Jessie Knight, a história da primeira mulher tatuadora do Reino Unido

Jessie Knight foi a primeira mulher tatuadora na história do Reino Unido. O seu trabalho está em exposição no National Maritime Museum Cornwall, na Inglaterra.

Jessie Knight desistiu da promissora carreira como tatuadora quando se casou, aos 27 anos, porque o marido não aprovava a profissão. Anos mais tarde, o casamento terminou depois que ela atirou nele — sem intenção de matar — quando ele chutou o cachorro do casal escada abaixo. O fim da relação fez Jessie voltar para a arte em que foi vanguardista e a tornou popular nos anos 1940.

A tatuadora nasceu em 1904, filha mais velha em uma família de oito irmãos. Seu pai era marinheiro e a mãe, “louca”, nas palavras dela. Sabe-se que, ao atirar no marido, ela não tinha como objetivo matá-lo porque Jessie foi, por anos, atiradora de circo.

Naquela época, trabalhar neste ramo, especialmente sendo mulher, não era visto com bons olhos. Mas Jessie era uma mulher à frente de seu tempo e não costumava fazer o que lhe diziam ou o que achavam moralmente aceitavam para alguém do sexo feminino.

“Ela costumava ler livros atrevidos para as crianças da família para animar os pais”, diz Neil Hopkins-Thomas, seu sobrinho-neto. “Ela era uma personagem cheia de histórias e aventuras”, conta.

O trabalho da tatuadora está em exposição no National Maritime Museum Cornwall, na Inglaterra, em uma exposição sobre a história social da tatuagem na Grã Bretanha.

“Na melhor das hipóteses, as tatuagens eram desprezadas como uma arte inferior desfigurante; na pior, eram uma marca de criminalidade”, explicam os curadores da mostra, Matt Lodder e Derryth Ridge, em entrevista ao “Guardian”.

Quando seu talento começou a ficar conhecido, Jessie foi roubada uma série de vezes, tendo perdido não só dinheiro, mas também projetos pessoais que guardava. Chegou a ser inclusive caluniada: além de ser chamada de prostituta, como se fosse algo não digno, ainda sofreu com alegações de que o material que utilizava para tatuar não era esterilizado.

Em 1955, ela concorreu ao prêmio Tattoo Artist of All England (“Tatuador de toda a Inglaterra”, em tradução livre) e terminou em segundo lugar. Seu sobrinho acredita que ela só não ganhou o prêmio principal por ser mulher.

Jessie parou de tatuar na metade dos anos 1960, embora tenha continuado a tatuar amigos e familiares na sala de sua casa. Quando morreu, aos 90 anos, deixou para a mãe de Neil sua coleção de desenhos e os poemas que guardou ao longo dos anos.

Sua importância na história acabou se perdendo um pouco pelo tempo, até por uma característica dela mesma. A primeira tatuadora mulher do Reino Unido não costumava espalhar sobre seu talento e sobre suas conquistas.

“Acho que as pessoas olhavam para ela e pensavam: ‘Aquela mulher estranha’, sem saber o que ela tinha feito na vida”, diz Neil. “Eles sempre ficavam absolutamente pasmos quando descobriam.”

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …