Índio vive sozinho há 22 anos na Amazônia; e está muito bem, obrigado

Foram registradas novas imagens do índio que vive sozinho há 22 anos, na Amazônia, depois de a comunidade a que pertencia ter sido dizimada em um ataque de fazendeiros.

Segundo a TSF, o índio vive sozinho há 22 anos, caça e planta o que come e conta apenas com a companhia da natureza e dos animais selvagens da Amazônia. As novas imagens desse eremita foram divulgadas, na quarta-feira (18), pela equipe que segue seus passos desde 1996.

O homem, que já deve ter cerca de 50 anos, aparece nas imagens meio nu, cortando uma árvore com um machado e aparenta estar com boa saúde.

“Ele está muito bem, caça, mantém algumas plantações de papaia e milho. Tem boa saúde e está em boa forma física fazendo todos aqueles exercícios”, explica Altair Algayer, coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) no estado da Rondônia, citado pelo The Guardian.

Conhecido como o “índio do buraco”, os pesquisadores acreditam que se trata do único sobrevivente de uma tribo isolada de seis pessoas que foi dizimada, em 1995, em um ataque de fazendeiros. Foi visto pela primeira vez em 1996 e tem sido monitorado desde então.

De acordo com o jornal britânico, esse homem caça porcos selvagens, pássaros e macacos com recurso a um arco e flecha e armadilhas presas em buracos escondidos cheios de aduelas afiadas de madeira.

A Funai evita o contato direto com grupos isolados e protege a zona desde os anos 90. A reserva indígena de Tanaru foi legalmente criada em 2015.

Geralmente, a organização espalha machados, machetes e sementes tradicionalmente plantadas por povos indígenas para que o homem possa encontrá-las, mas, bem como explica Algayer, claramente não está interessado na nossa sociedade.

“Entendo sua decisão. É um sinal de resistência e dá um pouco de repúdio, ódio, conhecer a história pela qual passou”, acrescenta.

“Esse homem, mesmo perdendo tudo, como o seu povo e uma série de práticas culturais, provou que, mesmo assim, sozinho no meio do mato, é possível sobreviver e resistir do que se aliar à sociedade majoritária. Acredito que esteja muito melhor do que se tivesse feito contato”, pode se ler ainda no site oficial da Funai.

Os especialistas da Funai acreditam que ainda existem 113 tribos isoladas vivendo na Amazônia brasileira, dos quais 27 grupos são confirmados e uma tribo vive fora do Brasil. Há também 15 tribos isoladas no Peru e outras na Bolívia, Equador e Colômbia.

“A ironia é que estamos descobrindo que há mais dessas pessoas isoladas do que pensávamos. Mas também é preocupante que sua cobertura esteja sendo queimada”, diz Fiona Watson, diretora de pesquisa e defesa da Survival International, um grupo sem fins lucrativos que trabalha para proteger os povos indígenas.

“O fato de [o “índio do buraco”] ainda estar vivo nos dá esperança. Ele é o último símbolo desses povos, podemos dizer assim”, conclui.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Olá, Aristides!
      A Funai espalha machados e outros recursos para que ele possa encontrá-los dentro da reserva indígena em que ele vive!
      Apesar de não interessado na nossa sociedade, mesmo uma ajudinha sempre cai bem, não é? 😉

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas descobrem do que são feitos os exoplanetas semelhantes à Terra

Cientistas da Universidade de Zurique analisaram a composição e estrutura de exoplanetas distantes usando ferramentas estatísticas. A análise indica se um planeta é parecido com a Terra, se é composto por rocha pura ou um …

Caso de jornalista desaparecido mexe com a economia da Arábia Saudita

O desaparecimento sem explicações do jornalista Jamal Khashoggi, crítico do governo da Arábia Saudita, está se transformando em pesadelo para a economia do país. A monarquia saudita afirmou no domingo (14) que responderia com fortes represálias …

Encontrado o registro mais antigo sobre Jerusalém

Especialistas da Autoridade de Arqueologia de Israel (AAI) encontraram uma pedra com uma inscrição de 2 mil anos de idade na qual se lê "Jerusalém" em hebraico. Encontrada em uma escavação embaixo do Centro de Convenções …

Médicos escoceses estão receitando (literalmente) natureza aos pacientes

Médicos escoceses começaram a receitar natureza aos pacientes. Caminhadas, observação de pássaros ou passeios na praia são os “medicamentos” prescritos para ajudar a tratar doenças crônicas e debilitantes. Saia de casa e desfrute da companhia de uma nuvem. …

Mecânico dispara míssil sem querer e destrói um F-16

Um mecânico disparou, supostamente de forma acidental, um míssil de um F-16 que acabou atingindo outro avião que ficou totalmente destruído. Um acidente que aconteceu na base aérea de Florennes, no sul da Bélgica, com …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebê deverá nascer na primavera de 2019 (outono no Brasil), anunciou nesta segunda-feira (15) o Palácio de Kensington, …

Catalunha: Parlamento aprova resolução que pede fim da monarquia

Segundo o Diário de Notícias, o primeiro-ministro espanhol já anunciou medidas legais contra a resolução aprovada na Catalunha. O governo espanhol empreenderá medidas legais contra o Parlamento catalão por considerar “inadmissível” a resolução aprovada pelos deputados …

Derrota histórica dos aliados de Angela Merkel põe em jogo estabilidade do governo alemão

Os aliados conservadores da chanceler Angela Merkel perderam a maioria absoluta no parlamento estadual da Baviera por larga margem na eleição regional que ocorreu neste domingo (14), um resultado que pode causar mais turbulência dentro …

Dia do Professor: Bolsonaro afirma que vai "resgatar o respeito em sala de aula"

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira (15), Dia do Professor, que pretende valorizar a categoria e resgatar o respeito em sala de aula. Lembrando que é formado em educação física, ele …

Tesla terá uma bebida própria (quando começar a ter lucro)

Carros elétricos, baterias, telhas fotovoltaicas e a Tesla não fica por aqui. Assim que começar a ter lucro, a marca vai começar a produzir uma bebida própria. A Tesla de Elon Musk não só produz automóveis elétricos, alimentados …