Eles estavam casados há 73 anos; e decidiram partir de mãos dadas

(dr)

George e Shirley Brickenden, de 95 e 94 anos

Um casal nonagenário canadense decidiu optar pela morte assistida e abandonar este mundo de mãos dadas.

George e Shirley Brickenden, de 95 e 94 anos, foram casados durante 73 anos. Apesar de estarem lúcidos, seus corpos estavam longe de estar saudáveis. Então, eles decidiram que não queriam esperar pela chegada da morte natural, e optaram pela morte assistida.

O casal preenchia todos os pré-requisitos do Canadá para pedir a morte assistida: tinham mais de 18 anos, eram cidadãos canadenses, mantinham plenas capacidades mentais, sofriam de doenças que diminuem a qualidade de vida e com declínio constante, e não foram forçados por ninguém a tomar a decisão.

Shirley, que teve um ataque cardíaco em 2016 e quase morreu, sofria com muitas dores devido a uma artrite reumatoide. George foi encontrado inconsciente no dia do aniversário, devido a um problema cardíaco crônico. Ambos decidiram dar fim às suas vidas juntos, num ambiente familiar, pacífico e confortável.

A morte assistida aconteceu num fim de tarde de um belo dia de primavera.

Segundo uma das filha do casal, Pamela, a mãe se virou para o pai e perguntou: “Está pronto?”. “Estou pronto quando você estiver”, respondeu George.

O casal foi então para o quarto e se deitou. Estavam presentes dois médicos, um para cada paciente, e alguns familiares mais próximos. A família fez um brinde com um bom champanhe à longa vida do casal, e os médicos injetaram no casal os medicamentos que colocaram fim às suas vidas.

A filha Angela massageou os pés da mãe, enquanto Pamela fazia o mesmo nos pés do pai. “Eles sorriram, olharam um para o outro”, conta Pamela, “então a minha mãe olhou para nós e disse ‘amo todos vocês’“. E partiram.

O casal conseguiu ter o fim de vida dos sonhos da maior parte das pessoas: morrer na velhice, em casa, sem dor, ao lado do amor da sua vida, cercado pelos filhos. E foi exatamente para isso que a lei da morte assistida foi criada no Canadá, que considera que forçar as pessoas a viver com dor até o fim de seus dias é uma espécie de tortura.

A legislação de morte assistida não é consensual no Canada. Alguns grupos religiosos se opõem à ideia de permitir que as pessoas decidam quando estão prontas para morrer, considerando-a “uma afronta aos planos de Deus”.

O procedimento canadense de aprovação de um pedido de morte assistida foi baseado em um processo de triagem, com várias fases de seleção, para impedir a morte assistida de pessoas que não tenham plena consciência do pedido, ou que tenham um prognóstico médico que admita a possibilidade de melhoria da qualidade de vida.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …