Com apenas 600 quilos, a nave espacial de Israel, desenvolvida pela empresa sem fins lucrativos SpaceIL, pode se tornar o menor veículo não tripulado da história a fazer uma missão de pouso lunar.
Israel anunciou seus planos em enviar uma missão não tripulada à Lua em dezembro de 2018, sendo a nave espacial lançada do Cabo Canaveral, na Flórida, nos EUA, em um foguete Falcon 9 construído pela empresa SpaceX, do norte-americano Elon Musk.
O projeto, que foi iniciado pela empresa estatal Israel Aerospace Industries Ltda., pretende que Israel se torne o quarto país do mundo a cumprir uma missão lunar depois da Rússia, dos Estados Unidos e da China.
“Estou orgulhoso de que a primeira nave espacial israelense – que está em fase final de construção e testes – esteja brevemente a chegar à Lua”, disse Morris Kahn, presidente da SpaceIL e fundador da empresa israelense de tecnologia de comunicações e mídia Amdocs Ltda.
A nave espacial SpaceIL vai pousar no satélite a 13 de fevereiro de 2019. Quando chegar lá, terá apenas 180 dos 580 quilos com que partiu da Terra, a perda é relativa ao combustível que foi gasto durante a viagem espacial.
A missão do veículo incluirá explorar o campo magnético da Lua, bem como registrar fotografias e vídeos do local de pouso da embarcação. Com 1,5m de altura e 2 metros de diâmetro, a nave espacial é capaz de atingir uma velocidade máxima de mais de 10 quilômetros por segundo.