Jornalista maltesa que liderava investigação sobre os Panama Papers foi assassinada

(dr) Times of Malta

A jornalista maltesa Daphne Caruana Galizia

A jornalista maltesa Daphne Caruana Galizia, que esteve na origem de acusações de corrupção que provocaram eleições antecipadas no país em junho, foi assassinada nesta segunda-feira (16), por uma bomba colocada debaixo do seu carro, anunciou o primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat.

O carro em que seguia a jornalista maltesa que liderava a investigação sobre os Panama Papers explodiu. A situação teria sido provocada por um explosivo colocado no veículo, de acordo com jornal português Público, e tudo aponta para um homicídio.

Segundo o Times of Malta, há duas semanas Daphne Caruana Galizia tinha denunciado às autoridades que era alvo de ameaças de morte. A controversa jornalista maltesa foi morta poucos minutos após ter publicado seu último post em seu blog,  Running Commentary.

Galizia tinha denunciado durante os últimos meses um suposto caso de corrupção envolvendo o atual primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, sua mulher e outros membros do Governo. Segundo as alegações, o casal utilizava offshores para esconder pagamentos com origem no governo do Azerbaijão.

As autoridades em Malta abriram uma investigação criminal, tendo pedido ajuda internacional, incluindo ao FBI.

Apesar das acusações contra Muscat, ele denunciou o ato como “bárbaro” e ordenou às forças da ordem que concentrassem todos os esforços em levar à justiça os autores do assassinato.

“O que aconteceu hoje é inaceitável a vários níveis. Hoje é um dia negro para a nossa democracia e nossa liberdade de expressão. Não pararei enquanto a justiça não for feita”, declarou o primeiro ministro maltês.

No início de junho, Muscat obteve uma vitória significativa nas eleições legislativas antecipadas, que foram convocadas depois da divulgação de uma série de escândalos implicando vários dos seus colaboradores, na qual Caruana Galizia teve um papel central.

Michelle Muscat, a esposa do primeiro-ministro, foi acusada de ter aberto uma conta no Panamá, para depositar subornos pagos pelo governo do Azerbaijão, em troca da autorização dada a um banco azeri para operar em Malta.

A maior mentira da história política maltesa“, reagiu na época Muscat, prometendo se demitir se os fatos fossem provados por um inquérito que ele próprio exigiu.

Mas não aplicou este princípio ao ministro da Energia, Konrad Mizz, e ao chefe de gabinete, Keith Schembri, que continuam nos cargos, apesar de possuírem contas secretas no Panamá.

Joseph Muscat, de 43 anos, um antigo jornalista, chegou ao poder em 2013 com um programa de centro-esquerda, colocando um fim a um domínio de 15 anos do Partido Conservador.

No seu ativo, uma economia em plena ascensão, que lhe permitiu a reeleição, segundo os observadores; e a adoção do casamento entre homossexuais, em julho, neste país que é muito católico, com 430 mil habitantes, onde o divórcio só foi autorizado em 2011.

No último texto da jornalista publicado em seu blog, uma hora antes do assassinato, Caruana Galizia repetiu suas acusações contra Keith Schembri, qualificando-o de uma “fraude” que usa sua influência no governo para enriquecer. “Há fraudes para onde quer que se olhe. A situação é desesperadora”, concluiu.

Na primavera, a revista Politico incluiu Caruana Galizia entre as “28 personalidades que movimenta a Europa”, descrevendo-a como “um WikiLeaks inteiro em uma só mulher, em cruzada contra a falta de transparência e a corrupção em Malta”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …