Mais de 10 anos depois, Israel admite ter destruído reator nuclear na Síria

O exército israelense admitiu, mais de dez anos depois, ter estado por trás do bombardeio que destruiu um reator nuclear na Síria, que Assad construiu com a ajuda da Coreia do Norte.

Nesta quarta-feira (21), o Exército israelense admitiu que, há mais de dez anos, atacou e destruiu um presumível reator nuclear na Síria, durante uma operação relâmpago aérea.

Não subsistiam grande dúvidas de que Israel estava por trás da incursão audaz no território inimigo contra o local de Al-Kibar, na província de Deir Ezzor (leste), na noite de 5 para 6 de setembro de 2007. No entanto, esta é a primeira vez em que o país assumiu abertamente a autoria do ataque.

O reconhecimento coincide com os crescentes alertas do Estado hebraico sobre o reforço da presença do Irã na Síria, e com os apelos de Israel para que o histórico acordo nuclear firmado pela comunidade internacional com o país mulçumano em 2015 seja revisto ou até anulado.

Donald Trump apoia a vontade de Israel, e deu aos Estados-membros da União Europeia até 13 de maio para corrigirem o que considera serem as “terríveis lacunas” desse acordo com os iranianos, concluído em 2015.

A possibilidade de um ataque israelense contra instalações nucleares do Irã é objeto de intensa especulação, isso depois de, em 1981, os hebraicos terem bombardeado o reator nuclear de Osirak sob a oposição de Washington.

“Na noite de 5 para 6 de setembro de 2007, aviões da Força Aérea israelense atingiram e destruíram um reator nuclear sírio em desenvolvimento”, informou o Exército em comunicado.

“O reator estava prestes a ser concluído e a operação eliminou uma ameaça existencial para Israel e toda a região. Um reator nuclear nas mãos de Bashar al-Assad teria tido repercussões graves para todo o Oriente Médio”, lê-se no comunicado.

A Síria tem negado sempre a versão de que construía uma infraestrutura nuclear no local, muito embora a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tenha, em 2011, considerado “muito provável” que fosse de fato um reator, talvez construído com o apoio da Coreia do Norte.

“A Síria construiu um reator nuclear na nossa frente”

Em 2007, os serviços secretos israelenses descobriram que no lugar daquilo que parecia ser uma fazenda, estava o primeiro reator nuclear da Síria, país com o qual Israel travou várias guerras, explica o Observador.

Ao Times of Israel, Tamir Pardo, que viria a ser diretor da Mossad entre 2006 e 2011, referiu que “durante anos, a Síria construiu um reator nuclear mesmo na nossa frente e nós não sabíamos de nada”. “O reator não foi construído no lado oculto da Lua, foi em um país vizinho sobre o qual nós achávamos que sabíamos de tudo”.

A descoberta dos israelenses se deu depois de ficarem sabendo que a Líbia desenvolveu de forma discreta um programa de armamento nuclear, quando Muhammar Kadhafi o admitiu em 2003. A descoberta tardia de Israel levou os serviços secretos a procurar outros casos.

Em março de 2007, os serviços secretos israelenses entraram no quarto de hotel do responsável pelas aspirações nucleares sírias, Ibrahim Othman, em Viena, e conseguiram acessar seu computador.

Os israelenses tiveram assim acesso a uma série de fotos e documentos, indicando que a Síria estava construindo um reator nuclear e que contou com a ajuda da Coreia do Norte, explica o Observador.

Quando os israelenses bombardearam o local, o reator já funcionava. Desde quando Israel atacou, os militares foram obrigados a manter silêncio. “Não houve cerimônias, não houve fanfarra. Tínhamos noção do significado histórico do nosso feito, mas tínhamos de nos controlar”, contou um dos pilotos dos oito aviões militares que bombardearam o local.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …