“James Bond alemão” é condenado por evasão fiscal

Olaf Teuerle / Flickr

Durante décadas, ninguém conhecia o rosto de Warner Mauss, o que lhe valeu o apelido de “fantasma”. A sua primeira foto conhecida é de 1983

A justiça alemã sentenciou Warner Mauss a dois anos de prisão em liberdade condicional por ter desviado milhões de euros por meio de contas não declaradas no exterior. O ex-agente secreto alemão participou em operações em várias partes do mundo.

O ex-agente secreto alemão Werner Mauss, de 77 anos, foi condenado nesta quinta-feira (5) a dois anos de prisão em liberdade condicional pelo crime de evasão fiscal. Conhecido como o “007 alemão“, Mauss participou durante décadas em operações secretas em várias partes do mundo.

Após mais de um ano de julgamento, um tribunal em Bochum, no noroeste da Alemanha, declarou Mauss culpado de ter desviado 15 milhões de euros em impostos, obtidos em rendimentos depositados em contas no exterior sob nomes falsos. Segundo o tribunal, os crimes ocorreram entre 2002 e 2011.

Além dos dois anos de prisão, Mauss foi condenado a doar 200 mil euros a instituições de caridade. A acusação tinha solicitado uma pena de 6 anos e 3 meses de prisão.

Na sentença, o tribunal afirmou que a “extensão do prejuízo causado é apenas um aspecto a ter em consideração”. A idade, o fato de Mauss não ter qualquer condenação anterior e sua “impressionante carreira profissional” também foram considerados na hora de determinar a pena.

Mauss sempre negou as acusações, sustentando que apenas geria os valores depositados nas contas, que não seriam suas, mas de uma organização secreta. O dinheiro, segundo o “James Bond alemão”, era usado para financiar missões para organizações humanitárias, incluindo a libertação de reféns.

Os advogados de defesa de Mauss alegam ainda que o ex-agente não foi capaz de montar uma “defesa adequada” porque ainda está comprometido com acordos de confidencialidade assinados em décadas de trabalho como agente secreto.

As suspeitas acerca de Mauss surgiram quando autoridades do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália tiveram acesso a um CD com dados de clientes do banco suíço UBS, que em 2016 foi acusado pela justiça belga de “evasão fiscal grave e organizada” por supostamente oferecer aos seus clientes serviços que lhes permitiram evitar o pagamento de impostos e participar em esquemas de branqueamento de capitais.

Mais tarde, o nome do ex-agente também foi citado nos chamados Panama Papers, o escândalo mundial sobre o uso de empresas para esconder dinheiro, divulgado no ano passado por um consórcio internacional de órgãos de informação.

Mauss é considerado uma lenda viva da espionagem alemã. O agente teria participado em numerosas operações de risco em todo o mundo – que vão desde mediações de libertação de reféns a casos relacionados com redes terroristas, guerrilheiros e tráfico de drogas.

Durante décadas, ninguém conhecia o rosto de Warner Mauss, o que lhe valeu o apelido de “fantasma”. Sua primeira foto conhecida é de 1983.

Acredita-se que Mauss tenha contribuído para a prisão de cerca de 2 mil criminosos em todo o mundo e salvado a vida de mais de 40 pessoas. Em 1996, chegou a ser preso na Colômbia após mediar a libertação de uma cidadã alemã sequestrada pelo grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN).

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …