A cidade mais antiga das Américas – com a mesma idade do Egito faraônico – está sendo invadida

Tendo sobrevivido por 5 mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob ameaça de posseiros alegando que a pandemia coronavírus os deixou sem outra opção a não ser ocupar a cidade sagrada.

A situação tornou-se tão ruim que a arqueóloga Ruth Shady, que descobriu o sítio de Caral no Peru, foi ameaçada de morte se ela não abandonar a investigação de seus tesouros.

Arqueólogos disseram a uma equipe da AFP que visitou Caral que invasões e destruição de posseiros começaram em março, quando a pandemia forçou um bloqueio nacional, informa o Science Alert.

“Há pessoas que vêm e invadem este local, que é propriedade do Estado, e o usam para plantar”, disse à AFP o arqueólogo Daniel Mayta.

“É extremamente prejudicial porque eles estão destruindo evidências culturais de 5 mil anos.”

Caral está situado no vale do rio Supe cerca de 182 quilômetros ao norte da capital Lima e 20km do Oceano Pacífico a oeste.

Desenvolvido entre 3 mil e 1.800 a.C. em um deserto árido, Caral é o berço da civilização nas Américas.

Seu povo era contemporâneo do Egito Faraônico e das grandes civilizações mesopotâmicas.

É 45 séculos mais antiga que o império inca.

Nada disso importava para os posseiros, porém, que aproveitaram a vigilância policial mínima durante 107 dias de confinamento para tomar mais de 10 hectares do sítio arqueológico Chupacigarro para plantar abacates, árvores frutíferas e feijões.

“As famílias não querem sair”, disse Mayta, 36.

“Explicamos a eles que este local é um patrimônio mundial (da UNESCO) e o que eles estão fazendo é sério e poderia vê-los ir para a cadeia.”

Ameaças de morte

Shady é o diretor da zona arqueológica de Caral e tem gerenciado as investigações desde 1996, quando começaram as escavações.

Ela diz que os traficantes de terras — que ocupam o estado ou protegeram terras ilegalmente para vendê-la para ganho privado — estão por trás das invasões.

“Estamos recebendo ameaças de pessoas que estão aproveitando as condições pandêmicas para ocupar sítios arqueológicos e invadi-los para construir cabanas e mexer a terra com máquinas … eles destroem tudo o que encontram”, disse Shady.

“Um dia eles ligaram para o advogado que trabalha conosco e disseram que iam matá-lo e a mim e nos enterrar a cinco metros de profundidade” se o trabalho arqueológico continuasse no local.

Shady, 74 anos, passou os últimos 25 anos em Caral tentando trazer de volta à vida a história social e o legado da civilização, como como as técnicas de construção que eles usaram e que resistiram a terremotos.

“Essas estruturas de até cinco mil anos permaneceram estáveis até o momento e os engenheiros estruturais do Peru e do Japão aplicarão essa tecnologia”, disse Shady.

Os habitantes de Caral entenderam que viviam em território sísmico.

Suas estruturas tinham cestos cheios de pedras na base que amorteceu o movimento do solo e impediu que a construção desmoronasse.

As ameaças forçaram Shady a viver em Lima sob proteção.

Ela recebeu a Ordem do Mérito pelo governo na semana passada pelos serviços prestados à nação.

“Estamos fazendo o que podemos para garantir que nem sua saúde nem sua vida estejam em risco devido aos efeitos das ameaças que você está recebendo”, disse o presidente do Peru, Francisco Sagasti, na cerimônia.

Prisões

Caral foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 2009.

Ele se estende por 66 hectares e é dominado por sete pirâmides de pedra que parecem se iluminar quando os raios solares as banham.

Acredita-se que a civilização tenha sido pacífica e não usou armas nem muralhas.

Fechado devido à pandemia, Caral reabriu aos turistas em outubro e custa apenas US$ 3 (cerca de R$ 15 atualmente) para visitar.

Durante o confinamento, várias peças arqueológicas foram saqueadas na área e em julho a polícia prendeu duas pessoas por destruir parcialmente um local contendo múmias e cerâmicas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …