WhatsApp volta atrás e estende suporte a aparelhos mais antigos

Atendendo aos pedidos dos usuários, o WhatsApp estendeu o período de suporte para uma série de aparelhos antigos, que ganharam novas datas para o fim do funcionamento. Inicialmente, dispositivos da Nokia e edições mais velhas do Android deixariam de funcionar neste sábado (1º), mas ganharam uma sobrevida adicional com as mudanças.

Apesar da extensão, entretanto, o WhatsApp informa que a garantia é de que apenas as funções essenciais do mensageiro permanecerão funcionando – ou seja, a capacidade de mandar mensagens em si.

Outras opções, entretanto, podem depender de recursos disponíveis em versões mais recentes dos sistemas operacionais, deixando de funcionar quando elas não estiverem disponíveis.

Confira a lista de suporte atualizada e as novas datas para fim do funcionamento em sistemas antigos:

Android 2.3.7: 1º de fevereiro de 2020;
Windows Phone 8: 31 de dezembro de 2017;
BlackBerry OS e BlackBerry 10: 31 de dezembro de 2017;
Nokia S40: 31 de dezembro de 2018.

Para outros, entretanto, esta sexta-feira (30) é o último dia de funcionamento do WhatsApp em seus aparelhos. Os dispositivos e plataformas que perdem suporte no fim deste mês são os seguintes:

Android 2.3.3;
Windows Phone 7;
iOS 6 (iPhone 3GS);
Symbian S60.

Apesar de o calendário de desativação de dispositivos antigos ser sempre informado com antecedência pelo WhatsApp – no caso, aqui, esse anúncio foi feito no começo de 2017.

A iminência do desligamento em dispositivos com Windows 8.1 e BlackBerry 10, por exemplo, gerou bastante ansiedade por parte dos usuários, que reclamaram à empresa uma extensão para que pudessem se adaptar.

No Brasil, por exemplo, a Proteste, associação em prol da defesa do consumidor, notificou o WhatsApp pelo fim do suporte, alegando que a interrupção do serviço fere os direitos dos clientes.

Para a organização, dispositivos que fazem parte da lista de desligamento ainda recebem suporte das operadoras locais, e sendo assim, a empresa não poderia obrigar os usuários a trocarem de dispositivo por dependerem de suas soluções.

Na ocasião, o Facebook, que é dono do WhatsApp, não comentou o caso. As mudanças no calendário de desativação foram realizadas, de acordo com a empresa, para atender aos clamores de uma parcela importante, mesmo que pequena, da base de usuários.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …

Visitante interestelar pode 'morrer' ao se aproximar do Sol

Um visitante interestelar, observado em nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", isso porque, o 2I/Borisov provavelmente será desintegrado ao se aproximar do Sol. Os cientistas acompanham cada movimento do cometa, que está se aproximando …

Messi e Rapinoe levam o Bola de Ouro

Argentino bate recorde histórico ao ser eleito pela sexta vez o melhor jogador do mundo pela "France Football". Americana é a segunda mulher a receber a premiação na categoria futebol feminino. O atacante argentino Lionel Messi, …

Chuvas já mataram 12 pessoas em dez dias no sul da França

As fortes chuvas que atingiram no domingo (1) a Riviera Francesa (sul) deixaram seis mortos e sérios danos materiais. Temporais de intensidade semelhante ocorridos na semana passada já tinham matado seis pessoas e deixado um desaparecido. …

Butão: o ‘país mais feliz do mundo’ é eleito o ‘melhor lugar para visitar em 2020’

2019 ainda não acabou, mas nós já estamos planejando e sonhando com as viagens que faremos em 2020. Que tal fugir do roteiro óbvio e conhecer um país pouquíssimo explorado? O tradicional e respeitado guia Lonely …

Trump acusa Brasil de desvalorização "maciça" do real e anuncia retaliação

Presidente dos EUA promete impor tarifas sobre importação de aço e alumínio do Brasil e Argentina, acusando-os de desvalorizarem suas moedas de forma "maciça". Bolsonaro diz que vai falar com Trump. O presidente dos Estados Unidos, …

A ciência garante: você deve priorizar o sono

Às vezes, quando temos muita coisa para fazer ou para aproveitar, dormir parece desperdício de tempo. Vou te contar: não é. Dormir é tão essencial para a saúde que cada vez mais estudos têm se debruçado …