Polícia prende suspeito de estupro e assassinato de jornalista búlgara

(dr)

A jornalista búlgara Viktoria Marinova investigava casos de corrupção

As autoridades da Bulgária confirmaram a prisão nesta terça-feira (9) de um suspeito no caso do estupro seguido de assassinato da apresentadora de televisão Viktoria Marinova. Ela é a terceira jornalista abatida na Europa em menos de um ano.

A polícia está investigando o álibi apresentado pelo detido, romeno de origem ucraniana. “Por enquanto ainda não podemos dizer com certeza de que se trata de um suspeito”, ponderou o chefe da polícia regional, Teodor Atanasov.

O cadáver da jornalista búlgara, que trabalhava para o canal de televisão local TVN, foi encontrado no sábado (6) em um parque de Ruse, cidade do norte do país. Segundo o Ministério do Interior, ela foi estuprada, recebeu uma pancada na cabeça e foi estrangulada.

Os investigadores analisam todas as pistas, tanto vinculadas à sua vida pessoal como à profissional. A jornalista de 30 anos era apresentadora de um programa sobre assuntos sociais de Ruse, um grande porto sobre o rio Danúbio, na fronteira com a Romênia.

Mas o ministro búlgaro do Interior, Mladen Marinov, declarou na segunda-feira (8) que ainda não é possível estabelecer algum tipo de ligação entre o crime e as atividades jornalísticas de Viktoria Marinova.

Na última transmissão deste programa, em 30 de setembro, houve uma entrevista com dois famosos jornalistas investigativos, o búlgaro Dimitar Stoyanov, e o romeno Attila Biro, que estão apurando possíveis fraudes nos subsídios da União Europeia (UE). As denúncias levantadas poderiam envolver empresários e políticos do país.

O assassinato foi condenado provocou uma onda de indignação na Europa. Em um comunicado, a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pediu que uma “investigação séria e aprofundada seja feita para identificar os autores desse assassinato odioso”.

A entidade também pediu que os jornalistas do canal TVN que estavam trabalhando nas mesmas reportagens que Viktoria Marinova sejam colocados sob proteção da polícia.

Na última classificação da ONG sobre a liberdade de imprensa, a Bulgária ficou na 111ª posição em um total de 180 países, de longe a pior da UE, visto que é acusada regularmente pela corrupção de seu entorno midiático, que viola a liberdade de imprensa.

Viktoria Marinova é a terceira jornalista assassinada em menos de um ano em um país da União Europeia. Em outubro de 2017, a maltesa Daphne Caruana Galizia, de 53 anos, morreu vítima da explosão de seu carro. Em fevereiro deste ano foi a vez do eslovaco Jan Kuciak, de 27 anos, ser executado com sua mulher. Ambos estavam trabalhando em reportagens investigativas sobre corrupção.

A morte de Kuciak provocou uma onda de manifestações na Eslováquia, que resultou na queda do chefe do governo, Robert Fico, e dois de seus ministros.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …