Avião espacial americano regressa à Terra após completar missão secreta

United States Air Force

O X-37B Orbital Test Vehicle

O X-37B Orbital Test Vehicle

O misterioso avião espacial X-37B da Força Aérea dos EUA regressou à Terra no domingo (7) depois de completar uma missão secreta que durou cerca de dois anos.

A missão conhecida como missão 4 do veículo de teste orbital (OTV-4) foi lançada em maio de 2015 e conduziu experiências secretas durante 718 dias. É a quarta e mais longa missão do programa X-37B, que começou como um projeto da NASA em 1999, mas foi transferido para o Pentágono.

“O desembarque da OTV-4 marca outro sucesso para o programa X-37B e para a nação,” afirmou o tenente-coronel Ron Fehlen.

“Esta missão estabeleceu um recorde de resistência em órbita e marca o primeiro pouso do veículo na Florida. Estamos extremamente satisfeitos com o desempenho do avião espacial e entusiasmados com os dados recolhidos”, adiantou.

O X-37B foi construído pela Boeing e é colocado em órbita através de um foguete, mas pousa como uma aeronave comum.

No entanto, o propósito exato do avião nunca foi revelado.

Segundo uma das teorias, a missão da nave espacial seria testar sensores avançados e espionar satélites de outros países. Outra teoria defende que a nave tem aplicações militares.

Antes da missão secreta atual, o X-37B foi lançado em dezembro de 2012 através de um foguete Atlas V, esteve 674 dias em órbita, durante os quais “realizou experiências científicas”, e pousou de forma autônoma, como um avião convencional em 17 de outubro de 2014.

A Força Aérea dos EUA prepara a quinta missão com o X-37B, prevista para este ano.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trump poderá depor no inquérito sobre seu impeachment na Câmara dos Representantes

O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira  que poderá testemunhar no comitê de investigação da Câmara dos Representantes, que avalia a possibilidade de pedir seu impeachment. O pedido foi feito pela líder dos democratas, Nancy …

Buraco negro supermassivo disparou estrela em altíssima velocidade

Há cerca de cinco milhões de anos uma estrela foi lançada do buraco negro supermassivo que fica no centro da Vial Láctea, Sagittarius A. Os cientistas imaginam que a velocidade inicial era de milhares de …

Ataque a tiros deixa mortos em festa de quintal na Califórnia

Quatro pessoas morreram e ao menos seis ficaram feridas neste domingo em um novo ataque com arma de fogo no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Familiares e amigos assistiam a um jogo de futebol no …

Jovem norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais para evitar suicídios

Ingebjørg Blindheim tem 22 anos e já ganhou o apelido de “salva-vidas”. A norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais buscando identificar usuários que possam estar próximo de cometer suicídio. Quando percebe uma situação de …

NASA pode ter encontrado pistas sobre Planeta X

O suposto Planeta X segue repleto de mistérios e a única coisa que se sabe é que há algum objeto grande e massivo na região do cinturão de Kuiper. O grande objeto estaria causando uma grande …

Co-fundador da Wikipedia lança rede social livre de anúncios

O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, desenvolveu uma rede social chamada WT: Social, que opera basicamente do mesmo jeito que a enciclopédia virtual, ou seja, sem publicidade, apenas com doações. Apesar disso, não há ligação …

O que é a peste pulmonar e por que sua aparição na China preocupa

A forma mais rara, porém mais letal de peste, apareceu na China. Duas pessoas foram hospitalizadas em Pequim após contrairem a peste pulmonar ou pneumônica - uma variante altamente infecciosa da doença e muitas vezes …

Mais de 200 pessoas perderam visão em protestos no Chile

A principal associação médica do Chile anunciou nesta quinta-feira (14/11) que pelo menos 230 pessoas perderam a visão, parcial ou completamente do olho afetado, devido a tiros com espingarda de pressão disparadas por agentes de …

Movimento dos "coletes amarelos" completa um ano com efeitos positivos na economia

O diário econômico francês Les Echos desta sexta-feira dedica sua capa e várias páginas ao movimento dos coletes amarelos, que completa um ano neste domingo. O jornal analisa as consequências dos protestos na economia francesa …

Preço para voar em nave da Boeing será 60% mais caro do que na da SpaceX

O inspetor-geral da NASA divulgou nesta quinta-feira (14) um relatório sobre o Programa Commercial Crew, com detalhes sobre os problemas técnicos enfrentados pelas empresas SpaceX e Boeing no desenvolvimento de suas espaçonaves - Crew Dragon …