Um terremoto? Extraterrestres? Não, apenas um meteoro a cruzar os céus

O tremor de terra que sentido no Michigan, nos EUA, na terça-feira (16) à noite não foi um terremoto como muitos pensaram. Nem tão pouco preparava o terreno para uma invasão extraterrestre, como alguns chegaram a suspeitar. Tratou-se simplesmente de um meteoro a cruzar os céus.

As vibrações causadas pelo “ruído em expansão” do meteoro que passou pelo norte dos EUA e sul do Canadá foram registradas pelos sismógrafos do Centro de Informação Nacional de Sismos dos EUA (NEIC).

As ondas de som do meteoro foram registradas como “um evento de magnitude 2” num sismógrafo localizado a cerca de 8 quilômetros de New Haven, no Michigan, conforme reporta o site Live Science, com base nas informações do NEIC.

As vibrações foram sentidas no Michigan e em Ohio, nos EUA, e em Ontário, no Canadá, e foram percebidas por muitas pessoas como um terremoto. Mas houve quem tenha chegado a temer uma invasão extraterrestre, como alguns internautas das redes sociais escreveram.

Pela Internet, há várias imagens que mostram a luz do meteoro e aquilo que parece uma explosão. “As pessoas o descreveram como um ruído explosivo, e foi isso que os sismógrafos detectaram”, explica no Live Science o geofísico do NEIC, John Bellini.

Este elemento também explica que não é anormal que os sismógrafos registrem vibrações que não são provocadas por terremotos. “Os instrumentos podem registrar agitações de tempestades, de construções pesadas e de caminhões na autoestrada”, nota Bellini.

Mas quanto a meteoros, o geofísico diz que os sismógrafos não estão preparados para “medirem vibrações que vêm do ar”. Assim, os 2.0 de magnitude registrados não correspondem à energia liberada pelo meteoro, pois “não há como traduzir para os sismógrafos a energia real de uma explosão no ar“, refere Bellini no Live Science.

A NASA anunciou que ainda estuda o fenômeno, revelando, através da página no Facebook NASA Meteor Watch, que se tratou de um “meteoro muito lento”, deslocando-se a mais de 65 km/hora.

“Este fato, combinado com o brilho do meteoro (o que sugere uma rocha espacial bastante grande) mostra que o objeto penetrou profundamente na atmosfera antes de se desfazer (o que produziu os sons ouvidos por muitos observadores”, explica ainda a NASA.

Agora, os especialistas da agência espacial norte-americana procuram “o campo de destroços”, onde poderia haver sinais do meteoro, como explica o diretor de astronomia do Instituto de Ciência Cranbrook em Bloomfield Hills, Michael Narlock, em declarações ao jornal The Detroit News.

“Ele explodiu e o objeto em si não se chocou com a Terra”, acrescenta Michael Narlock, destacando que ainda há “algum debate” quanto ao “caminho” que o meteoro seguiu.

Assim, encontrar seus vestígios será difícil, ainda mais em uma zona que está, atualmente, coberta de neve.

Um meteoro é uma pedra ou vestígios espaciais que entram na atmosfera da Terra. A luz que libera resulta da fricção do contato com a atmosfera. Os meteoritos são os destroços de um meteoro que caem na Terra.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …