Índio vive sozinho há 22 anos na Amazônia; e está muito bem, obrigado

Foram registradas novas imagens do índio que vive sozinho há 22 anos, na Amazônia, depois de a comunidade a que pertencia ter sido dizimada em um ataque de fazendeiros.

Segundo a TSF, o índio vive sozinho há 22 anos, caça e planta o que come e conta apenas com a companhia da natureza e dos animais selvagens da Amazônia. As novas imagens desse eremita foram divulgadas, na quarta-feira (18), pela equipe que segue seus passos desde 1996.

O homem, que já deve ter cerca de 50 anos, aparece nas imagens meio nu, cortando uma árvore com um machado e aparenta estar com boa saúde.

“Ele está muito bem, caça, mantém algumas plantações de papaia e milho. Tem boa saúde e está em boa forma física fazendo todos aqueles exercícios”, explica Altair Algayer, coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) no estado da Rondônia, citado pelo The Guardian.

Conhecido como o “índio do buraco”, os pesquisadores acreditam que se trata do único sobrevivente de uma tribo isolada de seis pessoas que foi dizimada, em 1995, em um ataque de fazendeiros. Foi visto pela primeira vez em 1996 e tem sido monitorado desde então.

De acordo com o jornal britânico, esse homem caça porcos selvagens, pássaros e macacos com recurso a um arco e flecha e armadilhas presas em buracos escondidos cheios de aduelas afiadas de madeira.

A Funai evita o contato direto com grupos isolados e protege a zona desde os anos 90. A reserva indígena de Tanaru foi legalmente criada em 2015.

Geralmente, a organização espalha machados, machetes e sementes tradicionalmente plantadas por povos indígenas para que o homem possa encontrá-las, mas, bem como explica Algayer, claramente não está interessado na nossa sociedade.

“Entendo sua decisão. É um sinal de resistência e dá um pouco de repúdio, ódio, conhecer a história pela qual passou”, acrescenta.

“Esse homem, mesmo perdendo tudo, como o seu povo e uma série de práticas culturais, provou que, mesmo assim, sozinho no meio do mato, é possível sobreviver e resistir do que se aliar à sociedade majoritária. Acredito que esteja muito melhor do que se tivesse feito contato”, pode se ler ainda no site oficial da Funai.

Os especialistas da Funai acreditam que ainda existem 113 tribos isoladas vivendo na Amazônia brasileira, dos quais 27 grupos são confirmados e uma tribo vive fora do Brasil. Há também 15 tribos isoladas no Peru e outras na Bolívia, Equador e Colômbia.

“A ironia é que estamos descobrindo que há mais dessas pessoas isoladas do que pensávamos. Mas também é preocupante que sua cobertura esteja sendo queimada”, diz Fiona Watson, diretora de pesquisa e defesa da Survival International, um grupo sem fins lucrativos que trabalha para proteger os povos indígenas.

“O fato de [o “índio do buraco”] ainda estar vivo nos dá esperança. Ele é o último símbolo desses povos, podemos dizer assim”, conclui.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Olá, Aristides!
      A Funai espalha machados e outros recursos para que ele possa encontrá-los dentro da reserva indígena em que ele vive!
      Apesar de não interessado na nossa sociedade, mesmo uma ajudinha sempre cai bem, não é? 😉

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …