Mais de 10 anos depois, Israel admite ter destruído reator nuclear na Síria

O exército israelense admitiu, mais de dez anos depois, ter estado por trás do bombardeio que destruiu um reator nuclear na Síria, que Assad construiu com a ajuda da Coreia do Norte.

Nesta quarta-feira (21), o Exército israelense admitiu que, há mais de dez anos, atacou e destruiu um presumível reator nuclear na Síria, durante uma operação relâmpago aérea.

Não subsistiam grande dúvidas de que Israel estava por trás da incursão audaz no território inimigo contra o local de Al-Kibar, na província de Deir Ezzor (leste), na noite de 5 para 6 de setembro de 2007. No entanto, esta é a primeira vez em que o país assumiu abertamente a autoria do ataque.

O reconhecimento coincide com os crescentes alertas do Estado hebraico sobre o reforço da presença do Irã na Síria, e com os apelos de Israel para que o histórico acordo nuclear firmado pela comunidade internacional com o país mulçumano em 2015 seja revisto ou até anulado.

Donald Trump apoia a vontade de Israel, e deu aos Estados-membros da União Europeia até 13 de maio para corrigirem o que considera serem as “terríveis lacunas” desse acordo com os iranianos, concluído em 2015.

A possibilidade de um ataque israelense contra instalações nucleares do Irã é objeto de intensa especulação, isso depois de, em 1981, os hebraicos terem bombardeado o reator nuclear de Osirak sob a oposição de Washington.

“Na noite de 5 para 6 de setembro de 2007, aviões da Força Aérea israelense atingiram e destruíram um reator nuclear sírio em desenvolvimento”, informou o Exército em comunicado.

“O reator estava prestes a ser concluído e a operação eliminou uma ameaça existencial para Israel e toda a região. Um reator nuclear nas mãos de Bashar al-Assad teria tido repercussões graves para todo o Oriente Médio”, lê-se no comunicado.

A Síria tem negado sempre a versão de que construía uma infraestrutura nuclear no local, muito embora a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tenha, em 2011, considerado “muito provável” que fosse de fato um reator, talvez construído com o apoio da Coreia do Norte.

“A Síria construiu um reator nuclear na nossa frente”

Em 2007, os serviços secretos israelenses descobriram que no lugar daquilo que parecia ser uma fazenda, estava o primeiro reator nuclear da Síria, país com o qual Israel travou várias guerras, explica o Observador.

Ao Times of Israel, Tamir Pardo, que viria a ser diretor da Mossad entre 2006 e 2011, referiu que “durante anos, a Síria construiu um reator nuclear mesmo na nossa frente e nós não sabíamos de nada”. “O reator não foi construído no lado oculto da Lua, foi em um país vizinho sobre o qual nós achávamos que sabíamos de tudo”.

A descoberta dos israelenses se deu depois de ficarem sabendo que a Líbia desenvolveu de forma discreta um programa de armamento nuclear, quando Muhammar Kadhafi o admitiu em 2003. A descoberta tardia de Israel levou os serviços secretos a procurar outros casos.

Em março de 2007, os serviços secretos israelenses entraram no quarto de hotel do responsável pelas aspirações nucleares sírias, Ibrahim Othman, em Viena, e conseguiram acessar seu computador.

Os israelenses tiveram assim acesso a uma série de fotos e documentos, indicando que a Síria estava construindo um reator nuclear e que contou com a ajuda da Coreia do Norte, explica o Observador.

Quando os israelenses bombardearam o local, o reator já funcionava. Desde quando Israel atacou, os militares foram obrigados a manter silêncio. “Não houve cerimônias, não houve fanfarra. Tínhamos noção do significado histórico do nosso feito, mas tínhamos de nos controlar”, contou um dos pilotos dos oito aviões militares que bombardearam o local.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …

Irã diz ter batido recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções dos EUA

O Irã bateu recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos, declarou o ministro do Petróleo da República Islâmica, Bijan Zangeneh, nesta sexta-feira (22). Durante o 25º Show Petrolífero do …

A ameaça de epidemia que surge de nova espécie de mosquito Aedes detectada pela 1ª vez nas Américas

Durante a noite de 18 de junho de 2019, na base americana em Guantánamo, Cuba, um intruso foi pego por uma armadilha. A base é conhecida como um lugar onde os EUA aprisionam, por tempo indeterminado …

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …