“James Bond alemão” é condenado por evasão fiscal

Olaf Teuerle / Flickr

Durante décadas, ninguém conhecia o rosto de Warner Mauss, o que lhe valeu o apelido de “fantasma”. A sua primeira foto conhecida é de 1983

A justiça alemã sentenciou Warner Mauss a dois anos de prisão em liberdade condicional por ter desviado milhões de euros por meio de contas não declaradas no exterior. O ex-agente secreto alemão participou em operações em várias partes do mundo.

O ex-agente secreto alemão Werner Mauss, de 77 anos, foi condenado nesta quinta-feira (5) a dois anos de prisão em liberdade condicional pelo crime de evasão fiscal. Conhecido como o “007 alemão“, Mauss participou durante décadas em operações secretas em várias partes do mundo.

Após mais de um ano de julgamento, um tribunal em Bochum, no noroeste da Alemanha, declarou Mauss culpado de ter desviado 15 milhões de euros em impostos, obtidos em rendimentos depositados em contas no exterior sob nomes falsos. Segundo o tribunal, os crimes ocorreram entre 2002 e 2011.

Além dos dois anos de prisão, Mauss foi condenado a doar 200 mil euros a instituições de caridade. A acusação tinha solicitado uma pena de 6 anos e 3 meses de prisão.

Na sentença, o tribunal afirmou que a “extensão do prejuízo causado é apenas um aspecto a ter em consideração”. A idade, o fato de Mauss não ter qualquer condenação anterior e sua “impressionante carreira profissional” também foram considerados na hora de determinar a pena.

Mauss sempre negou as acusações, sustentando que apenas geria os valores depositados nas contas, que não seriam suas, mas de uma organização secreta. O dinheiro, segundo o “James Bond alemão”, era usado para financiar missões para organizações humanitárias, incluindo a libertação de reféns.

Os advogados de defesa de Mauss alegam ainda que o ex-agente não foi capaz de montar uma “defesa adequada” porque ainda está comprometido com acordos de confidencialidade assinados em décadas de trabalho como agente secreto.

As suspeitas acerca de Mauss surgiram quando autoridades do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália tiveram acesso a um CD com dados de clientes do banco suíço UBS, que em 2016 foi acusado pela justiça belga de “evasão fiscal grave e organizada” por supostamente oferecer aos seus clientes serviços que lhes permitiram evitar o pagamento de impostos e participar em esquemas de branqueamento de capitais.

Mais tarde, o nome do ex-agente também foi citado nos chamados Panama Papers, o escândalo mundial sobre o uso de empresas para esconder dinheiro, divulgado no ano passado por um consórcio internacional de órgãos de informação.

Mauss é considerado uma lenda viva da espionagem alemã. O agente teria participado em numerosas operações de risco em todo o mundo – que vão desde mediações de libertação de reféns a casos relacionados com redes terroristas, guerrilheiros e tráfico de drogas.

Durante décadas, ninguém conhecia o rosto de Warner Mauss, o que lhe valeu o apelido de “fantasma”. Sua primeira foto conhecida é de 1983.

Acredita-se que Mauss tenha contribuído para a prisão de cerca de 2 mil criminosos em todo o mundo e salvado a vida de mais de 40 pessoas. Em 1996, chegou a ser preso na Colômbia após mediar a libertação de uma cidadã alemã sequestrada pelo grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN).

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …