SpaceX lançou – e pousou – a primeira espaçonave completamente reciclada da história

Um dos grandes problemas com as missões espaciais é o alto custo que elas demandam. Geralmente, enviar uma nave ou uma sonda para o espaço custa caro, na casa dos milhões ou dos bilhões de dólares. Mas e se pudéssemos reutilizar naves, foguetes, sondas, etc, para fazer novas missões?

É exatamente isso que a SpaceX, a empresa espacial do bilionário Elon Musk, fez nesta semana.

A empresa lançou a CRS-13, a sua 13ª missão de reabastecimento, que está levando suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS), reutilizando um foguete Falcon 9 e uma cápsula de carga Dragon lançados anteriormente, para reduzir custos da missão.

Segundo um comunicado à imprensa da SpaceX, o Falcon 9 foi utilizado na missão CRS-11, em junho deste ano, enquanto a cápsula Dragon foi utilizada em 2015, na missão CRS-6.

Em março deste ano, a empresa de Elon Musk reutilizou um foguete, mas essa era a única parte reciclada da missão. Esta é a primeira vez que a empresa utilizou um foguete reutilizado e uma cápsula reutilizada no mesmo lançamento.

A localização do lançamento também é significativa. A missão decolou do Launch Complex 40 na estação da Força Aérea dos EUA em Cabo Canaveral. Em 9 de setembro de 2016, este mesmo local presenciou a explosão de um foguete Falcon 9 da SpaceX. Esta é a primeira missão lançada a partir de lá desde o desastre.

A CRS-13 leva mais de 2.000 kg de carga para a ISS. Segundo o comunicado, carga é composta por suprimentos para a estação e equipamentos de pesquisa cruciais para as mais de 250 pesquisas científicas conduzidas na estação.

De acordo com o portal Futurism, entre os novos suprimentos, há sensores para monitorar a quantidade de lixo espacial que circunda a estação e para medir a quantidade de luz solar que atinge a Terra.

Após ficar cerca de um mês em órbita, a missão retornará com mais de 1.500 kg de materiais da estação espacial para a Terra.

Ciberia // HypeSience / SpaceX / Futurism

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para …

EUA e Brasil querem barrar governo Maduro na Organização Pan-Americana da Saúde

Os Estados Unidos, o Brasil e outros 11 países rejeitaram nesta segunda-feira (28) a legitimidade do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A …

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …