Justiça argentina confirma acusação contra Cristina Kirchner por lavagem de dinheiro

(dr) Presidência da Argentina

A ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner

A Justiça argentina confirmou nesta quinta-feira a acusação contra a ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015) e seus dois filhos como supostos líderes de uma associação ilícita destinada a cometer crimes de lavagem de dinheiro ao lado de empresários de obras públicas.

A sala I da Câmara Federal de Buenos Aires, integrada pelos juízes Leopoldo Bruglia e Jorge Luis Ballestero, confirmou também a acusação contra os construtores Lázaro Báez e Cristóbal López, e contra Romina Mercado, sobrinha de Cristina Kirchner de seu falecido marido – o também ex-mandatário Néstor Kirchner (2003-2007) – e que foi presidente desde 2015 da sociedade Los Sauces.

Através de uma resolução publicada no Centro de Informação Judicial (CIJ), os magistrados aprovaram assim a decisão do juiz federal Claudio Bonadio, quem em abril considerou a ex-presidente “penalmente responsável por crimes como parte de uma associação ilícita em qualidade de chefe”.

Este se traduz “em forma real ao crime de lavagem de dinheiro de origem ilícita“, agravado por desempenhar o papel de funcionário público e por “negociações incompatíveis”, apontou Bonadio em sua decisão, na qual também ordenou um embargo sobre os bens de Cristina no valor de 130 milhões de pesos (US$ 7,38 milhões de dólares, no câmbio atual).

Além disso, Máximo – atual deputado nacional – e Florença Kirchner também foram apreendidos com grandes somas de dinheiro e acusados por Bonadio de liderar essa suposta associação ilegal.

A investigação começou em abril de 2016 por uma denúncia da deputada de centro-esquerda Margarita Stolbizer contra Cristina e seus filhos, na qual os acusava de falsificação de documentos públicos, suborno e lavagem de dinheiro em supostas transações ilícitas com López e Báez.

A acusação aponta que a empresa Los Sauces, dedicada ao aluguel de imóveis e criada em 2006 pelo casal presidencial e seu filho Máximo, pode ter sido usada para receber, mediante arrendamentos dessas propriedades, transferências milionárias de ambos empresários, que previamente teriam vencido licitações de obras com superfaturadas.

Após a decisão judicial de hoje, a senadora eleita – que nesta quarta-feira jurou seu cargo na Câmara Alta – só poderá recorrer perante a Suprema Corte de Justiça e chegue mais perto da possibilidade de ser citada para comparecer a um julgamento.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …