e tem sido monitorado desde então.

De acordo com o jornal britânico, esse homem caça porcos selvagens, pássaros e macacos com recurso a um arco e flecha e armadilhas presas em buracos escondidos cheios de aduelas afiadas de madeira.

A Funai evita o contato direto com grupos isolados e protege a zona desde os anos 90. A reserva indígena de Tanaru foi legalmente criada em 2015.

Geralmente, a organização espalha machados, machetes e sementes tradicionalmente plantadas por povos indígenas para que o homem possa encontrá-las, mas, bem como explica Algayer, claramente não está interessado na nossa sociedade.

“Entendo sua decisão. É um sinal de resistência e dá um pouco de repúdio, ódio, conhecer a história pela qual passou”, acrescenta.

“Esse homem, mesmo perdendo tudo, como o seu povo e uma série de práticas culturais, provou que, mesmo assim, sozinho no meio do mato, é possível sobreviver e resistir do que se aliar à sociedade majoritária. Acredito que esteja muito melhor do que se tivesse feito contato”, pode se ler ainda no site oficial da Funai.

Os especialistas da Funai acreditam que ainda existem 113 tribos isoladas vivendo na Amazônia brasileira, dos quais 27 grupos são confirmados e uma tribo vive fora do Brasil. Há também 15 tribos isoladas no Peru e outras na Bolívia, Equador e Colômbia.

“A ironia é que estamos descobrindo que há mais dessas pessoas isoladas do que pensávamos. Mas também é preocupante que sua cobertura esteja sendo queimada”, diz Fiona Watson, diretora de pesquisa e defesa da Survival International, um grupo sem fins lucrativos que trabalha para proteger os povos indígenas.

“O fato de [o “índio do buraco”] ainda estar vivo nos dá esperança. Ele é o último símbolo desses povos, podemos dizer assim”, conclui.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Olá, Aristides!
      A Funai espalha machados e outros recursos para que ele possa encontrá-los dentro da reserva indígena em que ele vive!
      Apesar de não interessado na nossa sociedade, mesmo uma ajudinha sempre cai bem, não é? 😉

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …