Polícia prende suspeito de estupro e assassinato de jornalista búlgara

(dr)

A jornalista búlgara Viktoria Marinova investigava casos de corrupção

As autoridades da Bulgária confirmaram a prisão nesta terça-feira (9) de um suspeito no caso do estupro seguido de assassinato da apresentadora de televisão Viktoria Marinova. Ela é a terceira jornalista abatida na Europa em menos de um ano.

A polícia está investigando o álibi apresentado pelo detido, romeno de origem ucraniana. “Por enquanto ainda não podemos dizer com certeza de que se trata de um suspeito”, ponderou o chefe da polícia regional, Teodor Atanasov.

O cadáver da jornalista búlgara, que trabalhava para o canal de televisão local TVN, foi encontrado no sábado (6) em um parque de Ruse, cidade do norte do país. Segundo o Ministério do Interior, ela foi estuprada, recebeu uma pancada na cabeça e foi estrangulada.

Os investigadores analisam todas as pistas, tanto vinculadas à sua vida pessoal como à profissional. A jornalista de 30 anos era apresentadora de um programa sobre assuntos sociais de Ruse, um grande porto sobre o rio Danúbio, na fronteira com a Romênia.

Mas o ministro búlgaro do Interior, Mladen Marinov, declarou na segunda-feira (8) que ainda não é possível estabelecer algum tipo de ligação entre o crime e as atividades jornalísticas de Viktoria Marinova.

Na última transmissão deste programa, em 30 de setembro, houve uma entrevista com dois famosos jornalistas investigativos, o búlgaro Dimitar Stoyanov, e o romeno Attila Biro, que estão apurando possíveis fraudes nos subsídios da União Europeia (UE). As denúncias levantadas poderiam envolver empresários e políticos do país.

O assassinato foi condenado provocou uma onda de indignação na Europa. Em um comunicado, a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pediu que uma “investigação séria e aprofundada seja feita para identificar os autores desse assassinato odioso”.

A entidade também pediu que os jornalistas do canal TVN que estavam trabalhando nas mesmas reportagens que Viktoria Marinova sejam colocados sob proteção da polícia.

Na última classificação da ONG sobre a liberdade de imprensa, a Bulgária ficou na 111ª posição em um total de 180 países, de longe a pior da UE, visto que é acusada regularmente pela corrupção de seu entorno midiático, que viola a liberdade de imprensa.

Viktoria Marinova é a terceira jornalista assassinada em menos de um ano em um país da União Europeia. Em outubro de 2017, a maltesa Daphne Caruana Galizia, de 53 anos, morreu vítima da explosão de seu carro. Em fevereiro deste ano foi a vez do eslovaco Jan Kuciak, de 27 anos, ser executado com sua mulher. Ambos estavam trabalhando em reportagens investigativas sobre corrupção.

A morte de Kuciak provocou uma onda de manifestações na Eslováquia, que resultou na queda do chefe do governo, Robert Fico, e dois de seus ministros.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …