Instalação artística de Gabriel Dawe leva arco-íris para dentro do museu

(dr) Toledo Museum of Art

Gabriel Dawe: Plexus no. 35

Gabriel Dawe: Plexus no. 35

Um arco-íris dentro de uma sala de museu. Esse é o conceito da obra Plexus no. 35, do mexicano Gabriel Dawe, em exposição no Toledo Museum of Art, no estado norte-americano de Ohio, nos Estados Unidos.

Feito com milhares de fios multicoloridos, o arco-íris produz um efeito surpreendente e muda de acordo com o ângulo que é observado e com a luz que entra pelo teto de vidro. A leveza dos fios reproduz toda o caráter etéreo de um dos fenômenos mais cotidianos e encantadores da física.

Gabriel Dawe é conhecido por criar instalações específicas que exploram a conexão entre moda/arquitetura e como as áreas se relacionam ao pensarmos na necessidade humana de abrigo em todas as suas formas.

Seu trabalho é centrado na aplicação de materiais têxteis, com o objetivo tentar subverter a masculinidade e machismo prevalentes nos dias de hoje. Suas obras já foram exibidas nos EUA, Canadá, Bélgica e Reino Unido.

Como se não bastasse tamanha sutileza e beleza, essa sua escultura está instalada no espaço central de uma das galerias do museu, rodeada por pinturas de grandes artistas.

A obra fica em exposição até 22 de janeiro/2017. Por isso, se estiver planejando uma viagem para aos Estados Unidos, tente incluir uma visita ao Toledo Museum of Art. A entrada é gratuita.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Variante indiana da Covid-19 se propaga mais rápido e é menos detectada por testes PCR

A Índia enfrenta a pior onda de contaminações da Covid-19 desde o início da pandemia, com mais de 165 mil casos registrados nas últimas 24 horas: duas vezes mais do que no último pico, em …

Tipo sanguíneo não afeta risco de contrair COVID-19, diz novo estudo

Um estudo buscou entender se determinados tipos sanguíneos trazem mais riscos de contrair a COVID-19, e concluiu que não é o caso. Com a pandemia, muito se questiona em relação ao comportamento da COVID-19 em nosso …

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …

Covid-19: Médicos pressionam governo francês para aumentar controles de pessoas vindas do Brasil

Especialistas acreditam que medidas do governo francês para frear entrada de variante P1 no país são insuficientes e pressionam para aumento de controles de passageiros provenientes do Brasil nos aeroportos ou pela suspensão dos …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …